Palestrantes / Mediadores / Moderadores do Congresso
ACÁCIO AUGUSTO
Doutor em Ciências Sociais (Política) pela PUC-SP. Professor no Departamento de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - UNIFESP - campus Osasco e coordenador do curso de Relações Internacionais da EPPEN-UNIFESP. Professor permanente desde 2019 no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES. Professor no Curso de Especialização em Direitos Humanos e Lutas Sociais do CAAF-UNIFESP. Pesquisador no Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária)-PUC-SP desde 2002. Coordenador do LASInTec (Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento).
ADRIANA BARIONI
Adriana Barioni é professora da Unifesp desde 2016. Formada em Física pelo Instituto de Física da USP, leciona uc’s de Cálculo nos cursos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia do Mar e das Engenharias, no Instituto do Mar. Orienta projetos de monitoria desde seu ingresso na Universidade. Em pesquisa, atua em projetos nas áreas de Física Nuclear Básica e Física Nuclear Aplicada. Estes últimos, em caráter interdisciplinar.
ADRIANA CARBONEL
Fisioterapeuta, especializada em Saúde da Mulher no Climatério pela Universidade de São Paulo - USP, Mestrado (2008), Doutorado (2014) orientados pelo prof. Dr. Manuel de Jesus Simões - Departamento de Morfologia e Genética da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Realizei parte do pós doutorado com estágio no exterior (Postdoc-BEPE- FAPESP) na Universidade de Ottawa (Canadá) pelo Instituto de Pesquisa do Hospital de Ottawa (Cellular & Molecular Medicine - Ottawa Hospital Research Institute-OHRI) e Departamento de Medicina Translacional da Queen´s University / Ontário-Canadá. Segundo pós doutorado Capes PrInt - Internacionalização - Laboratory of Morphological Sciences and Inflammation (LACIMI) . Pesquisadora do grupo de pesquisa - Reprodução - Ação de Hormônios. Também faço parte do grupo de pesquisa - Fisiologia e Fisiopatologia Experimental Renal (Efeitos do climatério sobre a função renal por meio de modelos experimentais) - Departamento de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo e do grupo de pesquisa- Estudos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos - Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo no projeto que envolve patentes - (Embalagem Autônoma Inteligente para Cadeia Fria de Sistemas de Saúde). Atualmente professora-pesquisadora visitante no departamento de Ginecologia - Disciplina de Endocrinologia Ginecológica da UNIFESP. Também colaboro credenciada na pós graduação em Biologia Estrutural e Funcional do Departamento de Morfologia e Genética da UNIFESP e Queen´s Cardio Pulmonary Unit QCPU - Queen´s University -Kingston, Ontário, Canada.
ADRIANA HORTA DE MATOS
Sou surda bilíngue, mestranda na Unifesp - Guarulhos SP. Atualmente atuo como consultora e intérprete de apoio na Fundação Padre Anchieta _ TV Educação. Graduada em Pedagogia e Letras Libras. Especialista em Educação Especial com Ênfase na Inclusão Deficientes Auditivos, Educação Inclusiva e Tradução Interpretação Libras/Português. Experiência como docente no ensino superior e educação básica em escola bilíngue para surdos- EMEBS Anne Sullivan Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e II. Atuou junto com especialistas de diversas áreas como analista de Projetos Jr _ Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado ( CAPE _ Secretaria Estadual da Educação Estado de São Paulo) Consultoria Educação Especial área Surdez _ formação docente ( inicial e continuada) e palestrante ( Congressos, Simpósios, Workshop e outros...).
ADRIANA REGINA BRAGA
Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP. Bióloga, mestre e doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação, pela Faculdade de Educação/Unicamp. Presidente da Comissão de Ética Pública-UNIFESP; Membro do GEPEM, Grupo de Pesquisas em Moralidade, Unesp e Unicamp, e do grupo de pesquisa Interfaces - Núcleo Temático de Estudos e Recursos da Fantasia nas Artes, Ciências, Educação e Sociedade – USP Leste. Autora de artigos, livros e trabalhos especializados em temas relacionados a Educação Ambiental, com ênfase em sustentabilidade, ética e consumo.
ADRIANO DE LEMOS ALVES PEIXOTO
Administrador e Psicologo. Mestre em Administrador. Doutor em Psicologia Peo Instituto de Psicologia do Trabalho da Universidade de Sheffield, Inglaterra. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFBA. Coordenador de Desenvolvimento Institucional da UFBA.
ADRIANO MASSUDA
Professor da FGV-EAESP e pesquisador do Centro de Estudos FGV-Saúde. Médico pela UFPR com residências em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde pela UNICAMP. Fez mestrado e doutorado na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde na UNICAMP. Atuou em diferentes posições na gestão do SUS: foi secretário de saúde de Curitiba (2013 - 2015) e no Ministério da Saúde foi secretário-executivo substituto (2011 - 2012) e secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (2015). Internacionalmente, foi pesquisador-visitante na Harvard T.H. Chan School of Public Health (2016-2020) e consultor da OPAS/OMS (2016 – 2019).
AGNES FREDERICO BARBOSA
Monitora de Física e Cálculo desde 2018 no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar da UNIFESP.
AHMED SAMEER EL KHATIB
Graduado e pós doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP. Professor de Finanças do Departamento de Administração da Unifesp.
ALDA LACERDA
Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/ Fiocruz. Pesquisadora da Fiocruz na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). Líder do grupo de pesquisa NEDSS - Núcleo de Estudos em Demoratização e Sociabilidades na Saúde. Docente permanente do mestrado profissional em Atenção Primária à Saúde (APS) da ENSP e do mestrado em Educação Profissional em Saúde da EPSJV. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase na APS e Promoção da Saúde, e nas temáticas de Apoio Social, Redes Sociais, Políticas e Cuidado integral e População Vulnerável
ALEXANDRE BARBOSA PEREIRA
Alexandre Barbosa Pereira é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unifesp. Possui mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Graduou-se em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador associado ao Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP, ao Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas da UNIFESP e ao Laboratório Interdisciplinar de Ciências Humanas, Sociais e Saúde da UNIFESP. Membro fundador da Rede de Estudos sobre Experiências e Ações Juvenis (REAJ). Desenvolve pesquisas nas áreas de Antropologia Urbana, Antropologia da Educação e Antropologia da Juventude, sobre os seguintes temas: práticas culturais juvenis, espaço urbano e escolarização. Autor dos livros: A Maior Zoeira na Escola: Experiências Juvenis na Periferia de São Paulo e Um rolê pela cidade de riscos: leituras da piXação em São Paulo.
ALEXANDRE JOSE CHRISTINO QUARESMA
Formado em Ciências Biológicas (Unicamp) com doutorado em Biologia Molecular com proteinas que se ligam a mRNA (LNBio, Campinas-SP). Posdoutorados em Biologia Celular, trabalhando com vias de sinalizacao e "Live Cell Imaging" pela "University of Massachusetts Medical School' (UMASSMED, USA) e Bioquimica, trabalhando com controle da Expressao Genica e danos ao DNA (Helsinki University, Finland). Atualmente prof do Dept de Biofisica da UNIFESP
ALEXANDRE KEIJI TASHIMA
Possui graduação (2000) e doutorado (2007) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou pós-doutorado no Instituto Butantan/ICB-USP (2008-2009). Tem experiência em Proteômica, Peptidômica e Espectrometria de Massas. Também tem experiência em Termodinâmica de Equilíbrio de Fases, com ênfase em biomoléculas, eletrólitos voláteis e sistemas em estado supercrítico. Fez doutorado sanduíche na Delft University of Technology (TU-Delft, Delft, Holanda) em Processos Biotecnológicos e pós-doutorado em Proteômica no Instituto de Biomedicina de Valencia (IBV, Valencia, Espanha). Foi Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema entre 2009-2014. Em 2014 ingressou como Professor Adjunto do Departamento de Bioquímica da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. Desde 2017 é Professor Associado do Departamento de Bioquímica da EPM/UNIFESP.
ALEXANDRE MOLINA
Alexandre Molina é Diretor de Cultura na Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/Proexc/UFU), instituição em que também atua como docente do Curso de Bacharelado em Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFU). É Doutor em Artes Cênicas, Mestre em Dança e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona e o Observatório Itaú Cultural. É idealizador da Paralela plataforma de arte, projeto de extensão interessado na formação e difusão em dança, realizado em Uberlândia desde 2015. @paralela_oficial
ALEXANDRE PAZETTO BALSANELLI
Enfermeiro. Docente do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Gerenciamento em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo
ALEXSANDRO CARDOSO CARVALHO
Analista de TI na UNIFESP, membro titular do Conselho Universitário, Co Gestor do Escritório de Dados Estratégicos, Presidente do CSIRT/UNIFESP, Chefe da Divisão de Gestão da Informação da STI e Pesquisador vinculado ao Sou Ciência.
Graduado em Informática com aperfeiçoamento em Administração de Sistemas de Informação, Especialista em Segurança de Redes de Computadores e Especialista em Direito Educacional. Atuante nos movimentos de software livre, cultura e ciência aberta. Iniciante nas práticas do ioga, se aprofundando no mundo dos cafés especiais e dedicando-se a criar e educar duas filhas lindas e curiosas. Mais conteúdos em https://ccarvalho.net :-)
ALINE MARIA PEIXOTO LIMA
Graduada em Nutrição - UFba. Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde/UFba. Professora da Universidade Federal do
Recôncavo da Bahia e Doutoranda do Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde.
ALINE SANTA CRUZ BELELA ANACLETO
Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Pediátrica da EPE Unifesp.
ALINE SORIANO LOPES
Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá. Obteve o título de Mestre em Química e de Doutora em Ciências na área de Química Analítica, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Atuou em vários projetos na área de química com ênfase em Química Analítica adquirindo experiência nos seguintes temas: separação e fracionamento de biomoléculas com surfactantes e técnicas de eletroforese em gel; preparo de amostras para a determinação de elementos inorgânicos e organometálicos; preparo de amostra visando estudos de especiação química; e desenvolvimento e validação de metodologias em espectrometria atômica. Fez pós-doutoramento no Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada do Instituto Butantan, onde trabalhou com espectrometria de massas direcionada à análise proteômica. Atualmente, assume o cargo de professor associado da Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema.
ALMIRES MARTINS MACHADO
Bacharel em direito e doutor em antropologia social, pertenço ao povo indígena e Terena. No momento estou professor visitante no programa de Pós-Graduação em Direito e na clinica de direitos humanos, na Universidade Federal do Pará.
ALVARO LUIZ FAZENDA
Possui mestrado e doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Pós-Doutorado (2013) pela University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC). Atualmente é Professor Adjunto na UNIFESP no campus São José dos Campos. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Computação Científica, com ênfase nos seguintes temas: Processamento de Alto Desempenho, Sistemas Distribuídos em Ciência Cidadã, Dinâmica de Fluídos Computacional e Modelos Numéricos de Previsão de Tempo/Clima
ÁLVARO NAGIB ATALLAH
Professor Titular e Chefe da Disciplina de Medicina de Urgência e
Medicina Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina
Diretor e Fundador do Centro Cochrane do Brasil
Presidente do Centro Brasileiro de Saúde Baseado em Evidências - CBSBE
AMANDA AYUMI MIKAMI
Graduanda surda no curso de Administração da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Unifesp desde o ano de 2020. Consultora do departamento PMO da Mind7 e integrante da gestão anterior do Centro Acadêmico de Administração (CAAD 2021). Atualmente desenvolvendo uma iniciação científica sobre a intenção de trabalhar na área de TI da comunidade surda e possui interesse na área de tecnologia de informação e comunicação.
AMANDA GALVÃO DO ROSÁRIO
Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)e integrante do GT Mulheres na Ciência Unifesp, atuou como bolsista de iniciação científica em projeto com ênfase na relação entre estresse neonatal, mielinização e enriquecimento ambiental. Foi monitora do Eixo Biológico, com foco no conteúdo disciplinar de Biologia Celular, Biologia Molecular, Bioquímica, Genética, Fisiologia e Histologia, além de ter atuado como educadora na frente de Biologia no Cursinho Popular Cardume da UNIFESP - Baixada Santista.
AMANDA VILAS BOAS
Amanda Vilas Boas, 22 anos, estudante de História da Arte na Unifesp. Diretora da UEE-SP e do Diretório Central dos Estudantes da Unifesp. Atuante no Programa Criatividades da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Arte-educadora e pesquisadora sobre cultura na periferia da Zona Leste de São Paulo.
ANA CAROLINA DE SANTANA MOREIRA
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo, atua no Projeto de Monitoria denominado "Música na Educação" (UNIFESP) desde o ano de 2021, também participou no Projeto de Monitoria do Laboratório de Educação Infantil - LABEI Brinquedoteca Universitária, na Universidade Federal de São Paulo em 2019. Foi residente no Programa de Residência CAPES entre 2021 e 2022.
ANA CAROLINA LORENA
Possui graduação em Ciência de Computação pela Universidade de São Paulo - campus São Carlos (2001), doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo - São Carlos (2006) e pós-doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo - São Carlos (2007). Foi docente da Universidade Federal do ABC de 2007 a 2012 e da Universidade Federal de São Paulo, campus São José dos Campos, de 2012 a 2018. Atualmente é Professora Associada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração de dados, aprendizado de máquina e ciência de dados.
ANA CAROLINE CARBONE FURNI
Sou a Ana, estudante de nutrição da UNIFESP campus Baixada Santista. Estou no 2° ano da graduação e, atualmente, faço parte de dois Projetos de Extensão: A Escola da Coluna para Pacientes com Lombalgia e o Panela Aberta. Além disso, estou finalizando o meu projeto de Iniciação Científica sobre os aspectos morfológicos do músculo pterigoideo medial em um modelo experimental para a distrofia muscular de Duchenne.
ANA CLARA CITELLI
Graduada e Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista UNESP Araraquara. A pesquisa Membro integrante do grupo de estudos NEPDUA (Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Desenvolvimento Urbano e Ambiental). Desenvolveu projeto na temática das políticas de segurança pública, voltado para a cidade de Araraquara e o desenvolvimento do complexo carcerário que se instalou no local.
No setor público, atua desde 2018 na Secretaria de Planejamento e Gestão como Assessora do secretário. Atualmente está diretora do primeiro Laboratório de Governo e Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Osasco, o Labora, que visa aperfeiçoar o serviço público experimentando formas de fazer politicas públicas; desenvolver e potencializar capacidades dos servidores e atuar no território, colocando as pessoas e as diferenças encontrada nos lugares como parte das soluções inovadoras para os problemas públicos aperfeiçoando as formas de fazer políticas públicas para a cidade de Osasco.
ANA CLAUDIA FIORINI
Fonoaudióloga e Epidemiologista, Doutora em Saúde Publica pela FSP-USP, Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da EPM-Unifesp, Chefe da Disciplina Distúrbios da Comunicação Humana, Vice Diretora do Departamento de Saúde do Trabalhador da Pró Reitoria de Gestão com Pessoas da Unifesp
ANA CLAUDIA TORRECILHAS
Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1988), Mestrado em Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP 1999) e doutorado no programa de pós-graduação Biologia da Relação parasito-hospedeiro pela Universidade de São Paulo (USP 2004). Realizou Pós-doutorado no Instituto de Química da USP (2004-2008) e na University of Georgia (UGA 2010-2011), EUA. Atualmente é Professor Associado II na UNIFESP, campus Diadema. Experiência na área de Protozoologia de Parasitos, atuando principalmente no seguinte tema: caracterização das Vesículas Extracelulares (EVs) isoladas de patógenos e interação com o hospedeiro. Membro titular do corpo diretivo e comitê científico da Sociedade Internacional de Vesículas Extracelulares (ISEV) no período de 2016-2020. Atualmente Editor Associado do Journal Extracellular Vesicles (JEV), Journal Extracellular Biology (JEB), Frontiers in Immunology, Frontiers in Cellular and Infection Microbiology e da Revista Brazilian Journal of Health Research (BJHR).
ANA CRISTINA FREITAS DE VILHENA ABRÃO
Professora Associada do Departamento de Enfermagem na Saúde da Mulher
Pesquisadora CNPq, Líder do Grupo de Pesquisa GEPAM, Orientadora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem
ANA CRISTINA GALES
- Professora Associada da Disciplina de Infectologia; Departamento de Medicina, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP
- Pesquisadora 1A CNPq
- Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Infectologia da UNIFESP
ANA FLÁVIA PINTO
Ana Flavia Pinto, pescadora da praia do Peres em Ubatuba. Liderança da pesca artesanal no litoral Norte de São Paulo, além de coordenadora do GT Pesca e Maricultura do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra, Paraty e Ubatuba. Integra também a equipe do OTTS Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina.
ANA LUIZA RAMAZZINA GHIRARDI
Doutora em Letras, Língua e Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo com pós-doutorados pela Universidade Paris-Sorbonne IV e Universidade de Campinas. Professora associada do departamento de Letras da UNIFESP e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. Sua produção centra nos conceitos de intermidialidade, multimodalidade e noções tradicionais de linguagem e literatura. Autora do livro “Intermidialidade: uma introdução” (Editora Contexto, 2022).
ANA MARIA CARNEIRO
Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Política Científica Tecnológica e mestre em Sociologia (Unicamp). Seus temas de interesse incluem ensino superior, experiência estudantil e trajetórias acadêmicas, avaliação e ciência, tecnologia e inovação.
ANA MARIA SANTOS GOUW
Professora Adjunta do Depto de Ciências Exatas e da Terra do Campus Diadema, formada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Mestre e Doutora em Educação. Atua na área de ensino de ciências, percepção pública da ciência e relação universidade escola através da extensão universitária.
ANA PAULA DIAS FRANÇA GUARESCHI
Enfermeira. Doutora em Ciências. Especialista em Enfermagem Pediátrica, Administração Hospitalar, Psicopedagogia e Educação à Distância. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Pediátrica EPE UNIFESP. Coordenadora da Coremu, programa de residência de Enfermagem Neonatológica e do projeto de extensão Aprender Saúde UNIFESP.
ANA ROJAS ACOSTA
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Assistente Social com Licenciatura em Trabajo Social pela Universidad San Martin de Porres (1987), mestrado em Serviço Social/Movimentos Sociais (1992), doutorado em Serviço Social/Formação profissional e Políticas Sociais (1996) e Pós-Doutorados em Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000/2003) e (2014/2015). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Famílias e Políticas Públicas - NEF, Coordena o Programa de Extensão Universidade e Participação Social. Professora orientadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Ensino das Ciências da Saúde, Coordenadora docente da Disciplina Formação Didática Pedagógica em Saúde - FDPS no Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde - CEDESS do campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo. Membro da Rede Iberoamericana de Investigación en Trabajo Social e da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas - RBMC e pesquisa, principalmente, temas de pobreza, sistemas de informação, gestão social, metodologias de trabalho social com famílias e avaliação de políticas e programas.
ANA SÍLVIA SCAVACINI MARINONIO
Pós-doutoranda pelo Departamento de Infectologia com experiência em epidemiologia e análise espacial.
ANA VALÉRIA S LOURENÇO
Docente do Departamento de Química da Unifesp - Campus Diadema. Coordenadora do Curso de Ciências e orientadora do PECMA.
ANDERSON DA SILVA ROSA
Enfermeiro, mestre e doutor em Ciências pela Unifesp. Professor Adjunto do Departamento Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem e Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Unifesp. Coordenador do Programa de Extensão Universitária Com-unidade: saúde, assistência social, educação e direitos humanos, e dos Projetos Periferia dos Sonhos e Promoção de Saúde Mental nas Escolas. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina - Unifesp. Tem experiência nas áreas da Saúde Coletiva, Saúde Mental, Enfermagem e Gestão.
ANDRÉ AMARAL GONÇALVES BIANCO
Bacharel e licenciado em Química pela USP. Doutor em Ciências (área do Ensino de Bioquímica), pela mesma universidade. Coordenador do Núcleo de Fotografia Científica e do Programa de Extensão Universitária de Difusão Científica e Cultural.
ANDRE BIERNATH
André Biernath é jornalista de ciência e saúde formado pela PUC-SP e pós-graduado pela ESPM. Atualmente, atua como repórter da BBC News Brasil em Londres. Antes, trabalhou por 10 anos na revista Veja Saúde, da Editora Abril. Já publicou reportagens em Veja, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, O Joio e o Trigo, BBC News Mundo, BBC Afrique e British Medical Journal. Foi um dos fundadores e o primeiro presidente eleito da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência. Cobriu mais de 100 congressos científicos nacionais e internacionais e ganhou 8 prêmios de jornalismo, incluindo "O + Admirado Jornalista de Saúde de 2021".
ANDRÉ MECAWI
Médico Veterinário, como Mestrado e Doutorado em Fisiologia e Pós-Doutorado em Neuroendocrinologia Molecular, é atualmente Professor Adjunto de Departamento de Biofísica da EPM/UNIFESP. O Trabalho de pesquisa desenvolvido é focado na compreensão dos mecanismos moleculares, celulares e fisiológicos relacionado à regulação do conteúdo corporal de água e sais.
ANDRÉ PAGANOTTI
Engenheiro químico especializado em materiais metálicos avançados como ligas multicomponentes e de alta entropia. Ampla experiência em P&D aliado ao ensino superior e desenvolvimentos tecnológicos. Conhecimentos avançados de termodinâmica, simulação de processos e desenvolvimento de materiais. Atua como Pós-Doutor na unidade EMBRAPII - CIM UNIFESP
ANDRÉ ROBERTO DE A. MACHADO
É Professor Associado dos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2006), mesma universidade em que se graduou em História (2001). Realizou estágios de pesquisa (pós-doutorado) no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), entre 2007 e 2009, na Brown University e na Harvard University, ambas nos Estados Unidos, entre 2019 e 2020. É co-editor da revista Almanack. Ao longo dos anos vem desenvolvendo pesquisas sobre a formação do Estado e da Nação no Brasil, estudando o processo de independência na província do Grão-Pará, assim como o desenvolvimento do sistema representativo no Império. Atualmente, pesquisa as formas de trabalho compulsório dos indígenas empregados no Pará entre 1821 e 1840, bem como outras formas de trabalho forçado nas Américas.
ANDRÉ RONCAGLIA
Sessão 1058 - Estudos Avançados e Convergentes na Unifesp: o Papel dos Polos do IEAC na Pós-pandemia
André Roncaglia é economista e professor na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e autor do livro “Brasil, uma economia que não aprende” e organizou com o ex-Ministro da Fazenda Nelson Barbosa o livro "Bidenomics nos Trópicos" (2021). Graduado em Ciências Econômicas, com mestrado em Economia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi doutorando visitante na University of Massachusetts Amherst, com doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP.
ANDREA BARBOSA
Antropóloga, Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Antropologia Visual e Antropologia Urbana. Na UNIFESP, coordena desde 2007 o VISURB- Grupo de Estudos Visuais e Urbanos. Foi membro das comissões de Antropologia Visual da ABA-Associação Brasileira de Antropologia, da Comissão de audiovisual da ANPOCS. É autora dos livros São Paulo Cidade Azul (Alameda/FAPESP, 2012) e Antropologia e Imagem (Zahar, 2006); é organizadora e autora dos Livros A Experiência da Imagem na Etnografia (Terceiro Nome, 2016), Ciências Sociais em Diálogo (Ed. UNIFESP, 2014), Imagem-conhecimento (Papirus, 2009), Escrituras da Imagem (EDUSP, 2004). Dirigiu os documentários O resto é o dia a dia (2001, Prêmio Realidade Brasileira no Festival de Cinema Universitário do Rio de Janeiro), No canto dos olhos (2006), Em(si)mesma (2006, Prêmio da Associação Brasileira de Documentaristas no Festival Internacional do filme Etnográfico), Caminhos da Memória: Miriam Moreira Leite (2007) e Pimentas nos olhos (2015). Em 2015, atuou como Visiting Scholar na SAME- School of Anthropology & Museum Ethnography, Oxford University.
ANDRÉA BARBOSA GOUVEIA
Doutora em Educação - USP
Profa. UFPR
ANDREA JACKOWSKI
Bióloga, Mestrado e Doutorado pela UFRGS. Professora Associada do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP/EPM
ANDREA SLEMIAN
Professora do Departamento de História da UNIFESP, Campus Guarulhos, historiadora dedicada aos temas de Brasil entre os séculos XVIII e XIX.
ANDRÉIA CASCAES CRUZ
Enfermeira, Doutora em Ciências, Especialista em Neonatologia. Atualmente, é Professora Adjunta A1 junto ao Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp. Pesquisadora na área de Enfermagem da Família e Cuidado Centrado na Familia.
ANDREIA DOS SANTOS MENEZES
É professora associada na área de Língua Espanhola e suas Literaturas do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição. Bacharel e licenciada em Letras, com habilitação em Português e Espanhol (FFLCH-USP). É doutora e mestre em Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana-FFLCH-USP) com período de bolsa sanduíche de doutorado (PDEE-Capes) na Temple University (Filadélfia-EUA). Realizou estágio de pós-doutorado (Fapesp) na LLILAS Benson - Latin American Studies and Collection - University of Texas (Austin-EUA). É líder do grupo de pesquisa CNPq "Análise de produtos culturais brasileiros e hispânicos: estudos discursivos e culturais" e membro do grupo "Comparação de séries discursivas entre o Brasil e a Argentina". É coordenadora do projeto de extensão "Charlas de Cineclub" e co-coordenadora do grupo de estudos "Conversando sobre feminismos". Foi coordenadora de cultura da Proec-Unifesp entre 2018 a 2021.
ANDREZZA JUSTINO GOZZO ANDREOTTI
Graduada em Biomedicina, Mestre, Doutora e Pós-doutora em Ciências Biológicas pela Unifesp. É Professora Associada do Instituto do Mar da Unifesp e integra a equipe do Programa de ensino, pesquisa e extensão universitária Maré de Ciência, onde desenvolve ações que promovem a cultura oceânica, fortalecendo a interface entre ciência, educação, políticas públicas e sociedade.
ANGELA BRANDÃO
Sessão 1058 - Estudos Avançados e Convergentes na Unifesp: o Papel dos Polos do IEAC na Pós-pandemia
Angela Brandão é formada em História pela Universidade Federal do Paraná (1993), com especialização em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998), mestre em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutora em História da Arte - Historiografia, Metodologia e Conservação de Patrimônio pela Universidad de Granada, Espanha (2002).Realizou estudos de pós-doutorado junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP entre 2008 e 2010. É professora Associada 2 no Curso de Bacharelado em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Arte na UNIFESP.
ANNELIESE DOMINGUES WYSOCKI
Enfermeira, Mestre e doutora em Ciências da Saúde.Professora Adjunta da da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Departamento de Enfermagem Pediátrica
ANTONIA PICORNELL-LUCAS
Doctora en Ciencias de la Educación y Diplomada en Trabajo Social por la Universidad de Salamanca.
Es Profesora Titular de Trabajo Social y Servicios Sociales en la Universidad de Salamanca (USAL), donde ejerció como Coordinadora del Grado en Trabajo Social de la USAL (2016-2020); y es Profesora Visitante Extranjera en la Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (Brasil).
Forma parte de la Junta Directiva del Grupo de Sociología de la Infancia y la Adolescencia (GSIA), donde coordina la Vocalía de Proyectos e Investigación. También es miembro del Grupo de Investigación: Sociedad, Educación, Violencia e Infancia (SEVIN-USAL).
Fundadora y presidenta de la Red Iberoamericana para la Docencia e Investigación en Derechos de la Infancia [REDidi]
Conferenciante invitada en universidades de Argentina, Chile, Brasil, Uruguay y México en campos de estudio de su interés: derechos de la infancia, maltrato y violencia, educación, políticas sociales.
ANTÔNIO CARLOS C. ROXO DA MOTTA
Economista pela UFJF, mestre pela UFMG e doutor pela USP. Analista da Fundação Seade. Coordenador do SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional. Lider do grupo de pesquisa do SICED registrado no CNPQ
ANTONIO LOUREIRO
Antonio Loureiro é Bacharel e Mestre (UFMG) e PhD em Ciência da Computação (University of British Columbia, Canadá). A sua pesquisa é focada em computação distribuída com ênfase em redes de computadores, computação urbana, computação móvel/pervasiva e Internet das coisas. Colabora com pesquisadores em diferentes instituições no Brasil e no exterior, participa de projetos de PD&I com empresas brasileiras e estrangeiras, e ministra regularmente palestras em diferentes fóruns nacionais e internacionais. Formou mais de 70 mestres e 20 doutores (quatro deles receberam o Prêmio CAPES de Tese), recebeu vários prêmios por seus trabalhos sendo um dos pesquisadores brasileiros mais citados na área. Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e Pesquisador 1A do CNPq.
APARECIDA EMIKO HIRATA
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1993), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é Professora Associada Nível IV da Universidade Federal de São Paulo e Pesquisadora Colaboradora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes, resistência à insulina, estresse oxidativo
APARECIDA SADAE TANAKA
Fiz a graduação em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1991 e 1993). Realizei Pós-doutorado na Universidade Ludwig Maximilians - Munique, Alemanha (1993-1995) e a Livre Docência em 2006. Atualmente sou Professora Titular do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de São Paulo. Coordeno o grupo de pesquisa "Bioquímica e Biologia Molecular de Artrópodes Hematófagos" do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, no qual estudamos bioquimicamente os vetores de doenças, Aedes aegypti, Rhipicephalus microplus, Triatoma infestans, na busca por métodos de controle e diagnóstico das doenças transmitidas por estes artrópodes.
ARNALDO L COLOMBO
Médico infectologista, Professor Titular e Chefe da Disciplina de Infectologia da EPM-UNIFESP. Pesquisador IA do CNPq , Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Acadêmico da Confederação Europeia de Micologia Médica , Membro do Conselho Internacional da Global Action for Fungal Infections e Consultor da OMS para a Lista de Patógenos Fúngicos Prioritários e para o Global Antimicrobial Resistance and Use Surveillance System (GLASS-WHO).
BARBARA MILITELO PESTANA
Terapeuta Ocupacional. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP- BS) e doutoranda na mesma instituição com projeto de pesquisa sobre trabalhadoras de serviços de limpeza por plataformas digitais. Pesquisadora das temáticas de trabalho e gênero, saúde do trabalhador e da trabalhadora, trabalho por plataformas digitais e precarização do trabalho. Componente do NETEG (Núcleo de Estudos do Trabalho e Gênero) na UNIFESP- Baixada Santista.
BEATRIZ ANTUNES
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo, atuou como monitora no Observatório dos Direitos Educativos da População Carcerária no ano de 2020, tem como tema de pesquisa as práticas de letramento dentro do sistema prisional. Foi residente no Programa de Residência CAPES entre 2021 e 2022.
BEATRIZ MOSTAÇO
Beatriz Mostaço é graduanda em Administração de Empresas na Universidade Federal de São Paulo, Campus Osasco. Apaixonada por empreendedorismo, negócios e gestão de pessoas, entrou no Movimento Empresa Júnior em 2021 e hoje atua como Diretora de Gente e Gestão da EPPEN JR., Empresa Júnior da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios.
BEATRIZ SOARES SILVA
Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), Mestre em Ciências na área de Bioprodutos e Bioprocessos pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e doutoranda no programa Interdisciplinar de Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente desenvolve projeto na área de bioprospecção de compostos com potencial anti-inflamatório a partir de espécies de esponjas marinhas.
BOLIVAR GODINHO DE OLIVEIRA FILHO
Economista com pós-graduação em Finanças pela FGV-SP, mestrado em Administração pela PUC-SP e doutorado em Finanças pela FEA-USP. Atualmente é professor de Finanças na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Campus Osasco. Ministrou aulas em cursos de pós-graduação na Universidade Mackenzie, Fundação Instituto de Administração- FIA, Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI e Saint Paul Escola de Negócios. Experiência de 33 anos no mercado financeiro nas áreas de Tesouraria, Corretora de Valores e Gestão de Fundos de Investimento. Ex-Diretor de Asset Management nos Bancos Noroeste, Fibra e BMC. Atuação por quatro anos como especialista em investimentos no Banco Itaú. Foi presidente do Comitê de Assessoramento Técnico da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo- FUNPRESP - EXE, onde atuou por quatro anos. Autor do livro Gestão de Fundos de Investimento.
BRENDA REGINA BONDEZAN PEREIRA
Possui graduação em Ciências - Licenciatura com habilitação em Química pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente, é mestranda na mesma instituição no Programa de Pós-Graduação em Química - Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade, sob supervisão dos professores Alessandro Rodrigues e Elisângela Vinhato, na área de síntese orgânica.
BRUNA "AELIN" WROBLEWSKI
Estudante de direito e extencionista do Núcleo Trans Unifesp. Com 23 anos, conta com uma trajetória passando tanto por áreas de exatas (Engenharia Física, UFSCar), como por humanidades (Ciências Sociais, USP).
BRUNA BENEVIDES
BRUNA BENEVIDES; Travesti, Eleita uma das 100 mulheres pionerias do mundo na categoria Leadership, Power and Politics pela Women of the World Foundation em 2020; Consultora de Diversidade sexual, de Gênero e Direitos Humanos da população LGBTI+. Atual Secretária de articulação política da Associação Nacional de travestis e Transexuais (ANTRA) e responsável pela pesquisa anual sobre violência contra a população Trans brasileira; Pesquisadora em segurança pública e sobre pessoas trans nas eleições e violência política de gênero; Coordenadora do projeto “TransBrasil, pessoas trans no sistema prisional” (2021); e dos Projetos “Resistência arco-íris” (2019) e “Transformação” (2020/21) na ENSP/Fiocruz.
BRUNA BREDA
Pedagoga (Universidade Metodista); mestre e doutora em Educação (USP); Docente no Núcleo de Educação Infantil/Escola Paulistinha de Educação da Universidade Federal de São Paulo. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação da Infância e Formação de Formação de Professores (Gepieifop/Unifesp) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia da Infância e Educação Infantil (Gepsi/USP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infância, sociologia da infância, memórias de infância e crianças.
BRUNO KONDER COMPARATO
Professor no Departamento de Ciências Sociais e Diretor Acadêmico da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP)
CAMILA DE TOLEDO CASTANHO
Sou docente do Departamento de Ciências Ambientais da Unifesp campus Diadema. Como ecóloga vegetal, tenho interesse em interações planta-planta, tanto interações negativas quanto positivas. Tenho paixão por estudar a restinga, aquela vegetação linda que ocorre na beira da praia. Atualmente minha pesquisa está focada em entender de que forma plantas melhoram as condições ambientais de seu entorno e favorecem outras plantas, tanto em ecossistemas naturais, como a restinga, quanto em cultivos agrícolas.
CAMILLA TURCCI DA SILVA
Graduada em Ciências - Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2022) e Técnica em Química pela ETEC Parque Belém (2018). Atualmente é professora de química e matemática da educação básica. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UNIFESP, participa do grupo de pesquisa de Ensino de Ciências e Química Aplicada (ENCIQUA). Foi bolsista do Programa Institucional de Residência Pedagógica, também da Universidade Federal de São Paulo.
CAMILO DE LELLIS SANTOS
Professor da UNIFESP, biólogo pela Unesp, doutor em Fisiologia Humana pelo ICB-USP, com pós-doutorado na Université Laval (Canadá). É coordenador de Internacionalização da ProPGPq-Unifesp, coordena a comissão de ensino da Federação das Sociedades de Biologia Experimental, e representante internacional da comissão de ensino da American Physiological Society. Por meio de métodos de pesquisa em ciências da aprendizagem, estuda metodologias de aprendizagem ativa no ensino de biologia do corpo humano e aplicações de smartphones na aprendizagem e experimentação de ciências.
CAMILO DIAS SEABRA PEREIRA
Biólogo com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Oceanografia. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências do Mar da Universidade Federal de São Paulo - Instituto do Mar - Campus Baixada Santista. Professor Permanente dos PPGs Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia do Mar e Análise Ambiental Integrada. Linhas de pesquisa associadas a estudos ecotoxicológicos com contaminantes emergentes e microplástico em zonas costeiras.
CARLA GIANNA LUPPI
Possui graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1990), mestrado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta do departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária, infecções sexualmente transmissíveis e vigilância em saúde.
CARLA POLESELLI BRUNIERA
Possuo graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Ciências (Botânica) também pela Universidade de São Paulo. Atualmente sou professora adjunta da UNIFESP, campus Diadema, ministro disciplinas de Botânica principalmente para o Bacharelado em Ciências Biológicas, e estou credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução desta Instituição. Meus projetos de pesquisa mais atuais abrangem estudos florísticos, taxonômicos, filogenéticos e biogeográficos com a família Rubiaceae.
CARLA ROBERTA MONTEIRO MIURA
Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem.
CARLOS EDUARDO BIELSCHOWSKY
Estamos diante de bons desafios no ensino superior, entre eles a dinamização do processo de ensino e aprendizagem em nossas disciplinas, do envolvimento de nossas Universidades públicas na solução de problemas do país entre tantos outros.
Mas, ao mesmo tempo, enfrentando o estrangulamento do setor publico com a ausência de recursos de investimento, a redução desenfreada do custeio das Instituições Federais de ensino e pesquisa e do corte no orçamento das agencias de fomento. Junta-se a isto, a precarização na oferta do ensino superior das Instituições privadas devido à cartelização do setor e intensa utilização de Educação a distância de baixa qualidade.
Falaremos sobre estes avanços e retrocessos no ensino superior do Brasil
CARLOS EDUARDO NEVES GIRARDI
Professor Adjunto no Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, onde atua nas UCs de Análise do Comportamento Animal, Neurociência, Psicobiologia e Bases Biológicas do Comportamento, nos cursos de Biomedicina e Medicina. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, onde orienta alunos de Mestrado e Doutorado na área de Neurociência Comportamental, investigando principalmente as bases neurobiológicas do comportamento social em roedores e humanos.
CARLOS EDUARDO SAMPAIO BURGOS DIAS
Pedagogo do Núcleo de Apoio Estudantil (NAE) do campus Osasco da Unifesp. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp, atualmente coordena o Laboratório de Pesquisas sobre Serviços de Apoio aos Estudantes no Ensino Superior (LAPES) e o Programa Institucional de Travessia da Unifesp.
CARLOS LIMA JUNIOR
Doutor em Estética e História da Arte pelo MAC USP. Pós-Doutorando em História pela UNICAMP, bolsista FAPESP.
CARLOS MARCELO GURJÃO DE GODOY
Professor doutor na UNIFESP (Campus São José dos Campos) desde 2010, atuando em simulação computacional do coração, estudo de arritmias cardíacas e cardioproteção. Mestrado e Doutorado em Engenharia Biomédica pela UNICAMP. Estágio de 2 anos no exterior durante o doutorado na "University of California (Riverside)" e "Loyola University Medical Center", Chicago, IL (USA). Três pós-doutorados, sendo dois em Eng. Biomédica pela UNICAMP (1995 a 1997) e um em Biofísica de Canais Iônicos pela "Loyola University Medical Center" em Chicago (2001). Experiência no desenvolvimento de instrumentação biomédica, eletrofisiologia cardíaca e biofísica de canais iônicos.
CARLOS RENATO LOPES
Professor Associado do Departamento de Letras da UNIFESP, Campus Guarulhos. Tem Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. Sua atuação se concentra nas áreas de Ensino de Inglês como Segunda Língua, Análise do Discurso e Linguística Aplicada.
CARLOS ROBERTO DE CASTRO E SILVA
Graduação em Psicologia e Filosofia. Pós-graduação em psicologia social voltada à saúde. Desenvolve práticas de pesquisa, ensino e extensão em enfrentamento da desigualdade social, a partir de um olhar para a qualidade dos vínculos afetivos e sociais, que promovam emancipação. A práxis esta presente nas atividades de Psicologia social comunitária e no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde.
CAROLIN OVERHOFF FERREIRA
É professora associada - Livre Docente - nos cursos de graduação e pós-graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos. É também credenciada na pós-graduação da Filosofia. Possui pós-doutoramento sênior pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) em cinema. Estudou Ciência de Teatro/Seminário de Cinema e História da Arte na Universidade de Viena (1990), University of Bristol (1991), Universidade Humboldt, Berlim (1992), e Universidade Livre de Berlim (1993). Possui mestrado em Ciência de Teatro e História da Arte (1993) e doutorado em Ciência de Teatro (1997) pela Universidade Livre de Berlim.
CAROLINA SILVA PEDROSO
Professora do Departamento de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN-Unifesp)
CÁSSIA REGINA VANCINI CAMPANHARO
Enfermeira. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Disciplina de Enfermagem em Cuidados Intensivos e Emergência e Unidade Curricular de Suporte Básico de Vida - EPE/UNIFESP. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Área de Concentração Urgência e Emergência - UNIFESP.
CÁSSIO GIOVANNI
Possui doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade (FSP-USP), mestrado em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos (inovação e desenvolvimento sustentável) (CEETEPS), especializações em Gestão Pública de Controle e Educação Ambiental, Gestão Pública e Gestão da Educação Pública (UNIFESP) e graduação em Química (UNESP). Servidor da UNIFESP desde 2008, atuando sobretudo nas áreas de gestão de resíduos, segurança e boas práticas em laboratório e educação ambiental. Trabalha no Departamento de Gestão e Segurança Ambiental (2016-atualmente), é chefe da Divisão de Resíduos e coordenador dos cursos Segurança em Laboratórios: Aspectos Ambientais e Ocupacionais e Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
CÉLIA MARIA B. GIGLIO
Doutora em Educação - USP
Profa. Associada Deto. Educação UNIFESP
CÉLIA REGINA BATISTA SERRÃO
Docente do Departamento de Educação - EFLCH - Unifesp- campus Guarulhos
CELSO GRANATO
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP Residência Médica no Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP Research Fellow no Instituto Central de Microbiologia e Imunologia da Universidade de Hamburgo, Alemanha Research Fellow do Laboratório de Hepatites Virais da Universidade Alexis Carrel, França Research Fellow do Laboratório de Medicina Internacional da Universidade Cornell, Nova York, EUA Doutorado na Disciplina de Infectologia pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP Título de especialista em Infectologia pela Sociedade Brasileira de Infectologia Título de especialista em Patologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Membro da Sociedade Brasileira de Infectologia Membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
CHÁRISTON ANDRÉ DAL BELO
Farmacêutico, com Mestrado e Doutorado na área de Farmacologia pela UNICAMP, atuando no estudo de toxinas de origem animal e vegetal para o desenvolvimento de compostos entomotóxicos ambientalmente sustentáveis. Atualmente é professor Associado na Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA onde atua no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas.
CHARLES MORPHY D. SANTOS
Biólogo, Mestre e Doutor em Entomologia pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Universidade Federal do ABC, onde é Pró-Reitor de Pós-Graduação desde 2018. Atual coordenador do segmento das Federais do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP).
CINTHIA AGUIRRE BRASILEIRO
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou Pós-Doutoradpo na Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Paulista Campus de Rio Claro e na Cornell University. Atualmente é professora associado II da Universidade Federal de São Paulo, onde é responsável pelas disciplinas Ecologia de Comunidades, Biologia de Anfíbios e Redação Científica e colaboradora das disciplinas Introdução à Ecologia, Metodologia Científica e Biogeografia da graduação em Ciências Biológicas. Foi vice coordenadora do curso de graduação em Ciências Biológicas (2010-2014) , vice-coordenadora (2014-2016) e coordenadora (2017-2019) do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução- UNIFESP. Atualmente é orientadora dos programas de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (UNIFESP) e Biologia Animal (UNICAMP). Tem experiência nas áreas de Ecologia e Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Herpetofauna, Anfibios, Comportamento Animal, Biologia da Invasão..
CLARA BRANDÃO DE AVILA
Fonoaudióloga, Profa. Associada, Livre docente, do Departamento de Fonoaudiologia - Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Escrita e Leitura - GPEL/CNPq
CLASSIUS FERREIRA DA SILVA
Engenheiro Químico pela Universidade Estadual de Maringá (1996), Mestre em Engenharia de Alimentos pela Unicamp (1998), Doutor em Engenharia Química pela Unicamp (2006). É Professor da Unifesp desde 2009. Tem experiência na área de Biopolímeros com ênfase na aplicação em alimentos, cosméticos e saúde.
CLAUDIA BERLIM DE MELLO
Psicóloga, especialista em Neuropsicologia, doutora em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela USP, docente do Departamento do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP
CLAUDIA CAMILO
Pesquisadora e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde stricto sensu - UNIFESP, Brasil (bolsista CNPq). Mestre em Antropologia pela Freie Universität Berlin, Alemanha. Bacharel em Antropologia, Artes Cênicas e Etnologia pela Freie Universität Berlin, Alemanha (reconhecido pela UFMG) (bolsista CAPES-DAAD). Licenciada e bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Foi professora e esteve vinculada a Freie Universität Berlin, Alemanha até 2015. Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Documentação Latino-Americano de Berlim e PROEX da Universidade Federal de Minas Gerais.
CLAUDIA FEGADOLLI
Graduação em Farmacia, Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública e Pós-dourado em Saúde Coletiva. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Diadema. Atualmente é coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família. Foi coordenadora do Programa de Educação pelo Trabalho Pet-Interprofissionalidade Unifesp- Secretaria Municipal de Saúde de Diadema.
CLAUDIA LEMOS VÓVIO
Professora Associada do Departamento de Educação da Unifesp, Curso de Pedagogia. Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp, Mestre em Educação pela Usp, Graduada em Pedagogia pela PUC-SP. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e atua nas seguintes áreas: alfabetização, letramento, formação docente e currículo.
CLAUDIA PANIZZOLO
Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Estágio Pós Doutoral na Universidade de Caxias do Sul (Brasil) e na Università degli Studi Del Molise (Itália) em 2019. Professora Associado III da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo- EFLCH / UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP. Docente do curso de Pedagogia. Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Pesquisadora com projetos financiados pelo CNPq e pela FAPESP. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação(ANPEd). Integra a rede transnacional TRANSFOPRESS (França-Brasil). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa INFÂNCIA, CULTURA, HISTÓRIA- GEPICH ; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação, Imigração e Memoria - GRUPHEIM; membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa TRANSFOPRESS BRASIL- Grupo de Estudos da Imprensa em língua estrangeira no Brasil; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação: intelectuais, instituições, impressos.
CLÁUDIA TEREZINHA KNIESS
Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (nível 1D). Graduação em Bacharelado em Química (UFSC) e Bacharelado em Administração (UNISUL). Mestrado em Engenharia Química e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (UFSC) com período de estágio de doutoramento no Departamento de Cerâmica e Vidro da Universidade de Aveiro- Portugal. Pós-Doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CCN/USP). Professora do Departamento de Administração da EPPEN/UNIFESP. Professora da Universidade São Judas Tadeu. Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Avançados - IEA/USP no Programa Cidades Globais. Atua nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Gestão da Inovação e da Tecnologia.
CLAUDIO R. BIFI
doutorando em controladoria e mestre em contabilidade
CLEIDA A. OLIVEIRA
Bióloga pela PUC-Minas, mestre em Biologia Celular pela UFMG, doutora em Fisiologia pela UFMG, parcialmente desenvolvido na University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA. Professora Associada do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. É Coordenadora Nacional do PROFBIO-Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, sendo a rede composta por 18 IES e atende professores de biologia em exercício em escolas públicas do país. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular do ICB/UFMG (conceito 6 da CAPES) e do Núcleo de Apoio a Pós-Graduação do ICB (NAPG), órgão que congrega os 16 PPG do ICB/UFMG. Atuante na área de Morfologia, Biologia da Reprodução e Ensino de Biologia.
CLEITON JORDÃO SANTOS
Sessão 1004 - Instituto do Mar e a gestão ambiental na Baixada Santista: sinergias e potencialidades
Engenheiro Ambiental e Sanitarista, graduado em ciências ambientais, gestão pública, pós graduado em direito ambiental, 15 anos de experiência em gestão pública, pós graduando stritu sensu Doutorando, Embaixador da IUCN/ONU - União Internacional para Conservação da Natureza, Superintendente de Pesquisas/Projetos e Meio Ambiente Urbano da Secretaria de Meio Ambiente de Guaruja.
CONRADO FEDERICI
Sessão 50 - Ciências da Saúde e Bem-Estar: Práticas Integrativas, Contemplativas e Promoção da Saúde
Professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Possui doutorado e mestrado em Educação na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela UNICAMP - e graduação em Licenciatura em Educação Física pela mesma Universidade. Possui formação em música e palhaço. Coordenador do Laboratório Corpo e Arte (CNPq). Trabalha sobre a destilação do corpo em expressão, partindo do automatismo e máscaras cotidianas e apontando para a presença em sua simplicidade imediata e poética. Aposta na infância como manancial de modos de existir e resistir. Concentra-se na arte do dia-a-dia, na investigação do corpo ordinário e no vigoroso estado de jogo.
CRISTIANE DAMAS GIL
Sessão 91 - Ciências Biológicas e da Saúde: Inflamação, Nutrição, Obesidade e distúrbios Alimentares
Professora Associada do Departamento de Morfologia e Genética. Na Graduação, ministra aulas de Histologia e Biologia Celular. Na pesquisa, com o objetivo de desenvolver novos alvos terapêuticos para os processos inflamatórios, tem como enfoque o estudo de proteínas com atividades anti e proinflamatórias. Usando diferentes modelos experimentais in vivo e in vitro e análises histopatológicas, imunohistoquímicas, farmacológicas e ultraestruturais, avalia os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na inflamação.
CRISTIANE GONÇALVES DA SILVA
Professora Associada UNIFESP, Instituto de Saúde e Sociedade do campus Baixada Santista, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva; docente do Eixo O Ser Humano em sua Inserção Social. Cientista Social, mestre em Ciências Sociais, doutora em Psicologia Social e pós-doutorado em Antropologia. Co-coordenadora do Laboratório Interdisciplinar Ciências Humanas, Sociais e Saúde. Atuação em pesquisa, ensino e extensão na interface entre saúde e educação com as temáticas de sexualidades, gênero, juventudes, prevenção e vulnerabilidade ao HIV/AIDS, direitos sexuais, reprodutivos e não reprodutivos.
CRISTINA SOREANU PECEQUILO
Doutora em Ciência Política pela USP, Professora Livre Docente de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professora de Pós-Graduação em Relações Internacionais do Programa San Tiago Dantas UNESP/UNICAMP/PUC-SP e do Programa de Pós-Graduação de Economia Política internacional da UFRJ. Bolsista de Produtividade Nível 2 do CNPq. Atua como Pesquisadora Associada do NERINT/UFRGS e do Grupo de Pesquisa UNIFESP/UFABC Ocupou a Cátedra Rui Barbosa de Estudos Brasileiros na Universidade de Leiden (2018)
CYNTHIA GIRUNDI
Graduada em Terapia Ocupacional (UFMG). Especialista em Docência do Ensino Superior (PUC-RS). Mestre em Ciências da Reabilitação (UFMG). Doutoranda em Ciências da Saúde (UNIFESP-BS). Professora Assistente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Interprofissional em Saúde (GPEIS).
DÁINA G. SILVA
Possui graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (2021). Atualmente é assessora na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Universidade Federal de São Paulo, atuando diretamente como apoio nas ações de extensão, orientando professores, técnicos e discentes a respeito do fluxo e normativas existentes na instituição para melhor oferta e organização das ações, tais como especialização (lato sensu), aperfeiçoamento, cursos de extensão, eventos e etc. Também tem atuado na construção e implementação das política de observatórios na Unifesp, temáticos e institucioniais, juntamente com a difusão e produção de metodologias participativas. Tendo experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais.
DAN LEVY
Doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra (Portugal) e Mestre em Direitos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará. Professor de Direito da Unifesp/EPPEN, Campus Osasco. É coordenador do Programa de Extensão Laboratório de Inovação e Sustentabilidade - LABIS. Membro da Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro da Unifesp. Membro do Grupo de Pesquisa Programa de Gestão e Educação para a Sustentabilidade (CNPQ). Membro da Agência de Inovação Tecnológica e Social - AGITS da Unifesp e atua como Assessor de Relações Institucionais do Gabinete da Reitoria da Unifesp.
DANIEL APARECIDO VITAL
Graduado e Mestre em engenharia biomédica pelo ICT UNIFESP. Doutorando em ciências radiológicas pelo Departamento de Diagnóstico por Imagem (DDI-UNIFESP). CEO e cofundador da Harpia Health Solutions.
DANIEL ARIAS VAZQUEZ
Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Entre 2013 e 2017, exerceu o cargo de Diretor Acadêmico da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp/ campus Guarulhos. Foi pesquisador visitante, em nível de pós-doutorado, na Universidad Autónoma de Madrid (2018) e realizou estágios de pesquisa de curta duração na London School of Economics and Political Science (2015) e na Universidad de Málaga (2020). Tem experiência na área de políticas públicas e gestão governamental, com ênfase nas finanças públicas, no financiamento e na avaliação das políticas sociais.
DANIEL AUGUSTO FELDMANN
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1999) e mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2004)
e doutor em Desenvolvimento Econômico(subárea - História Econômica) no Instituto de Economia da Universidade de Campinas (2013). É professor da Universidade Federal de São Paulo(Unifesp). Realizou pós-doutorado no laboratório SOPHIAPOL na Universidade Paris X, na França. Tem experiência como docente e pesquisador desde 2002 nas áreas de Economia Política, Relações Econômicas Internacionais, Formação Econômica do Brasil, Desenvolvimento Econômico, Economia Brasileira, História Econômica Geral e História do Pensamento Econômico.
DANIEL HENRIQUE BANDONI
Professor Associado do Instituto Saúde e Sociedade da UNIFESP. Coordenador do Centro de Práticas e Pesquisa em Nutrição e Alimentação Coletiva (CPPNAC UNIFESP). Atua na interface entre alimentação coletiva, saúde coletiva, programas e políticas em alimentação e nutrição, especialmente o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
DANIELA ANTUNES MONTANI
Bacharel em Biomedicina pela Universidade Metodista de São Paulo (2005), Mestrado (2012) e Doutorado (2017) em Ciências pelo programa de pós-graduação em Medicina (Urologia) no Setor de Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Atualmente é Pesquisador/Pós-Doutorado no Departamento de Química do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Tem interesse em Espectrometria de Massas aplicada a abordagens ômicas com ênfase em Biotecnologia da Reprodução.
DANIELA GIL
Fonoaudióloga, especialista em Audiologia. Doutora em Ciências pela UNIFESP. Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP e Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da UNIFESP/EPM.
DANIELA VERZOLA VAZ
Professora Adjunta da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Eppen/Unifesp). Bacharel, Mestre e Doutora em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Suas áreas de pesquisa são Economia do Trabalho e Economia do Gênero. É pesquisadora do Grupo de Estudos em Economia da Família e do Gênero (Gefam).
DANIELI APARECIDA PEREIRA REIS
Pesquisadora e Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (campus São José dos Campos) no curso de Engenharia de Materiais. Coordenadora do Laboratório de Comportamento Mecânico de Metais (LCMM) do ICT/UNIFESP.
DANIELLE ARISA CARANTI
Docente do curso de Educação Física da UNIFESP, coodenadora do Grupo de estudos da Obesidade (GEO) e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Doenças Metabólicas, revisora de diversas revistas cientícas na área de nutrição e parecerista FAPESP.
DANIELLE MAASS
Graduada e pós-graduada em Engenharia Química. Possui experiência na área de Biotecnologia, com ênfase em Processos Biotecnológicos Ambientais, atuando principalmente no tratamento de efluentes, reaproveitamento de resíduos industriais e na recuperação de matérias-primas a partir de resíduos.
DANILO MICALI PEREIRA
Biomédico e atualmente aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional da UNIFESP. Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo de epigenética psiquiátrica e explorado seu interesse em educação e divulgação científica.
DAVISSON CANGUSSU
Professor do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Unifesp
DAYANE TADA
Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo, Pós doutorado no CEA-Grenoble FRA e Northeastern University, Boston USA. Docente no ICT-UNIFESP desde 2010. Atua na área de pesquisa de Nanomateriais e Nanotoxicologia.
DEBORA CRISTINA GOULART
avaliadora
DEBORA CRISTINA HIPOLIDE
Docente Associada da Universidade Federal de São Paulo do Departamento de Psicobiologia e Coordenadora de Pós-graduação da Equipe da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UNIFESP.
DEBORAH FUZETI
Farmacêutica, graduada há 8 anos pelo Uninove, mestranda pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, na área de microbiologia, tendo como tese de pesquisa o reequilíbrio da microbiota da pele em pacientes com Dermatite Atópica, através de microrganismos comensais da pele, realizando testes in-vitro em células HACAT (queratinócitos humanos), para avaliar o perfil inflamatório. PAD na UC de Controle de Qualidade microbiológico.
DEBORAH PRADO
Doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com período sanduíche na Universidade Autónoma de Madrid (Espanha). Mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com período sanduíche na Universidade de Manitoba (Canadá) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos. Experiência e interesse nos temas de Governança Ambiental, Gestão de Recursos Naturais Comuns, Conflitos ambientais e áreas protegidas. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo no projeto Pesca Artesanal e Conflitos Socioambientais Marinhos (PactoMar / OCEANS-PACT), financiado pela FAPESP/Belmont Forum.
DEBORAH SUCHECKI
Professora Associada, Livre Docente do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP. Atual Presidente da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, desenvolve a linha de pesquisa sobre resiliência e vulnerabilidade em modelos animais de transtornos psiquiátricos relacionados ao estresse. Faz parte da Organização World Women in Neuroscience (Organização Mundial de Mulheres Neurocientistas).
DÉCIO LUIS SEMENSATTO JUNIOR
Bacharel em Ecologia e doutor em Geociências e Meio Ambiente, ambos na UNESP. Realizou pós-doutorado na Faculdade de Ciências e Instituto Dom Luiz, da Universidade de Lisboa (Portugal). É Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Diadema, junto ao Departamento de Ciências Ambientais e ao Laboratory of Integrated Sciences (LabInSciences). Atua nas áreas de Ciências Ambientais e de Ecologia de Comunidades, especialmente sobre poluição por microplásticos, qualidade da água e recursos hídricos.
DEISY DE FREITAS LIMA VENTURA
Professora Titular de Ética da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade e é vice-Diretora do Instituto de Relações Internacionais (IRI). Doutora em Direito Internacional e Mestre em Direito Europeu da Universidade de Paris 1, Panthéon-Sorbonne, foi uma das primeiras juristas brasileiras a especializar-se no estudo das pandemias, tendo feito sua Livre-Docência em Direito Internacional (USP, 2012) sobre a resposta global à gripe AH1N1. Foi Presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) entre 2019 e 2021 (julho). É bolsista PQ e membro do Comitê Assessor do CNPq. Foi consultora da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) entre 2019 e 2021 para temas relacionados à pandemia; é membro da The Lancet Commission on synergies between universal health coverage, health security, and health promotion desde 2018, entre outras atividades internacionais. É uma das coordenadoras do projeto Direitos na Pandemia do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (CEPEDISA) da USP.
DENILSON SOARES CORDEIRO
Professor de Filosofia no campus Diadema da Unifesp.
DENIS ABESSA
Biólogo, Mestre e Doutor em Oceanografia Biológica pela USP, e Livre-docente em Saneamento Ambiental e Ecotoxicologia pela UNESP. Professor Associado na UNESP, Campus do Litoral Paulista.
DENISE MIYUKI KUSAHARA
Enfermeira, especialista em Cuidados Intensivos Pediátricos, Mestre e Doutora em Ciências. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp.
DENISE STRINGHINI
Graduada em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado no Laboratoire d'Informatique de Grenoble (LIG), França. Professora adjunta no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Unifesp. Docente do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica. Coordenou a Câmara de Extensão e Cultura do ICT-Unifesp. É coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. É membro do INCT - Internet do Futuro para Cidades Inteligentes. Coordena o projeto de extensão CodeLab-Unifesp, com ênfase em desenvolvimento de software para o bem social.
DIEGO DIAS DOS SANTOS
Graduou-se em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Bauru (2021). Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências (Biologia Estrutural e Funcional) da Unesp, Campus de São José do Rio Preto. Desenvolve pesquisa junto ao Laboratório de Ciências Morfológicas e Inflamação da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, São Paulo, atuando na área da Morfologia com enfoque em biologia celular, histologia e histopatologia, imunologia e inflamação.
DIEGO PETITINGA ZARIFE
Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unifacs e pós graduado em Negócios Digitais pela FIAP. Atuou por 8 anos como Diretor de Arte em veículos de comunicação e agências de propaganda. Há mais de 5 anos atua com produtos digitais e inovação. Foi Product Designer na Accenture e no Itaú, trabalhando na melhoria de aplicativos, sites e plataformas digitais. Atualmente é Lead Service Designer na Novartis.
DILMA ANTUNES SILVA
Possui graduação em Pedagogia (2009), pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Obteve seu Mestrado (2015) e Doutorado (2020) em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tem se dedicado à pesquisa e à extensão relacionadas à política educacional, memória institucional e estudos sobre a infância em contexto escolar. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infância, Educação da Infância e Formação de Professores (Gepieifop- NEI/Unifesp) e do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas da Infância (CRIANDO) da PUC-SP.
DIOGO CORRÊA MALDONADO
É professor adjunto de anatomia humana descritiva e topográfica na UNIFESP, possui título de doutor e mestre em ciências pelo departamento de Morfologia e Genética (UNIFESP), é especialista em fisioterapia desportiva pelo departamento de Ortopedia e Traumatologia (UNIFESP). Como pesquisador atua principalmente nas seguintes áreas e temas: células tronco mesenquimais de polpa dental, osteoartrite de joelho, imobilização articular, exercício físico, estereologia, imunohistoquímica, microscopia eletrônica de varredura/transmissão e morfometria tecidual
DIRCEU MARCHINI NETO
Dirceu Marchini Neto é Professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi Pesquisador Visitante do Comitê de Estudos Medievais da Universidade de Harvard, para realização de pesquisa pós-doutoral. É Doutor em História pela Universidade de Brasília, Mestre em História Medieval e do Renascimento pela Universidade do Porto, Licenciado em História pela Universidade Federal de Goiás e Bacharel em Direito pela Universidade Paulista. Atualmente, é membro da Society for the Study of the Crusades and the Latin East (SSCLE), da Sociedade Latino-americana de Estudos sobre Cruzadas e Ordens Militares, da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM) e integrante do conselho editorial da Signum - Revista da ABREM e da Revista de Fontes da UNIFESP. É Coordenador do Grupo de Estudos sobre Cruzadas e Ordens Militares (OUTREMER) e Pesquisador Associado do Laboratório de Estudos Medievais (LEME-Núcleo UNIFESP). Dedica-se ao estudo de: História Medieval e do Renascimento, Cruzadas, Ordens Militares, Mundo Mediterrânico e Península Ibérica Medieval.
DIULIAN APARECIDA DE REZENDE
Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP- Baixada Santista. Especialista em Uso Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras - MG (2019). Especialista em Gênero e Diversidade na escola pela Universidade Federal de Lavras - MG (2015).Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP-Baixada Santista (2015). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras UFLA - MG (2012) . Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em psicologia do exercício e ciências da saúde atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, qualidade de vida, saúde do trabalhador, grupos educacionais, estratégias em Saúde da Família e metodologia científica.
DULCE APARECIDA BARBOSA
Sessão 1058 - Estudos Avançados e Convergentes na Unifesp: o Papel dos Polos do IEAC na Pós-pandemia
Profa Titular e Livre Docente da Escola Paulista de Enfermagem. Coordenadora do IEAC do Campus Sao Paulo . Pesquisador 1 do CNPq
DULCE ELENA CASARINI
Profa. Dra. Dulce Elena Casarini, Pesquisadora 1B-CNPq, é Biologa. Mestre (1982) e Doutora (1988) em Ciências Biológicas e Livre Docência em Nefrologia (2003) na Universidade Federal de São Paulo. É Professora Livre Docente e Afiliada da Disciplina de Nefrologia UNIFESP. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional do Departamentode Medicina, EPM, UNIFESP. Publicou na carreira 164 trabalhos científicos. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B
EDNA MARTINS
Psicóloga, Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC/SP. Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação. Desenvolve pesquisas no campo da Psicologia da Educação, nos temas: Formação de professores, Práticas educativas, Família, Inclusão escolar e Relações étnico-raciais. Membro do Neab-Unifesp. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico-Cultural (GEPPEDH). Editora da Revista Olhares.
EDSON GIULIANI RAMOS FERNANDES
Graduado em Engenharia Elétrica (2002) e em Física (2018) com mestrado em Materiais para Engenharia (UNIFEI, 2005), doutorado em Ciências (IFSC/USP, 2012), com estágio no exterior (UVa/Valladolid, onde também trabalhou como pesquisador com bolsa da União Europeia, GoodFood Project) e pós-doutorado pelo EESC/USP (2016). Foi pesquisador na EMBRAPA/Instrumentação Agropecuária e professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), de 2012 a 2013, e professor da Universidade Federal de Itajubá (ICE/UNIFEI), de 2005 a 2006. Atualmente é Professor Adjunto do ICT/UNIFESP e Coordenador Administrativo Financeiro do CIM-Embrapii. Tem experiência nas áreas de: polímeros conjugados, biossensores, filmes automontados e nanocompósitos.
EDSON TELES
Professor de Filosofia no campus Guarulhos. É coordenador do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/Unifesp) e líder do Grupo de Pesquisa "Filosofia e Política" (CNPq). Publicou diversos livros e artigos acadêmicos e de divulgação, com destaque para o último "Espectros da Ditadura. Da Comissão da Verdade ao bolsonarismo" (2021).
EDUARDO ALEXANDRINO SERVOLO DE MEDEIROS
Professor Associado da Disciplina de Infectologia do Departamento de Medicina e Presidente da CCIH do Hospital Universitário, Hospital São Paulo, Unifesp. Diretor Científico da Sociedade Paulista de Infectologia e Pesquisador do CNPq
EDUARDO ANTONELLI
Possui graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou seu trabalho de doutorado também em Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2008), tendo estagiado no Departamento de Física da Universidade de Aveiro em Portugal. Realizou pós-doutorado (2009) no Instituto de Física de São Carlos e atualmente é Professor na Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Física (com ênfase em Física da Matéria Condensada) e Ciência de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades dielétricas (volumétricas e interfaciais) de materiais, materiais nanoestruturados, deposição por eletroforese e sinterização a frio.
EDUARDO CARVALHO FERREIRA
Professor da Educação Básica e pós-doutorando em Educação pela UNIFESP.
EDUARDO CESAR LEÃO MARQUES
Diretor do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) e Professor titular do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (DCP-FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Engenharia Civil/Hidráulica (UFRJ, 1987), especialização em saúde pública (ENSP/Fiocruz, 1989), mestrado em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ, 1993), doutorado em Ciências Sociais (IFCH/Unicamp, 1998), pós-doutorado da Fapesp no Cebrap (2002) e períodos de estudos na Sciences Po Paris (2013 e 2015), na University College London (2014) e na Universidade de Berkeley (2019). É membro do conselho editorial da Revista IJURR e membro do Conselho Estratégico da École Urbaine da Sciences Po Paris, onde também participa como professor colaborador. No momento, é um dos coordenadores do programa de eScience da FAPESP. É pesquisador principal da Fapesp e Bolsista do CNPq - Nível 1B.
Entre 2017 e 2019, foi coordenador de área de ciência política da Fapesp. Foi diretor do CEM entre 2004/2009, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos da Metrópole (INCT/CNPq) entre 2012 e 2014, presidente do RC-21 - International Sociological Association (2014/2018) e coordenador brasileiro do projeto ReSolution do CEM e da CASA/UCL com financiamento Fapesp e ESRC (2015/2018), secretário adjunto da Associação Brasileira de Ciência Política, coordenador da Summer School IPSA/USP em Técnicos e Métodos de Pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais (2011/2014) e coordenador de convênio Fapesp-Cofecub (2011/2012).
EDUARDO DE CARVALHO MARTINS
Psicanalista e Psicólogo clínico. Psicólogo do curso de Psicologia da Unifesp - Baixada Santista. Coordenador do Programa de Extensão Universitária Teko Porã: Direitos Humanos e Transformação de Conflitos. Colaborador do Centro de Educação em Direitos Humanos da Unifesp Baixada Santista. Membro do Conselho do Instituto Camará Calunga de São Vicente. Membro do coletivo ClinicAberta de Psicanálise de Santos. Doutor em Epistemologia da Psicanálise pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Gestão Pública e Economia Solidária. Especialista em Psicologia Clínica. Atua com os seguintes temas: Psicanálise, Direitos Humanos, Não-violência, Educação Popular, Clínica ampliada, Ética, Epistemologia e Economia Solidária.
EDUARDO FERNANDES
EDUARDO FERNANDES é graduado em música pela UNICAMP e mestre pela USP.
É regente do Coral UNIFESP, do CORALUSP e do Coral Gogós. Há 30 anos desenvolve um trabalho coral que se caracteriza pela união da música com outras linguagens como o teatro e a dança, em espetáculos corais cênicos.
Atua como professor de cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação em diversos estados do Brasil. Tem capítulos de livro e artigos publicados sobre história da música popular brasileira e técnica vocal. Publicou artigo sobre arranjo vocal no International Choral Bulletin. Atualmente é diretor artístico do CORALUSP, e membro do corpo docente do projeto Descubra a Orquestra da OSESP.
EDUARDO MECIANO REZENDE
Eduardo Meciano Rezende é pesquisador associado ao Programa de Pós-Graduação em História da Arte da UNIFESP. Bacharel em História da Arte, tem experiência em história do cinema, cinema ameríndio e marcação corporal, com ênfase nas relações entre imagem, corpo e política.
EDUARDO OLIVEIRA BORGES
Doutorando e Mestre em Ciências (2018) pelo Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. Especialista em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (2016). Licenciatura em Educação Física pela Rede de Educação Claretiano (2017). Bacharel em Educação Física na Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista (2014). Atualmente atua como Professor de Educação Básica - PEB III - Educação Física pela Prefeitura Municipal de Itanhaém no Ensino Fundamental I e Professor de Educação Básica - PEB III - Educação Física pela Prefeitura Municipal de Praia Grande no Ensino Infantil e Fundamental I.
EDVANE BIRELO LOPES DE DOMENICO
Professora Associada, Livre-Docente, Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, EPE-UNIFESPLíder do grupo de pesquisa GEPEBE: Prática e Educação Baseadas em Evidências CientíficasCoordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do HSP-Unifesp, Tutora da Enfermagem
Coordenadora do Programa de Extensão Universitária Acolhe-Onco
ELAINE CRISTINA FRANCISCO DEL CIELLO
Pós doutoranda Laboratório Especial de Micologia no Departamento de Infectologia, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - EPM). Dedica-se ao estudo de doenças fúngicas emergentes, integrando abordagens epidemiológicas, biológicas e taxonômicas, para promover o entendimento da história natural de leveduras dos gêneros Trichosporon e Candida. A pesquisadora recebeu seu Ph.D. em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (2019), e sua tese "Consórcio nacional para a caracterização microbiológica das infecções causadas por Trichosporon spp. no Brasil" foi selecionada como represente do Programa de Infectologia no Prêmio CAPES de Tese - Edição 2021.
ELAINE DIAS
Elaine Dias é doutora em História pela UNICAMP, Brasil (bolsista FAPESP), com estágio doutoral no INHA – Institut National d’Histoire de l’Art, Paris (bolsista da Paul Getty Foundation). É docente no curso de História da Arte da EFLCH-UNIFESP, Brasil. Publicou, entre outros, Artistas franceses no Rio de Janeiro (1840-1884). Das Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes aos ateliês privados. Fontes primárias, bibliográficas e visuais. Prefácio: Jacques Leenhardt (EFLCH-UNIFESP, 2020) e Paisagem e Academia: Felix-Émile Taunay e o Brasil (1824-1851) (Editora da Unicamp, 2009).
ELAINE MUNIZ PIRES
Elaine Muniz Pires, técnica em assuntos educacionais da EFLCH - UNIFESP. É historiadora, doutora em Educação pela USP e pesquisadora na área de maternidade, midia e educação. Integrante do Maternaciência e do GT de mães da UNIFESP. Mãe da Laura de 8 anos.
ELBERT EINSTEIN NEHRER MACAU
Sessão 1058 - Estudos Avançados e Convergentes na Unifesp: o Papel dos Polos do IEAC na Pós-pandemia
Professor Titular do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp, bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1-A do CNPq, está como Coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp. Atua na área de Sistemas Dinâmicos Não Lineares e Dinâmica do Comportamento Coletivo. Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1984), por onde também obteve seu doutorado em Controle e Sistemas (1993). Fez seu pós-doutorado na Universidade de Maryland (1996-99) em Aplicações de Sistemas Dinâmicos. . Possui mais de 150 artigos publicados em periódicos científico. Atua como Editor Associado do International Journal of Bifurcation and Chaos, Entropy e International Journal of Dynamics and Control.
ELENA BOHOMOL
Enfermeira. Professora Associada Livre-Docente da Escola Paulista de Enfermagem - Unifesp. Mestre e Doutora em ciências. Especialista em Administração de Serviços de Saúde.
ELIANDRA DE SOUSA TRICHES
Possui graduação (2001) e mestrado em Química (2003) e doutorado em Engenharia de Materiais (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), incluindo estágio durante o doutoramento na Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU) - Institute of Glass and Ceramics (2004-2005). Atualmente é professora Associado II na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Materiais Cerâmicos, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo, Campus São José dos Campos (UNIFESP - ICT/SJC), atuando principalmente nos seguintes temas: materiais cerâmicos e compósitos, vidros e vitrocerâmicos, biomateriais (biocerâmicas a base de fosfato de cálcio, vidros bioativos e blendas poliméricas), e processamento de materiais porosos. Coordenadora do Laboratório de Biocerâmicas - BIOCERAM.
ELIANE DE SOUZA CRUZ
Professora adjunta na UNIFESP, licenciada em física, doutora em Educação - Didática e Formação de professores pela Universidade de Aveiro em Portugal. É idealizadora da Rede Articu@ções e membro do grupo de pesquisa sobre Narrações Multimodais da UTAD em Portugal. Docente no curso de Ciências - Licenciatura da UNIFESP. Colabora em vários programas de Pós graduação: (i) PECMA - programa em ensino de ciências e matemáticas da UNIFESP, (ii) PPGAAI - Programa de pós-graduação de análise ambiental integrada da UNIFESP e (iii) PEHCM - Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC.
Professora e gestora do cursinho popular Articula vestibular - pé na prática da educação básica.
ELIANE VOLCHAN
É Professora Titular da UFRJ, chefe do Laboratório de Neurobiologia do Instituto de Biofísica e membra do Laboratório Integrado de Pesquisa do Estresse do Instituto de Psiquiatria. Tem experiência na área de Neurociências, atuando principalmente no tema da Neurobiologia da Emoção Humana. Realizou estudos pioneiros básico-clínicos sobre reações defensivas em humanos, com foco no transtorno de estresse pós-traumático. Coordena linha de pesquisa voltada para os substratos neurobiológicos e comportamentais da motivação pró-social. Tem se dedicado ao tema Mulher e Ciência. Participa do Capítulo-Brasil da “Organization-for-Women-in-Science-for-the-Developing-World” (OWSD), do Comitê de Diversidade da SBNEC e da coautoria de artigos nesta temática.
ELISA ESPOSITO
Bióloga, pela UFRGS, com Mestrado e Doutorado pela Engenharia Química da UNICAMP. Atualmente Profa. adjunta no Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP, alocada no curso de Biotecnologia. Atua nas áreas de microbiologia aplicada ao meio ambiente e saúde.
ELIZABETH SUCHI CHEN
Graduada em Ciencias Biológicas Modalidade Médica pela UNIFESP, com Mestrado e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Morfologia e Genética da UNIFESP, com doutorado sanduíche em genética psiquiátrica pela McGill University. Fez estágio pós-doutoral na UNIFESP e na McGill University, além de ter sido pesquisadora visitante na Harvard University. Atualmente, atua em pesquisas em Epigenética, principalmente em Doença de Alzheimer e Câncer Gástrico.
ELOÁ OTRENTI
Enfermeira formada pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, especialista em gerenciamento de enfermagem. Mestrado e doutorado pela Escola de Enfermagem da USP, com pesquisas desenvolvidas na área de educação de profissionais durante e após a formação. Atualmente sou enfermeira de educação continuada do hospital SEPACO. Em paralelo sou produtora de conteúdo audiovisual e instrucional.
EMERSON GOMES DOS SANTOS
Graduado em Estatística, Doutor e Mestre em Engenharia de Produção. Leciona e orienta na graduação na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios e na pós-graduação no Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp. Com esforço de pesquisa concentrado nos temas de negócios, economia e saúde, com a aplicação de estatística e métodos quantitativos a questões que promovem o desenvolvimento da ciência, tecnologia e saúde.
EMERSON RODRIGO DA SILVA
Professor do Departamento de Biofísica da EPM/UNIFESP, coordena o Laboratório de Biofísica Estrutural que se dedica ao estudo de materiais nanoestruturados para aplicações biomédicas voltados à entrega de DNA mediada por peptídeos de penetração celular.
ÉRICA APARECIDA GARRUTTI
Professora Adjunta do Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos. É doutora em Educação. Tem como principal linha de pesquisa: práticas pedagógicas bilíngues para alunos surdos na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
ÉRICA PEÇANHA
Doutora em Antropologia Social, com estágios de pós-doutorado na Faculade de Educação e no Instituto de Estudos Avançados da USP. Atua nas áreas de antropologia urbana, pesquisa social e ciências humanas e saúde com foco nas discussões sobre periferia, cultura e juventude. Pesquisadora do nPeriferias (Grupo de Pesquisa das Periferias - IEA/USP).
ERIKA CORREIA
Psicóloga de formação e Doutora em Ciências da Saúde, atua no Núcleo de Apoio ao Estudante da UNIFESP - Campus Diadema há 12 anos.
ERIKA DE SÁ VIEIRA ABUCHAIM
Psicóloga Hospitalar. Enfermeira Obstetra. Pós-Doutorado pela EEUSP. Especialização em Psicanalise Perinatal e Parentalidade pelo Instituto Gerar e em Educação Sexual pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana/ Faculdade de Medicina do ABC. Professora Associada da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP, Departamento de Enfermagem em Saúde da Mulher. Vice Presidente do Portuguese Spaking Group Marcé Society for Perinatal Mental Health. Integrante do Comitê Consultivo de Psicologia Perinatal e Perntalidade do CRP-SP. Coordenadora do Ambulatório Alínea Saúde Mental Perinatal - UNIFESP. Pesquisadora e Orientadora do Programa de Pós-graduação do Departamento de Obstetricia da EPM/UNIFESP com ênfase nos seguintes temas: Saúde Mental Perinatal, Parentalidade, Sexualidade Humana, Aleitamento Materno, Período Pós-parto e Método Qualitativo de pesquisa.
ETHEL MACIEL
Epidemiologista e Enfermeira pela UFES com Mestrado em Enfermagem de Saúde Pública pelaUFRJ, Doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela UERJ e Pós-doutorado em Epidemiologia pela Johns Hopkins University. Vice-reitora da Universidade Federal do Espírito Santo no período de 2013 a 2020. Reitora eleita para o quadriênio 2020-2024 na mesma Universidade, mas não nomeada pelo presidente. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Presidente da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (REDE-TB). Membro da Comissão de Epidemiologia da ABRASCO e Co-Titular da Cátedra Sérgio Vieira de Mello do Alto Comissariado da ONU para Refugiados. Membro do Grupo Técnico Assessor de Tuberculose no Ministério da Saúde, na OMS e na OPAS/PAHO. Representa o Brasil na Rede Governamental de Pesquisa em Tuberculose dos países do BRICS. Integra o Comitê Executivo da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas. Desenvolve suas atividades no Campo da Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando em métodos epidemiológicos, epidemiologia de doenças infecciosas, análise de controle de epidemias (COVID-19, Zika vírus, febre amarela) e em especial, daTuberculose. Desenvolve atividades de divulgação da ciência sendo atualmente colunista do jornal A Gazeta e comentarista da CBN Vitoria. É atuante na causa das Mulheres na Ciência.
EUNICE NAKAMURA
Sou Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado no Centre de Recherche Médicine, Santé, Santé Mentale et Société (CERMES 3) da Universidade Paris Descartes, Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista, vinculada ao Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva e ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Atualmente sou coordenadora do Laboratório Interdisciplinar Ciências Humanas, Sociais e Saúde e vice-coordenadora do Observatório de Saúde Mental de crianças, jovens e adultos nas sociedades contemporâneas. Tenho me dedicado a atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface entre a Antropologia e a Saúde Coletiva, a abordagem dos temas: antropologia da saúde, saúde mental, infância e cuidados.
FÁBIA RIBEIRO
Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2010); mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003) e graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (1998). Possui experiência no Ensino Superior atuando principalmente junto aos seguintes temas: História da África, diáspora africana nas Américas, ensino de História da África e cultura-afro-brasileira. No âmbito da pós-graduação integra o corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História PROFHISTÓRIA da UNIFESP e do Programme de Doctorat Unique ès-Lettres de la Faculté des Lettres et Sciences Humaines de lUniversité Cheikh Anta Diop, Dakar-Senegal. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnicos-Raciais - PPGER da UFSB (2017-2021).
FABIANA ELAINE CASARIN DOS SANTOS
Professora Associada do Depto de Ecologia e Biologia Evolutiva - Laboratório de Zoologia. Realiza pesquisas com insetos: História natural de Isoptera; Comportamento e Interação fungos e cupins e Ecologia Aplicada ao controle desses cupins. Atualmente, o laboratório ampliou seus grupos de estudo, com inventário de insetos e outros artrópodes da mata atlântica. Adicionalmente, é a coordenadora da parceria entre o Parque Ecológico Imigrantes e a Unifesp para atividades de pesquisa como o Inventário do Parque Ecológico Imigrantes e de extensão (co-responsável pela instalação do Meliponário para fins didáticos e de extensão), além de ser a coordenadora do projeto “Invertebrados em ação”, o qual colabora no projeto Articula Escola com orientação de alunos e oferecimento de material didático as escolas públicas e também está vinculado a curricularização da extensão nas UC´s de Zoologias I, II e III.
FABIANA PERRECHIL BONSANTO
Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas e pós doutorado em Engenharia de Petróleo no Centro de Estudos de Petróleo (CEPETRO) da UNICAMP. Atualmente é professor Adjunto C3 no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) atuando nas seguintes áreas: biopolímeros, encapsulação, emulsões e reologia.
FABIANE GALLUCCI
Bióloga pela Universidade Federal de Santa Catarina, fez mestrado em Ciências do Mar na Universidade de Ghent, Bélgica e doutorado em Biologia Marinha no Alfred Wegener Institute for Polar and Marine Research, Alemanha. Realizou pós-doutorado no Australian Museum e no Centro de Biologia Marinha da USP. Desde 2013 é docente do Instituto do Mar e atua nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar, Engenharia Ambiental e no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira. Sua pesquisa é voltada a ecologia de organismos microscópicos que vivem entre os grãos de sedimentos e seu uso como indicadores de qualidade ambiental.
FABIANO PAIXÃO
Dr. Fabiano Paixão é graduado em Física (FC-Unesp) e possui Doutorado Direto em Biologia Geral e Aplicada e pós-doutorado na área (IBB-Unesp). É autor de patente de dispositivo médico para diagnóstico em gastroenterologia, a primeira licenciada pela Unesp para uma empresa americana. Em 2018, pela UNIFESP, recebeu a primeira transferência de tecnologia ao Brasil na âmbito da saúde realizada através de acordo de cooperação entre a Varian e o Ministério da Saúde na área de radioterapia. Recentemente, atuou no credenciamento da UNIFESP como unidade da EMBRAPII na área de materiais. Sua principal atuação é no desenvolvimento de equipamentos médicos e possui forte interação com os players nacionais.
FABIANO PUPIM
Geógrafo. Pesquisador na área de geociências e meio ambiente, com ênfase em rio tropicais e áreas úmidas. Bolsista Produtividade do CNPq
FABIO AUGUSTO FARIA
Possui graduação em Ciência da Computação (UNESP, 2007), Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação (UNICAMP, 2010 e 2014). Foi Pesquisador Visitante na University of South Florida (2012--2013). Realizou pós-doutoramento no Instituto de Computação da UNICAMP (2014--2015). Foi Pesquisador Visitante no Australian Institute for Machine Learning (AIML) na The University of Adelaide (2019--2020). Atualmente é Professor no ICT-UNIFESP, coordenador do Grupo de Robótica FORGERS e membro do Grupo de Inovação baseada em Imagens e Sinais (GIBIS). As áreas de pesquisas são Aprendizagem de Máquina, Fusão de Informação, Visão Computacional e Processamento de Imagens.
FABIO GAVA AOKI
Fabio Aoki é professor na UNIFESP, Campus São José dos Campos, área/subárea: Engenharia Biomédica/Instrumentação Odontológica e Médico-Hospitalar. Fabio trabalhou como Postdoctoral Research Fellow na University Health Network em projeto de recelularização de arcabouços traqueais usando biorreatores e tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PPGEE/EPUSP) em Engenharia Biomédica. Possui graduações em Biotecnologia e Engenharia Biotecnológica pela UNESP e Mestrado em Ciências pelo PPGEE/EPUSP. No intervalo de 03/2015 a 02/2016, foi bolsista pelo Programa Ciência sem Fronteiras na UHN para pesquisa de descelularização parcial de órgãos no Latner Thoracic Surgery.
FABIO KON
Fabio Kon é Professor Titular de Ciência da Computação no IME-USP e Coordenador-Adjunto de Ciências Exatas e Engenharias na FAPESP. Suas áreas de pesquisa são Engenharia de Software, Cidades Inteligentes, Ciência de Dados, Software Livre e Empreendedorismo Digital. Fabio é autor de mais de 180 artigos em periódicos e congressos nacionais e internacionais e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes (http://interscity.org). Em 2013, foi professor Visitante em Technion, Israel, onde fez pesquisas sobre empreendedorismo digital e, em 2018, foi Professor Visitante no MIT onde desenvolveu pesquisas na área de Ciência de Dados aplicada a problemas urbanos.
FÁBIO KUMMROW
Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Mestre e Doutor em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Toxicologia a mais de 15 anos, e desde 2010 atua como docente na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – campus Diadema. Tem linhas de pesquisas nas áreas de Toxicologia Ambiental e Ecotoxicologia com foco em temas como mutagenicidade de contaminantes atmosféricos e aquáticos, avaliação de riscos químicos, avaliação ecotoxicológica de misturas, contaminantes de interesse emergente e toxicidade de resíduos industriais.
FABIO LUIS PETERLINI
Médico Cirurgião Pediátrico da Disciplina de Cirurgia Pediátrica da UNIFESP-EPM
Mestre e Doutor em Cirurgia em Cirurgia Pediátrica pela UNIFESP EPM
Técnico Administrativo em Ensino - Hospiptal Universitário - UNIFESP-EPM
FABIO ROBERTO PASSADOR
Docente do Curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus São José dos Campos. Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEM, UFSCar). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordena diversas projetos de pesquisa e atua na orientação de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Polímeros e Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: embalagens antiestáticas, materiais compósitos, materiais nanoestruturados, propriedades de transporte de materiais poliméricos, blendas e compósitos, sistemas compatibilizantes, processamento reativo e pós nanométricos.
FABIO VENTURINI
Professo adjunto no Departamento Multidisciplinar da EPPEN/Unifesp
FÁTIMA CRISTINA ALVES BRANCO BARREIRO
Fonoaudióloga, Docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Doutora em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP
FELIPE MANCINI
Felipe Mancini é professor associado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde 2013, atuando no curso Tecnólogo em Design Educacional (campus Reitoria), e no Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde (campus São Paulo).
FERNANDA AMARAL DE SIQUEIRA
Sessão 1058 - Estudos Avançados e Convergentes na Unifesp: o Papel dos Polos do IEAC na Pós-pandemia
Bacharel e mestre em Química pela universidade federal de Juiz de Fora. Doutora em Química Orgânica pela universidade de São Paulo. Pós doutorado em síntese orgânica na universidade estadual de campinas. Professora associada junto ao departamento da química da unifesp- campus Diadema.
FERNANDA DE NEGRI
Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), doutora em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pesquisa de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Também foi pesquisadora visitante na Universidade de Harvard, em 2017. No setor público, ocupou funções relacionadas com as políticas públicas para a produtividade e para a ciência e tecnologia: foi assessora econômica do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2008) e chefe da Assessoria de Acompanhamento e Avaliação do Ministério da Ciência e Tecnologia (2010-2012). Foi também diretora (2012-2017) e diretora adjunta (2009-2010) do Ipea. É autora de diversos artigos e livros e recebeu o prêmio BNDES de economia por sua dissertação de mestrado sobre o desempenho comercial das empresas estrangeiras no Brasil. Em 2014, o livro que organizou no Ipea sobre produtividade no Brasil foi finalista do prêmio Jabuti de economia
FERNANDA EMY MATSUDA
É professora adjunta do curso de Direito da Universidade Federal de São Paulo (Campus Osasco). É doutora (2016) e mestre (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Direito (2002) pela Universidade de São Paulo e graduação em Ciências Sociais (2012) também pela Universidade de São Paulo. Na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, foi pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena e do Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada. Seus temas de interesse e atuação são direitos humanos, educação popular em direitos, violência baseada no gênero, sistema de justiça criminal e sistema socioeducativo.
FERNANDA GASPAR DO AMARAL
Biomédica. Doutora em Fisiologia Humana. Professora Adjunta do Departamento de Fisiologia da Escola Paulista de Medicina. Pesquisadora da área de Pineal, Melatonina e Ritmicidade Biológica. Coordenadora do Laboratório de Neurobiologia da Pineal.
FERNANDA MIRANDA DA CRUZ
É Docente do Departamento de Letras, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP desde 2009. É graduada e doutora em Linguística pela UNICAMP (2008) e doutora em Ciências da Linguagem pela École école Normale Supérieure. Foi Coordenadora de Ações Afirmativas e Políticas de Permanência Estudantil da UNIFESP (2011-2014) e atualmente é vice coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP.
FERNANDA QUELHO ROSSI
Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Ilha Solteira. Obteve o título de Mestre em 2014 e o de Doutora em 2018, ambos no Programa de Engenharia Eletrônica e Computação, área Sistemas e Controle, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atuou no projeto de controle de atitude do satélite Amazônia-1, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), como bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI-DA), de 2018 a 2019. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus São José dos Campos. Áreas de interesse: Controle de Sistemas Dinâmicos, Automação, Sistemas Embarcados.
FERNANDA RIBEIRO DE ARAÚJO
Doutoranda no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde
Pesquisadora no Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano (LADH)
FERNANDO ATIQUE
Professor Associado do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, onde ministra cursos na graduação e na pós-graduação na área de História, Espaço e Patrimônio Edificado. Coordena o Grupo de Pesquisa CAPPH - Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica. Foi um dos editores da Thésis, revista da ANPARQ - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, (no biênio 2020 e 2021). É, atualmente, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP. É bolsista Produtividade em Pesquisa nível 2, do CNPq, desde 2018.
FERNANDO OTAVIO DE FREITAS PEREGRINO
Engenheiro, mestre e doutor em engenharia de producao pela COPPE/UFRJ, ex-secretario de ciencia, tecnologia e inovacao, ex-presidente da FAPERJ, diretor da Fundacao COPPETEC, autor de varios artigos e co-autoria sobre ciencia e inovacao, ex-diretor do Clube de Engenharia e atual Presidente do CONFIES,
FERNANDO RODRIGUES DE OLIVEIRA
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-Doutorado em História da Educação junto à Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, campus Araraquara (2019-2020). Doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília, com estágio de Doutorado Sanduíche (bolsa PDSE-CAPES) junto ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal; Mestre em Educação pela FFC-UNESP-Marília (2010); graduado em Pedagogia pela FFC-UNESP-Marília (2009); graduado em Letras pela Faculdade da Alta Paulista (2006). Líder do NIPELL - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura. Integrante dos Grupos de Pesquisa "História da Educação e do Ensino de Língua e Literatura no Brasil" (UNESP-Marília) e 'História da Educação: Intelectuais, Instituições, Impressos" (UNIFESP-Guarulhos). Atua, principalmente, com pesquisas de abordagem histórica sobre: Literatura infantil e juvenil; Ensino de Língua Portuguesa; Ensino de Literatura; Alfabetização, Leitura e Escrita; Currículo e Disciplinas Escolares; Livro e Edições didáticas; Pesquisador junto ao Ceale - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da FaE-UFMG. Coordenador do Subprojeto "Alfabetização" do Programa de Residência Pedagógica da CAPES / UNIFESP. É autor e organizador de livros; autor de artigos e capítulos de livros.
FERNANDO SFAIR KINKER
Possui graduação em TERAPIA OCUPACIONAL pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, políticas de saúde, desinstitucionalização, reforma psiquiátrica e loucura. Desde abril de 2021 é diretor acadêmico do Instituto Saúde e Sociedade da UNIFESP, campus baixada santista.
FLAMINIO DE OLIVEIRA RANGEL
Doutor em Educação pela PUC-SP, Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas e Especialista em Filosofia Política Moderna pela Universidade Federal do Paraná. Graduou-se como Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo e Licenciatura Plena em Física pela PUC-SP. É Professor Associado da UNIFESP no Dep. de Ciências Exatas e da Terra, onde atua na formação inicial e continuada de professores. É orientador de mestrado no programa de pós-graduação de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - PECMA, onde atua na Formação de Professores, com enfoque no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.
FLÁVIA CRISTIANE KOLCHRAIBER
Enfermeira pela Universidade Federal de São Paulo, especialista em Serviços de Saúde Pública e Saúde da Família. Mestre e Doutora em Ciências EPE-UNIFESP. Gestora de projetos do Instituto Brasileiro de Ensino e Apoio Comunitário (IBEAC). Membro do grupo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental - EISME (CNPq - UNIFESP). Atuou como gestora de serviços de saúde no município de São Paulo. Desenvolve pesquisa sobre práticas contemplativas em comunidades periféricas. Instrutora de programas de Mindfulness e compaixão pela Breathworks/Respiravida, pelo Centro de Ciência Contemplativa e Ética da Emory University e Facilitadora SEE Learning da Emory. Temas de interesse: Promoção da Saúde; Práticas Integrativas e Complementares; Educação Popular em Saúde; Atenção à populações vulnerabilizadas; Direitos Humanos.
FLÁVIA CRISTINA MARTINS QUEIROZ MARIANO
É doutora e mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) desde 2014. É professora-orientadora do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica (PIT - Unifesp), atuando nas áreas de Processos e Produtos Tecnológicos e Tecnologia da Informação e Comunicação. Desenvolve pesquisa na área de Estatística Aplicada, com ênfase em Metanálise, Modelos de Regressão, Modelos de Redes Neurais, Estatística Experimental e, recentemente, Estatística Forense.
FLAVIA GALLI TATSCH
Professora Associada do Departamento de História da Arte, da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, campus Guarulhos. Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Arte/UNIFESP(desde agosto de 2020). Responsável pelo Núcleo de Pesquisa História da Arte UNIFESP no Laboratório de Estudos Medievais - LEME. Tem como principais temas de pesquisa: história e imagens; história da arte medieval; cultura visual; transferências e circulações artísticas na Idade Média; gravuras tardo-medievais e da Primeira Modernidade.
FLÁVIA SARAIVA LEÃO FERNANDES
Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Fez Graduação em Enfermagem na Escola Paulista de Enfermagem/Unifesp (2007), é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifesp (2011), e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública/Universidade de São Paulo (2017). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, Educação e Urgência/Emergência.
FLAVIANE MELLO LAZARINI
Pós-doutora pela Escola Paulista de Enfermagem-Unifesp (2020). Doutora em Ciências/Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem-Unifesp (2016). Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2014). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Graduada em enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Tem experiência em docência na área de saúde coletiva, trabalho interdisciplinar, gestão em saúde, vigilância epidemiológica e educação em saúde para cursos de graduação e pós graduação das ciências da saúde (enfermagem, medicina, farmácia) e ensino técnico em enfermagem nas áreas de clínica médica, fundamentos de enfermagem, semiologia e semiotécnica, anatomia, fisiologia e fisiopatologia. Pesquisadora com ênfase em doenças transmissíveis, prevenção da transmissão vertical de infecções sexualmente transmissíveis, populações negligenciadas, vigilância em saúde, políticas de saúde e qualidade da atenção nos serviços de saúde. Atuou como assessora técnica da área de gestão, na Coordenação de Cuidado e Qualidade de Vida, no Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade da Região de Joinville- Univille na área da Saúde e gestora da área de Educação Permanente coordenando o Centro de Educação e Inovação em Saúde da Prefeitura Municipal de Joinville-SC.
FLORIANITA COELHO BRAGA CAMPOS
Dra. em Saúde Coletiva e docente aposentada Unifesp, campus BS. Faz parte da Coordenação Colegiada da Cátedra Kaapora de Conhecimentos tradicionais não hegemônicos.
FRANCILENE PROCOPIO GARCIA
Francilene Procópio Garcia
Professora da UFCG
Conselheira da ANPROTEC
Conselheira do CCT
Diretora da SBPC
FRANCISCA FERREIRA MICHELON
Professora Titular do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em História pela PUCRS (2001). Coordenadora de Comunidade e Cidadania e do Núcleo de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UFPel (2013-2016). Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPel (2017-2020). Orienta alunos em pesquisa, extensão e ensino em graduação e pós-graduação. Atua nos temas: fotografia, patrimônio cultural, patrimônio industrial, gestão de acervos acessibilidade em museus. Coordenou o Projeto para implantação do Polo Morro Redondo da Cátedra UNESCO-IPT (2020-2022). Membro da RED APPLAB- -Laboratorio Americano de los Paisajes Históricos de la Producción de Universidad de Sevilla (2019-atual). Pós-doutorado na Universidade de Sevilha (atual).
FRANCISCA RODRIGUES DE OLIVEIRA PINI
Docente do Curso de Serviço Social e do PPGSSPS da Unifesp, Campus Baixada Santista. Coordenação Adjunta do grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adolescentes e Famílias (GCAF) e Coordenadora do Projeto de Extensão; Vozes das crianças, adolescentes e jovens: educação em direitos humanos
GABRIELA DE BRELÀZ
Possui graduação em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP (2000), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP (2007) e doutorado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Varas - SP (2012). Desde 2012 é professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: advocacy, democracia, participação e sociedade civil, TICs, governo aberto, mediação de conflitos, políticas em educação superior e em ciência, tecnologia e inovação, investimentos e negócios de impacto. Atuou como assessora de relações institucionais e chefe de gabinete na gestão 2017-2021 da Unifesp e como coordenadora do Congresso Acadêmico da Unifesp 2020 e 2021. Atualmente coordena o curso de Administração da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Unifesp.
GEORGE VIANA
Sou graduado em Ciências Contábeis na Faculdade Peruíbe (FPbe), com experiência em contabilidade empresarial e administração. Desde 2018 sou técnico administrativo da Universidade Federal de São Paulo, atuando no gabinete da Reitoria e organização do Congresso Acadêmico, com destaque na implantação do modelo online deste evento.
GIANNA MARIA GRIZ CARVALHEIRA
Bacharel em Ciências Biológicas (UFPE, 1986), mestre em Botânica (UFRPE, 1993) e doutora em Ciências Biológicas (UFPE, 2001).
Professor Associado do Departamento de Morfologia e Genética e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional, EPM, Unifesp.
Experiência na área de Genética, com ênfase em Citogenética, Genética Molecular e Regulação Gênica.
Participou da Câmara Recursal do Consu (2017 a 2019) e da Comissão de Ética Pública (2019 a 2022), ambos da Unifesp.
Participou da publicação de 04 capítulos de livros:
a) FISH em cromossomos humanos, no livro Citogenética Molecular: Protocolos Comentados, Prof. Marcelo Guerra, 2012;
b) Estudos dos cromossomos humanos: cariótipo e técnicas avançadas, Prof. Dr. Décio Brunoni e pela Dra. Ana Beatriz Alvarez Perez, 2013;
c) Clínica Médica. Diagnóstico e tratamento. 6 volumes, Prof. Antonio Carlos Lopes, 2013, e
d) Citogenética: Da teoria da hereditariedade à citogenética molecular, no livro Mendel: Das leis da hereditariedade à engenharia genética, Francisco José Lima Aragão e José Roberto Moreira, 2017, premiado pela ABEU/2018.
Membro da Sociedade Brasileira de Genética, desde 1985
Revisora de várias revistas indexadas nacionais e internacionais
Desenvolve projetos Educacionais, para produção de material didático multimídia (http://ucgenetica.sites.unifesp.br/index.php/pt/)
Publicou o Auroras Orientais, em 2010, sobre uma experiência sabática na Ásia
GILBERTO CUNHA FRANCA
Geógrafo, Mestre e Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da Universidade Federal de São Carlos. Atua em duas linhas de pesquisa: Espaços comuns na metrópole de São Paulo e Território, educação e coletivos sociais. Atualmente faz pós-doutorado no Programa de Pesquisa em Educação da UNIFESP, Campus Guarulhos.
GILBERTO PESSANHA RIBEIRO
Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2005), Mestre em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná/UFPR (1989), Especialista em Geologia do Quaternário pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2007) e Graduado em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (1985). Professor concursado, classificado em 1º lugar na UNIFESP/Campus Baixada Santista (SP), Instituto de Saúde e Sociedade, Departamento de Ciências do Mar, na área de "Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica", com data da posse 21/11/2013.
GIOVANNA BONILHA MILANO
Professora de direito urbanístico do Instituto das Cidades, Campus Zona Leste. Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora do grupo Transborda - estudos da urbanização crítica (Unifesp) e do grupo Labá - direito, espaço e política (UFRJ/UFPR/Unifesp). Coordenadora do Projeto de extensão Conflitos Fundiários Urbanos (PECFU), vinculado ao Observatório de Remoções.
GIRLIANI SILVA DE SOUSA
Docente da Escola Paulista de Enfermagem. Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica. Disciplina Enfermagem em Saúde Mental e Educação, comunicação e saúde. Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento - UFPE e Mestre em Saúde Coletiva - UNIFOR.
GISELE GRINEVICIUS GARBE
Doutora em Ciências (Unifesp) com pesquisa realizada sobre Sucesso e Evasão em Cursos de Especialização a Distância na área da Saúde, mestrado em Ciências Biológicas (Unifesp), especialização em Inovação e Gestão em Educação a Distância (USP), graduação em Ciências Biomédicas (Unifesp). Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Coordenadora do curso de Tecnologia em Design Educacional (TEDE). Membro do grupo de pesquisa LEC - Linguagem, Educação e Cibercultura. Atuação e experiência em design educacional, gestão de cursos e projetos na modalidade EAD, educação mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação.
GISELLE ZENKER JUSTO
É Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas, onde obteve os títulos de Mestre em Química Orgânica e Doutor em Ciências pelo Instituto de Química. Realizou seu Pós-doutoramento na área de Imunofarmacologia e Imunotoxicologia na Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP, onde também atuou como orientadora e pesquisadora colaboradora. Em 2003, realizou estágio no Laboratório do Dr. Robert Wiltrout no NCI/NIH (EUA) e em 2006 e 2008, no Laboratório do Professor Maikel Peppelenbosch, Groningen University Medical Centre (Holanda), com quem mantém colaboração em pesquisa. Atualmente, é professora de Bioquímica na UNIFESP/Campus Diadema. Desenvolve pesquisa na área de farmacologia bioquímica e molecular e seus estudos têm como objetivo explorar as vias bioquímicas e interações celulares que regulam proliferação, diferenciação e resistência tumoral, principalmente em doenças onco-hematológicas, e na pesquisa de novos compostos bioativos.
GISLENE TORRENTE VILARA
Doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, docente do Instituto do Mar/UNIFESP onde leciona e trabalha, em especial, com Ecologia de Peixes, Impacto de Hidrelétricas e Gestão de Bacias Hidrográficas no Laboratório de Física Aplicada e Meio Ambiente - LaFAMA/IMar/UNIFESP. É coordenadora do projeto de extensão "PodCast Com Quantos Paus se Faz uma Canoa". A interdisciplinaridade tem sido minha principal aliada para buscar e divulgar caminhos filosóficos adormecidos no mundo das ciências naturais para colaborar com a lista de idéias que emolduram o sonho de ajudar a adiar o fim do mundo.
GIULLIA REALE
Sou a Giullia, estudante de nutrição na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - campus Baixada Santista. Estou cursando o 3º ano da graduação e, atualmente, sou extensionista do projeto Panela Aberta,que visa compartilhar os princípios do Guia Alimentar para a População Brasileira para além da comunidade acadêmica, por meio de oficinas autorais.
GRACIELE ALMEIDA DE OLIVEIRA
É bacharel em Química e doutora na área de Bioquímica pelo Instituto de Química USP. Foi docente na Unifesp - Campus Diadema e Guest Researcher no National Cancer Institute (NIH, EUA). A busca por desenvolver uma divulgação científica mais acessível e democrática a levou a especializar-se em Jornalismo Científico no Labjor-Unicamp e a cursar Educomunicação na ECA-USP. Foi responsável pelo desenvolvimento e gestão da divulgação científica do BINGO Telescope. Atualmente, é Chefe do Núcleo de Comunicação da Fundação Carlos Chagas, faz parte do Blogs de Ciência da Unicamp e é Diretora de Rede da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência).
GUILHERME HENRIQUE PEREIRA FILHO
Sessão 1004 - Instituto do Mar e a gestão ambiental na Baixada Santista: sinergias e potencialidades
Graduou-se em Ciências biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2004. Obteve o título de doutor em botânica no ano de 2008 pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Entre janeiro e julho de 2009 foi professor de botânica na Universidade Federal do Espírito Santo. Entre agosto de 2009 e julho de 2010 foi bolsista de pós-doutorado (PRODOC/CAPES) da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Entre 2010 e 2013 foi professor do Departamento de Botânica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Em 2013 assumiu a vaga de professor adjunto do Departamento de Ciências do Mar da Universidade Federal de São Paulo (IMar/UNIFESP). Na UNIFESP atuou como vice-coordenador do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia do Mar, coordenou o módulo de Biodiversidade Marinha, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira e desenvolve atividades de pesquisas voltadas para a descrição e compreensão de processos ecológicos relativos aos Bancos de Rodolitos. Além disso, tem atuado em estudos de comunidades bentônicas de ilhas oceânicas e recifes mesofóticos. Orienta no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira do IMar/Unifesp no qual atuou como coordenador entre 2017 e 2020.
HANNA KAREN MOREIRA ANTUNES
Sessão 1058 - Estudos Avançados e Convergentes na Unifesp: o Papel dos Polos do IEAC na Pós-pandemia
Docente do Departamento de Biociências, Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista; Mestre e Doutora em Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina; Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Uberlândia.
HELENA B NADER
Professora titular da EPM/Unifesp, bolsista de produtividade do CNPq (nível 1A), catedrática da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência (IEA/USP), presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), co-Presidente da InterAmerican Network of Academies of Sciences (IANAS) e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Recebeu vários prêmios e honrarias nacionais e internacionais pelos seus trabalhos na área de glicobiologia. Orientou 46 mestres e 52 doutores que desenvolvem pesquisa e ensino em instituições no país e no exterior.
HELOISA CANDIA HOLLNAGEL
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e em Matemática com ênfase em Informática pela Universidade Paulista - UNIP (2012), Mestre (1994) e Doutora (2000) em Ciências pela Universidade de São Paulo. Tem como foco a análise de políticas públicas, a educação e a implementação de práticas da sustentabilidade para redução de custos operacionais, ambientais e sociais. Com experiência de mais de doze anos em organizações do Terceiro Setor na busca de financiamentos para realização de projetos Socioambientais, participa da gestão, elaboração e desenvolvimento de projetos, captação de recursos e Instrução dos Processos de Financiamento junto às agências de fomento nacionais e internacionais. É professora Adjunto II da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Campus Osasco com as disciplinas de Contabilidade Social e Ambiental e Elaboração e Viabilização de Projetos Socioambientais com ênfase em Práticas ESG/ Mudanças Climáticas.
HENRIK JOSHUA
Meu nome é Henrik, sou estudante do 5º termo do curso de Ciências Ambientais na Unifesp Diadema, e atualmente sou Vice-presidente da Sustentare Jr.
HENRIQUE BALLALAI FERRAZ
Professor Adjunto Livre Docente da Disciplina de Neurologia da UNIFESP/EPM
Coodenador do Ambulatório de Distúrbios do Movimento da Neurologia da UNIFESP/EPM
HENRIQUE ZOQUI MARTINS PARRA
Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento (Pimentalab); pesquisador e membro do conselho da Rede Latino-americana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits); pesquisador fundador do Laboratório de Humanidades Digitais da Unifesp (lab.hum); membro do coletivo Tramadora.
HUGO DE CAMPOS BRAGA
Professor da área de química ICT-Unifesp
IARA ROCHA ANTUNES PEREIRA BRESOLIN
Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Química. É professora do departamento de Engenharia Química da Unifesp Campus Diadema desde 2014, pesquisadora na área de purificação de biomoléculas. Mãe do Bernardo de 6 anos. Embaixadora do Parent in Science, integrante do movimento MaternaCiência e do GT Mães da Unifesp.
IARA ROSA FARIAS
Profa Dra Iara Rosa Farias vínculada ao Departamento de Letras da EFLCH/Campos Guarulhos-UNIFESP. Doutorado em Semiótica e Linguística Geral (USP). Atualmente pesquisa Intertextualidade/Interdiscurisvidade e a construção da verdade em textos multimodais. Atual Coordenadora do projeto de extensão Texto e Contexto/Siex. Coordenadora do projeto de monitoria Letramento Acadêmico no curso de Letras/EFLCH.
IGOR TADEU LAZZAROTTO BRESOLIN
Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Química, com pós-doutorado no exterior na área de processos biotecnológicos. Tem experiência em processos de separação, atuando na linha de pesquisa de recuperação e purificação de anticorpos e enzimas, utilizando técnicas de precipitação e cromatografia. Atualmente é Professor Associado D-II do campus Diadema, estando como chefe do Departamento de Engenharia Química para o período 2020-2023.
ILANA GOLDSTEIN
Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, Mestre em Mediação Cultural pela Universidade Paris 3 - Sorbonne Nouvelle e Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas. Docente no Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Membro do Programa de Pós-Graduação em História da Arte. Atuou como assessora cultural na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unifesp de 2015 a 2017. Foi vice-chefe de Departamento em 2017 e 2018. É co-coordenadora da Cátedra Kaapora, voltada à valorização de conhecimentos e formas expressivas tradicionais e não-hegemônicos, desde 2015. Em 2020, assumiu a vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Unifesp. Foi coordenadora e professora no MBA Gestão de bens Culturais, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) de 2008 a 2013, e docente na Pós-graduação lato sensu Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado, do Centro Universitário SENAC, entre 2011 e 2013. Paralelamente à trajetória acadêmica, elaborou, coordenou e avaliou projetos artístico-culturais junto a diversas organizações, como Itaú Cultural, Companhia das Letras e Ministério da Cultura. Participou de curadorias de exposições como Tempo dos Sonhos: a arte aborígene contemporânea da Austrália (Caixa Cultural, 2016, 2017 e 2018; Casa Fiat de Cultura, 2017) e Portos (Sesc Santos, 2021). Foi também uma das fundadoras da Proa - revista de Antropologia e Arte.
IMPÉRIO LOMBARDI JR
Fisioterapeuta, especialista em reumatologia, prof. Associado do departamento de Ciências do movimento humano do Campus Baixada Santista
INDAIÁ BASSANI
Indaiá de Santana Bassani desenvolveu estágio de pós-doutoramento na Universidade de Nova Iorque (NYU), possui doutorado (2009-2013) pela Universidade de São Paulo, com estágio Sanduíche na Universidade da Pensilvânia (UPENN) (2012). Desenvolveu, também na USP, mestrado em linguística (2009), bacharelado em letras (português e linguística - 2002-2006) e licenciatura em português (2006-2007). Atua principalmente na área de morfologia e suas interfaces com a sintaxe (estrutura argumental), semântica verbal e fonologia. Interessa-se também pela interface Morfologia-Psicolinguística, no processamento de palavras e aquisição de morfologia. É professora adjunta no curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), atua na graduação e pós-graduação, e é membro do Laboratório de Linguagem e Cognição da Unifesp (LabLinC), do Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída da USP (GREMD-USP) e do WordLab.
ISABEL CRISTINA CÉSPEDES
- Docente da Disciplina de Genética do Departamento de Morfologia e Genética da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP.
- Orientadora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional da EPM/UNIFESP, com o estudo da associação gene-ambiente no desenvolvimento de transtornos mentais.
- Coordenadora de projeto na área temática “Promoção do Bem-Estar para Enfrentamento de Questões Relacionadas à Violência e ao Uso de Drogas” do Programa Institucional de Internacionalização - Capes Print UNIFESP.
ISABEL MELERO BELLO
Professora Associada do Departamento de Educação da Unifesp. Doutora em Educação pela FEUSP. Orientadora de mestrado e doutorado do PPGE- Unifesp. Pesquisadora na área de formação de professores, políticas educacionais e saberes escolares.
ÍSIS BOLL DE ARAUJO BASTOS
Professora de Direito Privado na Unifesp, Coordenadora da Câmara de Mediação da Unifesp - CAMU, Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa: Estudos avançados de prática e teoria em mediação, Coordenadora da Ação de Extensão Comunica Direito Privado, Doutora e Mestra em Direito pela PUCRS, com estágio doutoral de pesquisa na Universidad de Burgos - Espanha e Mediadora formada e certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML.
ÍSIS GOIS
Mulher Trans e Caiçara. Nutricionista com Aperfeiçoamento Ambulatorial em Nutrição e Saúde Coletiva pela Universidade de Taubaté e especializada em Comportamento Alimentar pela POSFG. Atualmente, é pós-graduanda no Programa de Endocrinologia e Metabologia da EPM/UNIFESP, atua como nutricionista voluntária no Núcleo TransUnifesp e é integrante do Comitê Técnico Municipal de Saúde Integral LGBTI+ da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
ÍSIS MUSTAFÁ
Ísis Mustafá é graduanda em políticas públicas na Universidade Federal do ABC e secretária-geral da União Nacional dos Estudantes - UNE. Tem militância destacada nos movimentos estudantis desde então, foi presidenta do Diretório Central dos Estudantes da UFABC e é coordenadora nacional do movimento Correnteza. Atua ainda na construção autônoma de casas de referência da mulher, combatendo a violência e salvando a vida de muitas vítimas da violência machista.
ISMARA IZEPE DE SOUZA
Me chamo Ismara e sou docente do Departamento de Relações Internacionais da UNIFESP. Sou historiadora de formação e leciono Política Externa Brasileira. Na Unifesp atuei como coordenadora de curso e do NAE, e fui presidente da Câmara de Graduação do campus Osasco. Tenho interesse de pesquisa nos seguintes temas: história da política externa brasileira, política externa brasileira contemporânea, relações entre imprensa e política externa, imigração espanhola e guerra civil da Espanha.
IVAN MACHADO MARTINS
Atualmente é pesquisador de pós doutorado pela Universidade Federal de São Paulo no projeto PactoMar - Pesca artesanal e conflitos socioambientais. Possui doutorado em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul). Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Possui experiência em trabalhos interdisciplinares com foco na vulnerabilidade social às mudanças climáticas, dimensão humana da pesca, percepção, qualidade de vida, segurança alimentar e modos de vida.
IVO DA SILVA JÚNIOR
Sessão 1058 - Estudos Avançados e Convergentes na Unifesp: o Papel dos Polos do IEAC na Pós-pandemia
Presidente do IEAC (Instituto de Estudos Avançados e Convergentes)/ UNIFESP; Professor do Depto de Filosofia/UNIFESP
IZABEL P. MEISTER
Arquiteta, doutora em Educação, Arte e História da Cultura, é professora da Universidade Federal de São Paulo/Unifesp desde 2014, atuando, principalmente, no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional. Coordenadora adjunta do projeto de extensão LEDE - laboratório experimental de Design sobre rodas. Desenvolve projetos de extensão e pesquisa sobre conhecimento aberto e em rede, visualização de dados para Educação, sobre o design, com foco em design para ambientes virtuais, visualização de dados e design social.
IZILDA JOHANSON
Professora associada do curso e do programa de pós-graduação de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu mestrado e graduação. Seu trabalho de pesquisa concentra-se na área de filosofia contemporânea, com ênfase nos temas relacionados ao vital, à criação, à subjetividade, e também às questões de gênero e aos estudos feministas e decoloniais. É vice-coordenadora do GT Filosofia e Gênero da ANPOF e membra da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas.
JACIRA DE FREITAS
Professora Associada da Unifesp, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Realizou estágio Pós-Doutoral em Filosofia na Université Paris1 Sorbonne e Pós-Doutorado em Filosofia na USP. Bacharel, mestre e doutora em Filosofia pela USP. É pesquisadora de Ética e Filosofia Política e História da Filosofia Moderna (com ênfase no século XVIII).Vice-presidente da Abes18 Associação de Estudos do Século XVIII; coordenadora do GT Rousseau e o Iluminismo da Anpof e Líder de Grupo de Pesquisa Rousseau e a Filosofia Francesa do Iluminismo (CNPq). Pesquisadora do GIP Grupo Interdisciplinar de Pesquisa J.-J. Rousseau CNPq (UFG) e GT Filosofia e Direito da Anpof.
JAIME ARTURO RAMIREZ
Jaime Arturo Ramírez é professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Concluiu a graduação em Engenharia Elétrica (1986) na UFMG e o doutorado no Imperial College London (1994), onde obteve o prêmio: outstanding research. Participou do Comitê Assessor em Engenharia da Fapemig (1998-2000), Comitê Assessor em Engenharia Elétrica e Biomédica do CNPq (2009-2012), Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) e Conselho Superior (CS) da Capes (2007-2008). Sócio fundador e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (2006-2010). Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação (2003-2008) e Reitor da UFMG (2014-2018). É o atual presidente da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da UFMG (Fundep).
JAMES N. GREEN
Professor de História do Brasil na Brown University
JANETE MARIA CERUTTI
Professora Associada da Disciplina de Genética, Vice-Chefe da Disciplina de Genética, Diretora do Laboratório as Bases Genéticas dos Tumores da Tiroide, Presidente Eleita da Sociedade Latino Americana de Tiroide, Preceptora da Liga de Acadêmica de Aconselhamento Genético (LAAG)
JAQUELINA MARIA IMBRIZI
Professora Associada III da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Credenciada nos programas da pós graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Ensino em Ciências da Saúde (Modalidade Profissional). É uma das coordenadoras do Laboratório Inter Campi de Psicanálise, Política, Arte e Sociedade da Unifesp - Baixada Santista e Guarulhos - cadastrado no diretório de Pesquisa do CNPq. É membra do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (USP) e do Coletivo Internacional Amarrações - Psicanálise e Politicas com Juventudes. Atualmente coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Sonhos, Juventudes e Psicanálise, o Projeto de Extensão: Arte e Sonho: abordagem psicanalítica nos modos de cuidar das Juventudes e é vice coordenadora da Ação de Extensão "Clínicas Sociais, Psicanálise e Filosofia". Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, sonhos, juventudes, cultura e sociedade; mal-estar e violência; narrativa de história de vida e grupo como dispositivo.
JEFFER CASTELO BRANCO
Doutorando pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinas em Ciências da Saúde (Unifesp – 2018/2022); Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Análise Ambiental Integrada da Unifesp (2014-2016); Graduado pelo curso de Serviço Social da Unifesp (2010-2013); Assessor na Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá (2010-2015); Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde Socioambiental da Unifesp (2010-2022); Especialização em Avaliação de Riscos à Saúde Humana por Exposição a Resíduos Perigosos (MS/UFRJ-2006); Membro da Comissão Nacional de Segurança Química (CONASQ/MMA, 2006/2007); Técnico em Meio Ambiente – CRQ nº 04404526/CFQ, nº 025545 – (2003); Conselheiro Estadual do Meio Ambiente, Consema-SP (2001/2002).
JEFFERSON MARIANO
Dr. em desenvolvimento econômico (Unicamp) e mestre em economia política pela PUC/SP. Atuo como analista socioeconômico do IBGE desde 2002 na área de disseminação de informações e professor de economia na Faculdade Cásper Líbero.
JENNIFER ALVAREZ
Assistente de projeto na OIM no Brasil. É mestre em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), pelo Programa de Integração da América Latina (PROLAM) da Escola de Comunicações e Artes, e bacharel em ciências sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Foi coordenadora de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, da Prefeitura do Município de São Paulo.
JOANA DE FÁTIMA RODRIGUES
Professora adjunta de graduação e da pós-graduação na área de Língua Espanhola e suas Literaturas, do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui graduação em Letras (Bacharelado e licenciatura, Português-Espanhol, USP, 2002) e em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, 1980). É mestre (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana, 2005) e doutora (Literatura Brasileira, 2012) em Letras pela USP. Pós-graduada em Tradução Espanhol-Português (Universidade Gama Filho, 2008). Pós doutora pelo IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) na USP. Autora do livro Antonio Candido e Ángel Rama Críticos literários na imprensa (Editora Unifesp, 2018). Integra o grupo de pesquisa Observatório de Educação Superior da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, coordenado pela profa. Dra. Magali Aparecida Silvestre da mesma instituição. Tem experiência na área de Letras (literaturas em língua espanhola) e Jornalismo (jornalismo literário e cultural), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de literaturas em língua espanhola, diálogos entre literatura e jornalismo, narrativas contemporâneas latino-americanas (crônica) e escritas de si (correspondência).
JOÃO DO PRADO FERRAZ DE CARVALHO
Professor Associado I do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória ). Pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em História e Geografia para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (DE- EFLCH- UNIFESP). Membro do Grupo de Pesquisa Escola Pública, Infâncias e Formação de Professores (GEPEPINFOR) e do Grupo de Pesquisa Memórias e Escritos do Ensino de História. Com experiência na formação de professores atua nas áreas de Educação e História, com ênfase em História da Educação Brasileira e no Ensino de História.
JOÃO TRISTAN VARGAS
Tem como áreas de interesse em pesquisa, fundamentalmente: relações de trabalho, legislação trabalhista, indústria fabril, liberalismo, desenvolvimento sustentável, teoria do conhecimento e metodologia científica. Autor, entre outras obras, de "O trabalho na ordem liberal".
JORGE ANDRADE COSTA
Membro do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis (Até 2020), Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, Mestre em Ciências Contábeis e Financeiras pela PUC/SP, MBA Controller pela FIPECAFI, Graduado em Ciências Contábeis, Graduado em Ciências Atuariais pela PUC/SP. Professor de Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Ciências Atuariais em Instituições como FIPECAFI, UNIFESP, FBM e FEBRABAN, Coautor do Livro “Contabilidade de Seguros – Fundamentos e Contabilização das Operações”, publicado em 2018 pela Editora GEN Atlas, Autor de artigos na área de contabilidade de seguros, contabilidade tributária e contabilidade internacional, Membro da Comissão de Desenvolvimento Científico e Acadêmico do CRC/SP, Membro do Comitê de Auditoria da Munich Re e Chubb (Resseguradoras), Membro do Comitê de Auditoria da Chubb (Seguradora) e Membro de Conselhos Fiscais – Caixa Residência e Invepar.
JORGE LUIZ BARCELLOS DA SILVA
Licenciado em Geografia (UFRGS), Mestre em Geografia Humana (USP) e Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP). Professor Associado no Departamento de Educação ( DE) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos (EFLCH/UNIFESP) ; Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UNIFESP), Linha de Pesquisa: Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Professores (GEPEPINFOR) e Grupo de Estudos e Observatório de Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica (GEODDIP). Os interesses de pesquisa incidem principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Geografia, Formação de Professores de Geografia, Formação de Professores na/da escola pública, Teoria e Método da Ciência Geográfica, Geografia da Educação, Professores nas cidades: experiências urbanas, fundamentações e práticas pedagógicas e escola em periferias.
JOSÉ CARLOS F. GALDURÓZ
Médico Psiquiatra. Prof. Associado do departamento de Psicobiologia - UNIFESP
JOSE GUILHERME FRANCHI
Geólogo (IGc-USP, 1981), Mestre em Engenharia Mineral (EPUSP, 2000) e Doutor em Geoquímica e Geotectônica (IGc-USP, 2004). Atualmente é professor (Associado I) da Unifesp, Campus Diadema. Tem experiência Mineração e Meio Ambiente, Turfas e agrominerais, Riscos Geológicos, Recuperação de Áreas Degradadas, Resíduos Sólidos, Avaliação de Impactos Ambientais, Áreas de Preservação Permanente.
JOSÉ MILTON ALMEIDA DA SILVA
Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC São Paulo, Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Nove de Julho. Atua como professor dos cursos de graduação e pós-graduação, projetos de extensão e pesquisas nas áreas de contabilidade, finanças corporativas e mercados financeiros. Também possui larga experiência profissional no mercado financeiro nacional, atuando na área de análises econômico-financeiras de empresas e projetos de investimentos.
JOSÉ RENATO ROSA CUSSIOL
Professor Adjunto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) junto ao Departamento de Bioquímica. Desenvolve pesquisa na área de sinalização celular em eucariotos investigando os mecanismos moleculares responsáveis pela resposta ao dano genômico.
JOSÉ ROBERTO CASTILHO PIQUEIRA
Professor titular da Escola Politécnica da USP, presidente do conselho superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e bolsista de produtividade nível 1A do CNPq.
JOSÉ VICENTE
Advogado, é doutor em Educação pela Unimep. Mestre em Administração (Metodísta Piracicaba), mestre em Direito (Escola Paulista de Direito). É fundador e reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, fundador presidente da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural (Afrobras), fundador e titular do Movimento Todos Pela Educação. Integra: a Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Prouni (Conap), o Conselho Consultivo do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça, a Comissão de Acompanhamento do Sistema de Pontuação Diferenciada, a Comissão de Acompanhamento da Política de Inclusão da USP, o Conselho Curador da Fundação Memorial da América Latina, o Conselho Superior de Estudos Avançados Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Conselho Consultivo do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e o LIDE (Líderes Empresariais), a Comissão Arns. Autor de “Discursos Afirmativos” (Editora Unipalmares, 2018).
JOSIANE STELUTI
Nutricionista, mestre e doutora em Ciências pela FSP-USP. Doutorado sanduíche no Jean Mayer USDA Human Nutrition Research Cancer on Aging. Pós-doutorados pela FSP-USP e UNIFESP. Professora Adjunta no Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva do Instituto Saúde e Sociedade. Docente no eixo Específico do Curso de Nutrição e eixo Trabalho em Saúde, e no curso de pós-graduação na disciplina Avaliação do Consumo Alimentar em Estudos Epidemiológicos. Orientadora credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Nutrição (PPGNUT) e Interdisciplinar em Ciências da Saúde (PPGICS).
JULIA SCHMIDT MASO
Psicóloga clinica e hospitalar. Mestre pela PUCSP. Psicologa da Unidade de Psicologia do Hospital Sírio Libanes e Tutora do Curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos Pediátrico no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês
JULIA YAEKO KAWAGOE
Julia Yaeko Kawagoe
Enfermeira Especialista em Prevenção e Controle de Infecção e Especialista em Tecnologias da Educação - SENAC
Doutora em Enfermagem - EEUSP
Docente do Mestrado Profissional em Enfermagem – Faculdade Israelita Ciências da Saúde Albert Einstein
Consultora Técnico-científica (OMS/África)
JULIANA DE LIMA LOPES
Professora Adjunto 3 da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq
JULIANA E PEROBELLI
Graduada em Ciências Biológicas - UNESP, Campus Botucatu. Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, tendo desenvolvido sua tese na área de Toxicologia da Reprodução e do Desenvolvimento. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, onde desenvolve pesquisas na área de Toxicologia Experimental, investigando os efeitos adversos de poluentes ambientais, fármacos e novos produtos sobre a saúde geral e reprodutiva de animais de experimentação.
JULIANA GARCIA CESPEDES
Professora do Instituto de Ciência e Tecnologia na área de estatística. Coordenadora do Escritório de Dados Estratégicos da Unifesp e também Pró-Reitora de Planejamento.
JULIANA MARCIA SANTOS SILVA
Bacharela em Serviço Social e Mestra em Estudos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismos pela Universidade Federal da Bahia. Doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Pesquisadora do GT de Mulheres Cientistas e Maternidades Plurais GTMCMP/UFG, do Grupo Ciência, gênero e educação CIGE/NEIM e do Grupo de Pesquisa Ações Afirmativas e Reconhecimento - GPAAR/PUC-Rio
JULIO CEZAR FRANCO DE OLIVEIRA
Possui graduação em Farmacia Bioquimica Modalidade Alimentos pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP - Diadema. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Genômica Funcional, atuando principalmente: Microbiologia Molecular e Aplicada. Ministra aulas de Biologia Molecular e Biotecnologia.
KANCHAN KHEMCHANDANI
Possuo doutorado em Física - Universidade de Bombay. Eu fiz pós-doutorado no Instituto de Física Corpuscular (Valencia), Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade de São Paulo e Research center for nuclear physics da universidade de Osaka (Japão). Formei parte de corpo docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro até 2017. Atualmente sou professor adjunto da universidade federal de São Paulo (unifesp- campus Diadema). Tenho experiência na área de Física, com ênfase em Física hadronica, em estudos baseados nas teorias de campo efetivo, e usando regra de soma do QCD. Resolvo frequentemente as equações de espalhamento tipo Bethe-Salpeter, Lippmann-Schwinger, Faddeev, etc.
KAREN MAITANA BORGES CRUSCA
Karen Crusca tem graduação em História pela UNESP e MBA em Inteligência de Mercado pela Ibramerc/Live University. Ingressou na Dow em 2013 como assistente comercial. Em 2015 passou a dar suporte a área de Inteligência de Mercado, e em 2018 assumiu a função de Especialista de Marketing para o negócio de Soluções para Consumo com foco em Silicones para os mercados de higiene e beleza, construção, automobilístico, entre outros segmentos, atendendo toda a América Latina. Ela mora em São Paulo.
KÁREN MENDES JORGE DE SOUZA
Enfermeira, Professora adjunto do Departamento de Saúde Coletiva (DeSC), da Escola Paulista de Enfermagem (EPE). Vincula-se à área de Enfermagem em Saúde Coletiva, na graduação e pós-graduação, com ênfase nos seguintes campos de ensino-pesquisa-extensão: Promoção da Saúde e Práticas integrativas e complementares em saúde. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da EPE/UNIFESP e coordena o projeto social "Bem-te-vi: práticas integrativas e complementares em saúde".
KARIN ARGENTI SIMON
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e doutorado em Bioquímica também pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Estresse Oxidativo e Espécies Reativas, atuando principalmente nos seguintes temas: efeitos hepatotóxicos de xenobióticos, estresse oxidativo no envelhecimento e suas co-morbidades, função de neutrófilos polimorfonucleares, estresse oxidativo e hipertireoidismo.
KARLA HELENE M LIMA
Doutoranda do Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é enfermeira do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) do Campus Baixada Santista da UNIFESP. Mãe de uma menina e um menino.
KÁTIA DE ANGELIS
Prof Livre Docente do Depto de Fisiologia UNIFESP
Orientadora do PPG em Medicina Translacional da UNIFESP
Coordenadora do Concea-MCTI
Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão
Bolsista de Produtividade 1B do CNPq
KATIA OLIVEIRA
A Dra. Katia Oliveira é biomédica, fez seu doutorado e pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo. Foi jovem pesquisadora no Instituto Adolfo Lutz e atualmente é Professora adjunta do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da EPM, UNIFESP. Sua linha de pesquisa é focada no agente causador de uma doença tropical negligenciada, na qual estuda as vias de transdução de sinal e os perfis de expressão gênica do parasita Schistosoma mansoni. Junto à Profa. Erika Suzuki coordena o projeto de extensão universitária “Patógenos em jogo” no qual desenvolve jogos educativos sobre doenças infecciosas. O primeiro produto do projeto de extensão foi o jogo de tabuleiro “Guerra dos patógenos”, o qual é reconhecidamente divertido e que já foi testado em mais de 500 crianças e adolescentes da rede pública e particular de ensino do município de São Paulo.
KATYA BRAGHINI
Título: A escolarização como um dos pilares da modernidade científica no século XIX e início do século XX
Trata-se de comunicação que apresenta os múltiplos processos de divulgação da ciência a partir da apresentação pública dos experimentos como forma de ampliação de seus públicos. A ciência, após a Ilustração, passa por múltiplos processos de profissionalização e de publicização, constituindo na cultura, a sua própria necessidade, importância, e uma série de representações que a formalizam como, talvez, uma das práticas mais importantes do processo civilizador. Na apresentação questiona-se a posição da escolarização, ela mesma como tecnologia social, científica, por inúmeros caminhos: por sua própria estruturação racional, pelo estabelecimento das ciências naturais no currículo, por sua formalização por meio de testemunhos, pelo teor científico intrínseco aos métodos de ensino e, por fim, pela centralidade da demonstração como forma espetacularizada de entendimento dos fenômenos da natureza.
KELLY PEREIRA COCA
Enfermeira obstetra, Mestre em Ciências e Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem da UNIFESP.
KHADYG LEITE FARES CAVALHEIRO
Descendente de alagonas/os e libanesas/es, Khadyg Fares é educadora e pesquisadora com foco nos estudos anticoloniais, nas práticas artísticas não-hegemônicas e nas teorias da imagem. Possui graduação em história da arte pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, curso que integra atualmente como mestranda
KUMIKO KISSIMOTO
Graduada em Engenharia Eletrônica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo e pós-doutoranda em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP. Professora Adjunta da Unifesp, no curso de Administração. Possui mais de 10 anos de experiência em empresas como SEAL Eletrônica e IBM, sempre atuando na área de TI, soluções de SCM e Operações com foco em melhoria no desempenho organizacional. Possui pesquisas nas áreas de gestão da TI, a TI como viabilizadora das relações colaborativas entre empresas e clientes, indústria 4.0, transformação digital, economia circular e sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos.
LAÍS VALES MENNITTI
Sessão 91 - Ciências Biológicas e da Saúde: Inflamação, Nutrição, Obesidade e distúrbios Alimentares
Pós-doutoranda associada ao Laboratório de Nutrição e Fisiologia Endócrina (LaNFE) e professora afiliada ao Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Graduada em nutrição e mestra e doutora em Ciências pela UNIFESP. Realizou doutorado sanduíche no Instituto de Ciências Metabólicas da Universidade de Cambridge (Inglaterra, Reino Unido). Homenageada pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo (CONSU) devido à sua relevante atuação na área de Ciências da Saúde e intensa produção acadêmica. Primeira colocada no "I Prêmio Ciência nos Primeiros 1000 dias" (categoria Pesquisa Básica) promovido pela Danone Early Life Nutrition. Atualmente sua linha de pesquisa tem como foco a programação do desenvolvimento fetal, epigenética, obesidade e inflamação crônica.
LANIELA DE JESUS FEITOSA
Graduada com Licenciatura Plena em Geografia e com diversos cursos específicos das áreas de conhecimento popular e sustentável.
Trabalha no Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD, organização da sociedade cível, que existe a quase 40 anos, com projetos em São Paulo e Minas Gerais.
É coordenadora do Parelheiros Saudável Territórios Abraçados. Projeto que acontece em Parelheiros, extremo sul de São Paulo.
Integrante da Rede LiteraSampa, rede que reúne várias bibliotecas comunitárias da cidade de São Paulo.
Sou e estou Natureza🌱
LARISSA DANIELE DE JESUS COELHO
Especialista pós-graduada em Educação de surdos assim como em alfabetização e letramento. Graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas Paulista. É professora de classes bilíngues para crianças surdas em escolas-polo no município de Guarulhos, tendo atuado em parceria na formação de Pedagogos do curso de Pedagogia da Unifesp junto ao programas de formação PIBID (2019-2020) e RP-Capes (2020-2022).
Participa de um projeto de formação em Libras para professores e pais.
Atua no atendimento aos bebês surdos da rede municipal de Guarulhos.
LAURA CAMARA LIMA
Psicóloga e Mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, Doutorado em Psicologia Social pela EHESS de Paris, Pós-Doutorado em Psicopatologia e Psicodinâmica do Trabalho pelo CNAM, Paris V e Instituto de Psicodinâmica do Trabalho de Paris. Professora Associada do Instituto Saúde e Sociedade do campus Baixada Santista, atuando na área da saúde mental relacionada ao trabalho.
LAURO PAULO DA SILVA NETO
Lauro Paulo da Silva Neto - Professor adjunto do ICT-Unifesp desde 2017. Graduado em Eng. Elétrica com ênfase em Eletrônica (2009), Mestre e Doutor em Engenharia e Tecnologia Espacial pelo INPE (2012 e 2016 respectivamente). Docente do programa de mestrado profissional em Inovação Tecnológica da Unifesp desde 2019. Membro do IEEE desde 2015, possui experiência com sistemas de geração de radiofrequência e materiais elétricos, trabalhou no projeto do satélite CBERS 3&4 na Divisão de Eletrônica Aeroespacial (2008 à 2009) no INPE. Atualmente desenvolve pesquisa com materiais e circuitos eletrônicos geradores de radiofrequência em baixa e alta potência.
LAVINIA SILVARES
Professora de Literaturas de Língua Inglesa na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde 2009 e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras. Realizou o Doutorado (Direto) e o Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), com etapas de pesquisa na Universidade de Michigan, na Folger Shakespeare Library e na Universidade de Cambridge. Autora do livro Nenhum Homem é uma Ilha: John Donne e a Poética da Agudeza (São Paulo: Fap-UNIFESP, 2015), finalista do Prêmio Jabuti na categoria de Teoria Literária. Atua no campo de estudos de Poética e Retórica, sobretudo em conexão com a poesia e o teatro dos séculos 16 e 17.
LEANDRO CARDOZO-BATISTA
Sou doutorando em ciências da saúde pela UNIFESP e utilizo práticas alternativas às farmacológicas e psicoterápicas no enfrentamento de depressão e uso de drogas.
LEANDRO KEY HIGUCHI YANAZE
Graduado em Arquitetura e Urbanismo, mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, doutor em Sistemas Eletrônicos pela POLI-USP e pós-doutorando pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do IEA-USP. É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Design e Tecnologias Digitais da Unifesp. É pesquisador e desenvolvedor em tecnologias interativas, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Jogos Digitais para a educação. É professor da Universidade Federal de São Paulo, no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional e autor do livro “Tecno-pedagogia: os games na formação dos nativos digitais”.
LEANDRO REZENDE
Epidemiologista. Professor Adjunto do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Principais interesses de pesquisa são: Epidemiologia de câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis, particularmente estudos sobre o efeito da atividade física, nutrição, obesidade no risco de câncer; modelagem de impacto de intervenções e políticas públicas voltadas à prevenção de câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis; síntese da evidência e avaliação de vieses em estudos epidemiológicos; inferência causal em epidemiologia
LEONARDO SIOUFI FAGUNDES DOS SANTOS
Professor de Física da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus de Diadema (desde 2010), Doutor em Física pela USP (2006), Mestre em Física pela USP (2001), Especializado em Matemática Pura pela USP (2003), Especializado em Divulgação Científica pelo Núcleo José Reis (2008) e Bacharel em Física com habilitação em pesquisa básica pela USP (1999). Área de pesquisa abrange os seguintes temas: Divulgação Científica, Mecânica de Fluídos e Mecânica Quântica.
LETICIA APARECIDA PEREIRA LISBOA
Estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal de São Paulo campus São José dos Campos. Presidente da Scitec Jr. empresa Júnior de consultoria em ciência e tecnologia.
LETICIA COELHO SQUEFF
Leticia Squeff é Professora Associada do departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo ( EFLCH/UNIFESP- SP , Brasil). Bacharel e mestre em História, é doutora em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP , Brasil). Fez pós-doutorado no Instituto de Artes da Unicamp (2010) e no Getty Research Institute de Los Angeles, como guest scholar (2014). Autora dos livros O Brasil nas letras de um pintor (Editora da Unicamp, 2004), sobre o pintor e crítico de arte Araújo Porto Alegre (1806-1879 ) e Uma galeria para o Império (Edusp, 2013 ), que reconstitui a história de uma das coleções de pintura que deram origem ao Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, além de diversos artigos sobre pintura brasileira e sul-americana, colecionismo e exposições de arte do final dos anos 19 e início dos anos do século 20.
LIA RITA AZEREDO BITTENCOURT
Médica Pneumologista
Professora Associada IV e Livre-docente do Dpto de Psicobiologia da Unifesp
Pró-Reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Unifesp
LIA THIEME OIKAWA ZANGIROLANI
Graduada em Nutrição, com mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, é membro do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva do ISS/UNIFESP-BS e do Laboratório de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas.
LIANA DE PAULA
Professora de sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Unifesp (campus Guarulhos), coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Cidadania, Violência e Administração da Justiça (CiVAJ) e do Observatório da Democracia e dos Direitos da Unifesp
LIDIANE CRISTINA DA SILVA
Engenheira da Computação com ênfase em Engenharia de Software pela Universidade Metodista de São Paulo e Especialista em Engenharia de Sistemas pela ESAB. Mestrado em Informática e Gestão do Conhecimento - PPGI/Universidade Nove de Julho. Atua com pesquisas em Gestão do Conhecimento, Educação, Governança de TI e Ciência de Dados. Com doze anos de experiência profissional em gestão, TI e educação, tem grande experiência em sistema de avaliação e indicadores de ensino superior; tutoria em cursos de extensão e Ensino à Distância (EaD); modelagem de processos; análise e desenvolvimento de sistemas de apoio a decisão e sistemas web.
LIÉGE MARIEL PETRONI
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, pós doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo, mestre em Biociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e especialista em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do Departamento Multidisciplinar da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
LIGIA AJAIME AZZALIS
Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado (1989) e Licenciatura (1991) pelo Instituto de Biociências - USP, Mestrado (1995) e Doutorado (2001) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pelo Instituto de Química - USP. É professora associada II e orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA) da Universidade Federal de São Paulo - campus Diadema.
LIGIA MARIA MOTTA LIMA LEÃO DE AQUINO
É Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1986). Professora associada do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd) e do Departamento de Estudos da Infância da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Bolsa de PROCIÊNCIA/UERJ (desde 2012), Jovem Cientista de Nosso Estado/FAPERJ (2012-2015), Foi vice-coordenadora do PROPEd (2012-2017). Integra a equipe do Ateliê de Infância e Filosofia/UERJ (ATIF) e é líder do Grupo de Pesquisa Infância e Saber Docente (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/34302), no qual investiga as Unidades Universitárias de Educação Infantil e suas contribuições para a produção do conhecimento sobre a Infância. A pesquisas do GRUPISD se inscrevem no campo de Estudos Sociais da Infância em diálogo como estudos feministas, anti-racistas, decoloniais e críticos a sociedade de classes. Foi coordenadora do GT7 - Educação da Criança de 0 a 6 anos (2006-2009) e membro do comitê científico (2010-2015) da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação-ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infância, formação de professores, políticas públicas e práticas pedagógicas.
LILY YIN WECKX
Professor Associado Livre Docente da Disciplina de Infectologia Pediátrica, Departamento de Pediatria, Unifesp. Membro da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações do Ministério da Saúde; Membro da Comissão Permanente de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Coordenadora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE-Unifesp)
LUANA SOARES MORAIS SANTOS
Luana Soares é mulher preta, lesbica, estudante de Serviço Social e Extensionista do Núcleo TransUnifesp.
LUCAS BURUAEM MOREIRA
Biólogo Marinho pela Universidade Santa Cecilia (UNISANTA), Mestre e Doutor em Ciências Marinhas Tropicais pelo Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (LABOMAR UFC). Atualmente é bolsista do programa de Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador da FAPESP, afiliado ao Instituto Do Mar da Universidade Federal de São Paulo. É também colaborador do Núcleo de Estudos em Poluição e Ecotoxicologia Aquática (NEPEA) da UNESP São Vicente. Possui experiência nas áreas de Ciências do Mar, Conservação e Gestão Ambiental, com ênfase em Contaminação e Ecotoxicologia Marinha, atuando no entendimento dos efeitos de substâncias químicas sobre organismos marinhos em diferentes níveis de organização biológica.
LUCIA KIYOMI NODA
Graduação em Química- Bacharelado no Instituto de Química da USP - São Paulo
Mestrado em Ciências (Físico-química) no Instituto de Química da USP - São Paulo
Doutorado em Ciências (Físico-química) no Instituto de Química da USP - São Paulo
Professora Associada no Departamento de Química da UNIFESP - Campus Diadema
Orientadora credenciada no Programa de Pós-graduação de Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade da UNIFESP - Campus Diadema
Linhas de pesquisa: investigacao da interação de moléculas com sólidos ácidos por técnicas espectroscopia, obtenção de biodiesel utilizando catalisadores heterogêneos ácidos
LÚCIA ROCHA UCHÔA-FIGUEIREDO
Terapeuta Ocupacional, professora associada no curso de Terapia Ocupacional no Instituto Saúde e Sociedade, campus Baixada Santista, atualmente coordenadora do Programa de Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde, modalidade profissional, interunidades: campus São Paulo (CEDESS) e campus Baixada Santista
LUCIA SANTAELLA
Lucia Santaella é pesquisador 1A do CNPq, livre docente em ciências da comunicação e professora titular na PUC-SP
LUCIANA
Doutora pelo programa de nutrição da Unifesp/Escola Paulista de Medicina. Pós doutora pelo Institute of Metabolic Science – University of Cambrige/UK. Professora associada III do departamento de biociências da Unifesp-campus baixada santista.
LUCIANA ALVES
Pedagoga e mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP), doutoranda em educação na Univesidade de Campinas (Unicamp). Luciana é Pró-reitora Adjunta de Assuntos Estudantis na Unifesp. Dedica-se a pesquisas sobre desigualdades educacionais, com especial enfoque nos temas branquitude, políticas públicas para equidade racial e infância.
LUCIANA APARECIDA FARIAS
Professora Associada II da Universidade Federal de São Paulo
Departamento Ciências Ambientais – campus Diadema
Pós-Doutorado em Educação Ambiental pelo Programa Interunidades USP
Especialização em Psicologia Transpessoal e Pintura Espontânea
LUCIANA CHAGAS CAPERUTO
Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 1996), mestrado em Ciência da Nutrição, área de Nutrição Aplicada à Tecnologia de Alimentos, pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP (1999), doutorado em Ciências, área de Fisiologia Humana, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB - USP - 2004) e pós-doutorado nesta mesma instituição, também no Departamento de Fisiologia e Biofísica (2004-2006). Atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da atividade de extratos ou compostos isolados de plantas no metabolismo energético em modelos de doenças crônicas não transmissíveis e regulação da BMP-9 (estudo da expressão gênica e protéica da BMP-9 em modelos de resistência à insulina, analisando sua participação na regulação da glicemia).
LUCIANA LE SUEUR MALUF
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / UNESP (1993-1994), mestrado em Morfologia pela Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP e doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela mesma Universidade. É Professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - campus Baixada Santista) e orientadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Embriologia. Atualmente desenvolve projetos na área de Neurociências e Reprodução, especialmente aspectos ligados à modulação da resposta de estresse em fêmeas e sua relação com parâmetros de fertilidade.
LUCIANA R SOUZA
Docente do departamento de economia EPPEN-Unifesp. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Economia e Desenvolvimento.
LUCIANA RIZZO
A Profa. Luciana Varanda Rizzo é Bacharel em Física pela USP, com mestrado e doutorado em Física da Atmosfera. É professora do Departamento de Ciências Ambientais da Unifesp desde 2010, onde integra o Laboratório de Clima e Poluição do Ar (Labclip). Realiza pesquisas na área de ciências atmosféricas, investigando a poluição do ar em áreas urbanas, como a região metropolitana de São Paulo, e em áreas naturais, como a Amazônia.
LUCIANA YUKI TOMITA
Nutricionista, Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, professora Adjunta do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo. Tem como linha de pesquisa promoção da alimentação saudável, sustentável e justa com o uso da horta pedagógica e comunitária. Foi vencedora do prêmio Josué de Castro (2021) pela iniciativa criativa para combate à insegurança alimentar e nutricional.
LUCIANE MARIA PEZZATO
Professora do Eixo comum Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade - Unifesp, campus da Baixada Santista. Possui graduação em Odontologia na Unesp, com Mestrado em Educação e Doutorado em Saúde Coletiva na Unicamp e Pós-doutorado em Educação na UERJ. É professora do Mestrado Profissional em rede - Profsaude/Fiocruz e do Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde da UNIFESP. Possui uma trajetória no Sistema Único de Saúde (SUS), atuando na formação de profissionais no e para o SUS. Atualmente é vice-lider do Diretório do CNPq Análise Institucional e Saúde Coletiva. Desenvolve pesquisas e estudos na área da educação e do trabalho em saúde.
LUCIANE PORTAS CAPELO
Formada em Fisioterapia pela Universidade Metodista de São Paulo, com doutorado em Biologia Celular e Tecidual pelo ICB - USP, realizou um pós-doutorado no Departamento de Biologia do Desenvolvimento de Ortodontia da Harvard School of Dental Medicine e outro no Departamento de Genética, no Centro de Estudos do Genoma Humano, do Instituto de Biociências da USP. Atualmente é professora do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo onde coordena o Laboratório de Desenvolvimento e Bioengenharia do Osso e diversos projetos de pesquisa, extensão e ensino. Apaixonada por Biologia Ossea, Biologia Molecular, Engenharia de Tecidos e Educação, é docente do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, que já coordenou, e do Bacharelado em Biotecnologia. Está também vinculada ao Curso de Pós-graduação em Biotecnologia. Esteve em licença maternidade em 2017 e Bolsista de Desenvolvimento tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq em 2020.
LUCIANO CASELI
Professor Associado da Unifesp (campus Diadema) atuando na área de Físico-Química de Superfícies, Química de Materiais, e Biofísica.
LUCIANO GAMEZ
Luciano Gamez é Psicólogo pela Universidade de Lisboa, mestre em Engenharia Humana pela Universidade do Minho, Doutor em Engenharia de Produção (Ergonomia Cognitiva) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio doutoral na École Polytecnique de Montréal. É pós-doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), e pós-doutor em Educação a Distância e E-learning, pela Universidade Aberta de Portugal.
Na Unifesp é docente no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional, coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unifesp), e coordenador dos projetos de extensão e cultura do Coral Unifesp, do qual faz parte, integrando o naipe dos tenores. Integra o grupo de Pesquisa Ensino e Inovação Tecnológica do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, da FPCEUP, e é pesquisador da Rede Acadêmica Internacional WEIWER®, vinculado à Universidade Aberta de Portugal.
LUCILA PESCE
Doutora e mestre em Educação: Currículo (PUC-SP), com pós-doutorado em Filosofia e História da Educação (UNICAMP); bacharel e licenciada em Letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Professora Associada do Departamento de Educação da UNIFESP; professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura. Membro titular do comitê científico do GT 16 (Educação e Comunicação) da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
LUCINÉIA F CERIDÓRIO
Professora adjunto na Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Química, desde 2013- Licenciada em Química pela UFScar, Mestre, Doutora e Pós doutorado na USP São Carlos em polímeros, blendas e filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett. Exerceu a docência no Ensino Básico entre 2000 e 2012. Está credenciada no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA)e seus temas de interesse são: 1) Nanociência e Educação Básica e 2) Físico-Química de Superfície.
LUCIOLA DEMERY SIQUEIRA
Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Professora da Escola Paulista de Enfermagem.
LUIGI BIONDI
Docente de História Contemporânea da Unifesp desde 2006. Formação superior e mestrado pela Universidade de Roma La Sapienza e doutorado na Unicamp em História Social. Historiador do campo das migrações internacionais e de história do trabalho, com ênfase na história das organizações e mobilizações dos trabalhadores em âmbito transnacional, particularmente os migrantes italianos nas Américas entre 1860 e 1960.
LUÍS OTÁVIO CARVALHO DE MORAES
Realizou sua graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Ao término da graduação, fez sua especialização em Fisioterapia Motora e Hospitalar na Escola Paulista de Medicina. Fez seu mestrado e doutorado pelo programa de Pós-graduação em Morfologia, obtendo o título de Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo no ano de 2007 e 2011, respectivamente. Durante o doutorado e o pós-doutramento realizou estágio no exterior nas renomeadas Universidad Complutense de Madrid e na University of California - San Francisco (UCSF). É atualmente professor adjunto da Disciplina de Anatomia Descritiva e Topográfica do Departamento de Morfologia e Genética da Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo. Possui como linhas: 1. a morfogênese da articulações sinovais em fetos humanos; 2. aspectos moleculares, clínicos e cirúrgicos da articulação temporomandibular; 3. estudos morfométricos de crânios brasileiros; 4. estudo de variações anatômicas em cadáveres.
LUIZ EDUARDO GALVÃO MARTINS
Professor Associado do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT-UNIFESP), lotado no campus de São José dos Campos. Pós-doutorado em Engenharia de Software para Safety-Critical Systems pelo Bleking Institute of Technology (BTH), Suécia. Pós-doutorado em Robótica Móvel na modalidade empresarial, desenvolvido junto à empresa XBot, São Carlos - SP. Tem experiência na área de Engenharia de Software, com ênfase em Engenharia de Requisitos, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa e desenvolvimento: Engenharia de Requisitos, Engenharia de Software para Sistemas Embarcados, Safety-Critical Systems, Sistemas Ciberfísicos, Sistemas Robóticos, e Inovação Tecnológica em Sistemas Médicos.
LUIZ FERNANDO CARVALHO DE SOUZA
Formado em Engenharia de Computação pela UNICAMP, com especialização em Fusões e Aquisições pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), Gerenciamento de Projetos pela FIA/USP e Corporate Venture e Lean LaunchPad pela Universidade LaSalle - Barcelona. Possui +10 anos de experiência em grandes empresas financeiras e de consultoria como: Itaú, Citibank e Accenture. Há mais de 9 anos, atua no Parque Tecnológico de São José dos Campos em diversos cargos relacionados ao fomento à inovação. Atualmente lidera o escritório de projetos de parceria público/privada.
LUIZ JURANDIR SIMÕES DE ARAÚJO
Atuário e Bacharel em Computação. Especialista em: Modelagem Estocástica e Computacional para precificar ativos, passivos e carteiras; elaborar e simular estratégias integradas ótimas (entre ativos e passivos) para maximizar os objetivos dos investimento. MBA em Gestão Empresarial pela FGV Management (2009). Mestre em Engenharia Elétrica (modalidade Engenharia Biomédica) e Doutor em Engenharia Elétrica: Poli/USP(1997 e 2002). Bacharel em Ciência da Computação: IME/USP (1990). Bacharel em Atuária: FEA/USP (2018). De 1981 a 1992: programador, analista de sistemas. De 1992 a 1994 Engenheiro de software e programador de software biomédico (processamento de sinais cardíacos e processamento de sinais). A partir de 1995 atua em gestão de investimentos, modelagem e precificação de ativos, passivos e carteiras e consultoria em estratégias empresariais e perito em atuária e finanças. Leciona no curso de Atuária da FEA/USP e da UNIFESP/Osasco. Diretor administrativo da FapUnifesp (Fundação de apoio da Universidade Federal de SP) de janeiro/2019 a março/2021. Atualmente, diretor da InnovaScion (empresa de investimento em P&D e gestão e estruturação de novos negócios).
LUIZ LEDUINO DE SALLES-NETO
Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005), realizou um estágio de pesquisa de 5 meses na Universidade de Sevilla (2010) e de 6 meses na Universidade do Colorado Denver (2017). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo, onde leciona na graduação e pós-graduação. É coordenador do programa de pós-graduação em Pesquisa Operacional da Unifesp e ITA. Atua na área de Matemática Aplicada e Computacional, com ênfase em Pesquisa Operacional. Foi diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp, campus São José dos Campos de dezembro de 2012 a dezembro de 2016, e Pró-reitor de Assuntos Estudantis da Unifesp de outubro de 2010 a setembro de 2012.
LUIZ MELLO
Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello, Diretor Científico da FAPESP, é graduado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (1982), com mestrado (1985) e doutorado em biologia molecular (1988) pela mesma universidade e pós-doutorado em neurofisiologia na Universidade da Califórnia (UCLA) (1988-1991), nos Estados Unidos. Luiz Eugênio Mello foi também diretor de Tecnologia e Inovação da Vale (Vale S.A.) e responsável pela implantação do Instituto Tecnológico Vale (2009-2018), diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do IDOR (2018-2020) e diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Social (AGITS) da Unifesp (2019-2020). Atua nas áreas de plasticidade neuronal, epilepsia, degeneração neuronal e gestão de C&T.
LUIZA DARIDO DA CUNHA
Professora e pesquisadora. Doutoranda pelo programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) campus Baixada Santista, mestra pelo programa de Pós Graduação em Ciências da Motricidade - UNESP (2017), graduada em Licenciatura no curso de Educação Física da Unesp campus Bauru (2015), possui graduação em Pedagogia (2021) e é pesquisadora nas áreas de formação de treinadores e treinadoras, atletas e pedagogia do esporte.
LUIZA DE OLIVEIRA CINTRA
Graduanda no terceiro semestre de Fisioterapia na UNIFESP - Baixada Santista. Ingressou na Trinus Júnior, Empresa Júnior Interdiciplinar na Área de Saúde da Unifesp, em 2021 e passou pelo cargo de membro de projetos, atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente.
MADALENA PATRICIO
Prof. Doutora Madalena Patricio (PhD)
MP, coordena o Programa de Formação em Educação Médica do Departamento de Educação Médica da Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa. Na AMEE (a maior Associação em Educação Médica mundial) foi Presidente de 2006 a 2013, Membro da Comissão Executiva de 2000 a 2006 e 2007 a 2020), e Consultora Internacional desde 2021. Foi também Chair da BEME (Best Evidence Medical Education) COLLABORATION desde 2015 e Membro do UNESCO International Council of Education Department-Chair-in-Bioethics, desde 2019. Coautora de 5 livros, publicou mais de 25 artigos em revistas internacionais com arbitragem cientifica e realizou mais de 160 conferências internacionais por convite.
MAGALI APARECIDA SILVESTRE
Pedagoga, Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada I da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e credenciada no PPG Educação e Saúde na Infância e na Adolescência e PPG em Educação. Responsável pela UC Planejamento e Avaliação Educacional no curso de Pedagogia e preceptora do Programa de Residência Pedagógica - ensino fundamental. Pesquisadora do campo da Formação de Professores, coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica – GEODDIP e o Observatório Temático de Educação Superior da EFLCH, credenciado na PROEC. Coordenou o GT8 Formação de Professores da Anped. Foi Diretora da EFLCH, Campus Guarulhos da Unifesp, gestão 2017-2021. Atualmente é membro do Conselho Editorial Executivo da Revista Formação Docente do GT 08 da Anped e Secretária Regional Sudeste da Associação Nacional Pela Formação de Profissionais da Educação - Anfope - gestão 2021-2023. Realizou Residência Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação, Doutorado Latino-Americano, da UFMG.
MAÍRA ROSIN
Maíra Rosin é historiadora, mestra em História e doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo. Trabalha com a história urbana através das relações entre os excluídos e marginalizados com a cidade e é pesquisadora do Grupo CAPPH (Unifesp).
MANOEL BARRAL-NETTO
Dr. Barral-Netto é Pesquisador Titular da FIOCRUZ-Bahia-Brasil. Os interesses de pesquisa do Dr. Barral lidam com imunopatologia de doenças infecciosas, com foco na imunorregulação. Na Saúde Digital enfatiza o avanço de uma saúde pública de precisão. Atualmente trabalha em temas de Vigilância Digital em Saúde e coordena o programa VigiVac que visa avaliar digitalmente o desempenho da campanha de vacinação anti-COVID-19. O Dr. Barral-Netto sempre demonstrou entusiasmo e compromisso em treinar estudantes de pós-graduação e pós-doutorandos
MANOELA ROSSINETTI RUFINONI
Professora do Departamento de História da Arte e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Unifesp (PPGHA-Unifesp)
MARCELO A VALLIM
Sessão 1058 - Estudos Avançados e Convergentes na Unifesp: o Papel dos Polos do IEAC na Pós-pandemia
Biólogo, com mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela ESALQ/USP, pos-doutorado na Universidade de Idaho e Duke University, Professor da UNIFESP desde setembro de 2006.
MARCELO ANDRADE SILVA
Sessão 50 - Ciências da Saúde e Bem-Estar: Práticas Integrativas, Contemplativas e Promoção da Saúde
Atualmente é professor na rede municipal de educação de Praia Grande. Atua principalmente nos seguintes temas: saúde, educação física, educação básica e educação física escolar. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Santa Cecília (2014), MBA pela University of California, Irvine (2015), mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2020), especialização em Educação Transformadora: pedagogia, fundamentos e práticas pela PUC do Rio Grande do Sul/RS (2021) e é doutorando do Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2022).
MARCELO JOSÉ STURARO
Doutor em Zoologia pela Universidade Federal do Pará e Museu Paraense Emílio Goeldi, e atualmente docente do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da UNIFESP
MARCELO LACHAT
Professor adjunto do Departamento de Letras da Unifesp, na subárea de Literatura Portuguesa. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Letras da Unifesp e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP.
MARCELO MARCONDES
Engenheiro químico industrial, doutor em biologia molecular com ênfase em enzimologia e tecnologia do DNA recombinante. Atualmente atua no desenvolvimento de ferramentas biotecnológicas, como por exemplo técnicas de alto desempenho para seleção de ligantes específicos, e estudos funcionais e estruturais de enzimas com interesse clínico, com foco em proteases e beta-lactamases.
MARCELO SOARES
Jornalista e diretor do estúdio de inteligência de dados Lagom Data. Um dos pioneiros do jornalismo de dados no Brasil, é membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. Anteriormente, foi o primeiro gerente da Abraji e o primeiro editor de Audiência e Dados do jornal Folha de S.Paulo.
MÁRCIA ABRAHÃO MOURA
A professora Márcia Abrahão possui graduação, mestrado e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília (UnB). Fez estágio pós-doutoral na Queens University, Canadá. Foi vice-diretora e diretora do Instituto de Geociências. Entre abril de 2008 e dezembro de 2011, ocupou o cargo de decana de Ensino de Graduação da UnB, quando coordenou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e a criação dos campi Gama e Ceilândia. Em 2016, tornou-se a primeira mulher reitora da Universidade. Em 2020, foi reeleita.
MÁRCIA APARECIDA JACOMINI
Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Unifesp. Bolsista Produtividade do CNPq.
MÁRCIA BARBIERI
Professora doutora da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, com área de atuação na saúde da mulher, atualmente professora visitante, e editora cientifica da Revista Acta Paulista de Enfermagem.
MÁRCIA GOMES FERNANDES
Mestre e Doutora em História Social, pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta na Unifesp, atuando na área de Ensino de História. Áreas de pesquisa: Feminismo, Gênero, Regime Militar Brasileiro, Imprensa.
MARCIA REGINA NAGAOKA
Possui graduação em Biomedicina pela UNIFESP (1993), mestrado em Biologia Molecular (1995) e doutorado em Ciências (Biologia Molecular; 2000) pela UNIFESP. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Montreal (Canadá) sob a supervisão do Dr Pierre-Michel Huet na área de isquemia e reperfusão de fígados submetidos a transplante experimental. Docente desde 2005 da Unifesp-Baixada Santista no módulo interdisciplinar "do átomo á Célula" do Eixo Biológico, ministrando aulas de Bioquímica. Livre-docente pela Unifesp-campus Baixada Santista (2019) na área de Bases celulares e bioquímicas do Metabolismo. Tem experiência na área de Medicina, Bioquímica e Fisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modulação hepática do sistema calicreína-cinina e renina-angiotensina em diferentes modelos experimentais, bem como morte celular na isquemia e reperfusão de fígados.
MÁRCIA VALÉRIA MARTINEZ DE AGUIAR
Márcia Valéria Martinez de Aguiar. Professora adjunta do Departamento de Letras da EFLCH-UNIFESP; pesquisadora do GRUPEBRAF (Grupo de Pesquisa Brasil-França, IEA-USP); tradutora na área de ciências humanas, já verteu para o português obras de Voltaire, Barthes, Paul Ricoeur.
MARCIO HOLLOSI
Prof. Adjunto do Depto de Letras, Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde da Unifesp e da Pós Graduação Profissional em Educação Inclusiva, Doutor e Mestre em Educação e Saúde, Pedagogo. Pesquisador na área de Libras, Educação Bilíngue e Inclusão. Coordenador do Curso de Letras Português Bacharelado e Coordenador da CTAI - Câmara Técnica de Acessibilidade e Inclusão.
MÁRCIO PORTO BASGALUPP
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestre em Ciência da Computação pela PUCRS (2007) e doutor em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela USP (2010). Realizou doutorado sanduíche na University of Kent, na Inglaterra, em 2009, sob supervisão do Dr. Alex A. Freitas. Pó-doutorado na NTNU (Norwegian University of Science and Technology, 2010). Atualmente, é Prof. Associado II do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP no campus São José dos Campos. Foi coordenador e um dos idealizadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do ICT-UNIFESP desde a sua confecção até a aprovação do curso de doutorado, que teve início em 2015. Em 2016, ficou mais um período na University of Kent, como pós-doutorando. Coordena projetos de pesquisa com financiamento pelo CNPq e FAPESP, tanto no âmbito nacional como internacional. Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados às áreas de Data Science, Aprendizado de Máquina e Computação Bioinspirada. Desde março de 2014, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.
MARCO ANDRÉ FELDMAN SCHNEIDER
Bolsista de Produtividade CNPq. Cientista do Nosso Estado Faperj. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Ibict /ECO-UFRJ, do departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Pós-doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ. Líder do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i). Representante na América Latina do International Center for Information Ethics. Editor da Liinc em Revista.
MARCOS CEZAR DE FREITAS
Professor Livre-Docente do Departamento de Educação da EFLCH Unifesp. Pesquisador do CNPq. Coordenador do Projeto EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública
MARCOS FERREIRA DE PAULA
Filósofo e professor adjunto do curso de Serviço Social da Unifesp, autor de "Sobre a felicidade" (Autêntica, 2015) e "Alegria e felicidade: experiência do processo liberador em Espinisa" (Edusp, 2017).
MARCOS GONÇALVES QUILES
Professor Associado no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), UNIFESP. É graduado em Ciência da Computação, cum laude, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante no Laboratório de Percepção e Neurodinâmica da The Ohio State University (OSU), Columbus-Ohio-EUA em 2008 e no Departamento de Ciência da Computação da University of York, York-UK em 2017. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. Tem interesse em aprendizado de máquina, redes complexas e suas aplicações interdisciplinares, como redes sociais e ciências de materiais.
MARCOS LEITE SANTORO
Graduado em Biomedicina na UNESP-Botucatu. Realizou mestrado e doutorado na Disciplina de Genética da UNIFESP, com foco em Genética Psiquiátrica e análise genômica em larga escala. Tem pós-doutorado pelo Departamento de Psiquiatria no qual investigou o transcriptoma de pacientes com doença psiquiátrica e novas abordagens para aplicar o escore poligênico de risco em populações miscigenadas. Atuou como professor visitante na UNIFESP e foi recentemente aprovado em concurso para docente do Departamento de Bioquímica. Sua principal área de atuação é a bioinformática, com foco em marcadores de risco para doenças psiquiátricas, incluindo escore poligênico de risco e regulação epigenética por miRNAs.
MARCOS RUFINO
Docente da área de antropologia, do curso de Ciências Sociais da Unifesp. Atua sobre os temas antropologia e meio ambiente, política indigenista ações do indigenismo, missionários católicos e catolicismo no Brasil.
MARCUS VINÍCIUS CARVALHO ARANTES
Gestor Ambiental pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Departamento de Gestão e Segurança Ambiental (DGA)
Doutorando em Saúde Global e Sustentabilidade (2018) pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciência (2017) e Especialista em Gestão e Controle Ambiental em Serviços de Saúde, ambos pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bacharel em Gestão Ambiental (2009) pela USP. Desde 2014, integra o corpo funcional do Departamento de Gestão e Segurança Ambiental (DGA) da UNIFESP atuando como gestor ambiental e palestrante de temas relativos ao gerenciamento de resíduos sólidos, educação ambiental, princípios de sustentabilidade ambiental e políticas públicas em gestão ambiental. Foi coordenador responsável pelo curso de extensão universitária de Educação Ambiental e Princípios de Sustentabilidade (out/2012 a abril/2013). Atuou como docente presencial, EaD e, desde 2012, em IES como UNIFESP, Cruzeiro do Sul, Faculdade Anhanguera e docente convite SENAC. Desenvolve ementas, planos de ensino e conteúdos de disciplinas de projetos de capacitação voltados às temáticas de Educação Ambiental e Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), de Serviços de Saúde (RSS) e especiais. Possui experiência em Gestão Ambiental em Instituições de Ensino e Pesquisa (IES) e no desenvolvimento de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e Químicos (PGRQ) oriundos de laboratórios de ensino e pesquisa em Universidades.
MARIA ANGELICA MINHOTO
Doutora em Educação pela PUC-SP, Profa do Departamento de Educação da Unifesp, Coordenadora de Pesquisa do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência - SoU_Ciência e Pró-Reitora de Graduação da Unifesp entre 2013 e 2017. Sua área de pesquisa é Educação, com ênfase em Avaliação de Políticas, Sistemas e Instituições Educacionais e Ensino Superior.
MARIA ANTONIA RAMOS DE AZEVEDO
Docente da UNESP de Rio Claro
Tem experiência na área de Educação com ênfase em
Pedagogia Universitária ; Formação de Professores;
Processos de Gestão Escolar e Universitária, Inovação
curricular e pedagógica e Interdisciplinaridade
MARIA APARECIDA SILVA BENTO
Conselheira do CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades; Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP; participou da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia; Membro do Grupo Assessor da ONU Mulheres; Ex-Conselheira do CONSEA – Conselho Nacional de Segurança Alimentar da Presidência da República; Pesquisadora Associada do Instituto de Psicologia da USP, Coordenadora do Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero, entre outros projetos na área de educação.
Eleita pela “The Economist”, em 2015, uma das 50 pessoas mais influentes do mundo na área da diversidade (http://www.globaldiversitylist.com/top-50-diversity-figures-in-public-life.html).
Consultora no campo de ações afirmativas e de programas e políticas de diversidade de organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tais como secretarias de educação de prefeituras de diversas as regiões do país, da OXFAM, Greenpeace, Febraban, Médicos Sem Fronteiras, Comitê de Diversidade dos Jogos Olímpicos 2016; Itaipú Binacional, Fundação Vale; Eletrobrás, UNICEF, Banco Itaú Unibanco e outras empresas.
Eleita Líder Social no “Fórum de Líderes Sociais e Empresariais” da Gazeta Mercantil (2002); Líder Avina; Reconhecimento pela Medalha Anchieta e do Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo; Cidadã da Cidade de ATLANTA (EUA - 1991).
AUTORA DOS LIVROS: O Pacto da Branquitude, editora Companhia das Letras, São Paulo, 2022 : • Núbia Rumo ao Egito, editora FTD, São Paulo, 2009. • Psicologia Social do Racismo: Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil, editora Vozes, São Paulo, 2002. • Ação Afirmativa e diversidade no Trabalho: desafios e possibilidades, Casa do Psicólogo, São Paulo, 2000. • Inclusão no Trabalho: desafios e perspectivas, Casa do Psicólogo, São Paulo, 2001. • Cidadania em Preto e Branco: discutindo as relações raciais, editora Ática, São Paulo, 1998.
MARIA BEATRIZ LUCE
Professora Titular de Política e Administração da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente é membro do seu Conselho Curador. Foi a Reitora protempore na implantação da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA (2008- 2011); e Secretária de Educação Básica no MEC (2014). No Conselho Nacional de Educação (2004-2012), integrou a Câmara de Educação Superior e a Câmara de Educação Básica. Participa de diversas associações acadêmico-científicas, como a ANPEd, sendo atualmente a 1ª Secretária, SBPC, ANFOPE e a ANPAE (ex-presidente e editora da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação).
MARIA BEATRIZ ROSSI CARUZO
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2002), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2005, 2010). Tem experiência na área da Botânica, com ênfase em Sistemática Vegetal. Atualmente é Professora na Universidade Federal de São Paulo (Campus Diadema) e vice-curadora do Herbário da UNIFESP (HUFSP).
MARIA CAROLINA BARBOSA TEIXEIRA LOPES
Enfermeira. Doutora em Ciências. Disciplina de Enfermagem em Cuidados Intensivos e Emergência. Escola Paulista de Enfermagem. Universidade Federal de São Paulo.
MARIA CRISTINA GABRIELLONI
Sou mulher branca, cabelos pretos, curto. Tenho olhos verdes. Uso óculos de grau.
MARIA CRISTINA MAZZAIA
Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, atual Professor Associado da Disciplina de Enfermagem em Saúde Mental da Escola Paulista de Enfermagem UNIFESP e orientador do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde, atual responsável pela disciplina Educação em Saúde na Comunidade, com experiência prática da educação em saúde como cuidado e como instrumento de gestão por meio da participação popular.
MARIA DAS GRAÇAS BARRETO DA SILVA
Enfermeira Pediatra, Docente da Disciplina Puericultura e Pediatria Social, Depto de Enfermagem Pediátrica / Escola Paulista de Enfermagem (EPE). Mestre em Enfermagem Pediátrica e Doutora em Ciências pela UNIFESP. Coordenadora do Programa de Extensão Massagem e Estimulação com Bebês (MEB) EPE/UNIFESP). Membro fundadora da Cátedra Interinstitucional Joel Martins ( PUC/SP-UFSCAR-UNIFESP-UFBA). Com experiências nas áreas de Enfermagem Pediátrica e Neonatológica, atua principalmente com os seguintes temas: Desenvolvimento neuropsicomotor-afetivo, relação mãe-bebê, massagem com bebês, formação educativa para o cuidar e educar na primeira infância, com ênfase na otimização da parentalidade, pautada pela humanização do cuidado, em direção a uma cultura de paz.
MARIA DE CARVALHO TEREZA LANZA
Sessão 1004 - Instituto do Mar e a gestão ambiental na Baixada Santista: sinergias e potencialidades
Engenheira florestal formada pela Universidade Federal de Lavras, MG. Atua a quase 20 anos com politicas publicas voltada a planejamento ambiental. Atualmente esta como gestora da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro, quando ingressou em 2017.
MARIA DE FÁTIMA FERREIRA QUEIRÓZ
Docente pesquisadora da Unifesp, campus Baixada Santista. Doutora em Saúde Pública-USP e Pós Doutora em "História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais" pela Universidade Nova de Lisboa-UNL. Membro do Grupo de Investigação: História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais da UM, coordenado pela Dra. Raquel Varela. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares, da Unifesp, coordenação da Dra. Renata Gonçalves. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisa: Trabalho, Questão Social e América Latina-NEPTQSAL, coordenação Dr. Ricardo Lara da UFSC. Desenvolve estudos em Trabalho e Saúde, Saúde Coletiva. Pesquisadora do trabalho portuário desde 2008.
MARIA EDUARDA DOS SANTOS PUGA
Sou Bibliotecária por formação e Mestre e Doutora em Medicina Interna e Terapêutica - Medicina Baseada em Evidências pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente sou Information Specialist no Centro Cochrane do Brasil e Diretora da Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da UNIFESP - CRBU. Sou entusiasta da Ciência aberta, projeto no qual tenho me dedicado nos últimos anos à frente da Coordenadoria.
MARIA EUGENIA BATISTA
Possui doutorado (2012) e mestrado (1998) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela PUC-SP. É professora adjunta e coordenadora do curso de Letras Licenciatura em Português/Inglês (2021-2023) na UNIFESP e atua no Programa de Pós-graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos. Membro do GT Linguística Sistêmico-Funcional da ANPOLL. Foi professora adjunta e coordenadora adjunta do curso de Letras Licenciatura em Português/Inglês na UFLA. Coordenou PIBID - Subprojeto Letras-Inglês e coordenadora pedagógica do Inglês sem Fronteiras na UFLA. Atuou em diversos cursos em IES privadas no município de São Paulo.
MARIA INÊS BADARÓ MOREIRA
Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo. Docente do Curso de Psicologia. Credenciada no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Núcleo de Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental na Atenção Básica. Coordenadora do Observatório de Saúde Mental de crianças, jovens e adultos nas sociedades contemporâneas da Unifesp. Mestre e Doutora em Psicologia. Pós-doutorado em Saúde Coletiva. Temas de interesse e estudo: saúde mental, desinstitucionalização, reforma psiquiátrica, produção de cuidado em saúde, ensino de saúde e formação do Psicólogo.
MARIA ISABEL CUNHA
Maria Isabel da Cunha atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós
Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas UFPel, onde foi Pró
Reitora de Graduação e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação.
Também atua como docente colaboradora no Mestrado Profissional em Ensino na
Saude da Universidade Feral de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA. Por 17
anos foi docente efetiva junto ao PPG de Educação da Universidade do Vale do Rio dos
Sinos (UNISINOS). É mestre em Educação pela PUC/RS e doutora em educação pela
Universidade Estadual de Campinas. Tem estudos de pós-doutoramento na
Universidade Complutense de Madri e realizou Estágio Senior na Universidade de
Sevilha. Tem coordenado projetos de cooperação internacional com Portugal e
Argentina financiados pela CAPES . Dedica-se, enquanto pesquisa, à área da formação
de professores e à pedagogia universitária. Possui diversos livros, capítulos e artigos
publicados. É pesquisadora Senior do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Faz parte
da Rede de Sulriograndense de Investigadores da Educação Superior - RIES - que
coordena dois Projetos PRONEX/FAPERGS/CNPQ/RIES.
MARIA JOSE DA SILVA FERNANDES
Professora Associada da Disciplina de Neurociência, Linha de Pesquisa Neurobiologia de Doenças Neurodegenerativas e Epilepsias. Ocupa cargo de Chefia da Disciplina de Neurociência da EPM/UNIFESP, atual Diretora Presidente da FapUnifesp.
MARIA LIDUINA DE OLIVEIRA E SILVA
Maria Liduina de Oliveira e Silva é docente associada. Coordenadora da Comissão de Monitoria. Coordenadora da Comissão de Projetos e Acompanhamento Pedagógico. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Politicas Sociais da Unifesp
MARIA LUCIA O. S. FORMIGONI
Sessão 1058 - Estudos Avançados e Convergentes na Unifesp: o Papel dos Polos do IEAC na Pós-pandemia
Biomédica pela Escola Paulista de Medicina, Livre-docente em Psicobiologia, Professora titular do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, vice-presidente do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da UNIFESP, co-presidente da International Network on Brief Interventions for Alcohol & Other Drugs, ex-Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP.
MARIA MAGDA FERREIRA GOMES BALIEIRO
Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem.
MARIA RITA DE ALMEIDA TOLEDO
Professora de História da Educação e Ensino de História no Brasil. Possui graduação em licenciatura e bacharelado - em História pela Universidade de São Paulo (1991); Mestrado e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) (2001); é Livre Docência em História /História da Educação e Ensino de História, pela Universidade Federal de São Paulo (2013). É professora Associada da Universidade Federal de São Paulo -Departamento de História. É Docente do Bacharelado e da Licenciatura em História; do PPG História e Coordenadora do PPG Mestrado Profissional em Ensino de História/ProfHistória (Núcleo Unifesp). É Coordenadora do Centro de Memória e Pesquisa Histórica do Departamento de História. Desenvolve projetos de pesquisa sobre a História do Impresso e da Leitura; História dos Intelectuais; Formação Docente. Organiza o Acervo Histórico da Companhia Editora Nacional.
MARIA STELLA PECCIN
Professora Associada do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal de São Paulo, Docente do Curso de Fisioterapia da UNIFESP, orientadora dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP. Vice-coordenadora do Centro Colaborador Internacional da BEME - BICC UNIFESP.
MARIA SYLVIA DE SOUZA VITALLE
Prof Adjunto Dr e Chefe do Setor de Medicina do Adolescente, EPM;Prof Permanente do PG Educação e Saúde na Infância e Adolescência, UNIFESP
MARIA VALNICE BOLDRIN
Professora Titular do Instituto de Química da UNESP, Araraquara. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) . Membro titular da Academia Brasileira do Estado de São Paulo (ACIESP) . Pró-Reitora de Pós-graduação da UNESP. Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo - FFCL- Ribeirão Preto (1980), Mestre em Físico-Química pela Universidade de São Paulo, IFQSC de São Carlos (1985), Doutor em Ciências Químicas pela Universidade de São Paulo, IFQSC de São Carlos (1989).É coordenadora do projeto de INCT - DATREM ( Instituto Nacional de Tecnologias Alternativas para detecção, avaliação toxicológica e remoção de contaminantes emergentes e radioativos.
MARIAN ÁVILA DE LIMA DIAS
Docente do Departamento de Educação da Unifesp, coordena o Observatório da Educação: violência, inclusão e direitos humanos e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Diversidade e Educação.
MARIANA
Mariana Corniani Lopes, Enfermeira de Saúde da Família, formada pela Unifesp em 2009. Aluna do Programa de Pós-Graduação em Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina, onde pesquiso o Impacto da Pandemia na gestação, parto e pós-parto em mulheres de atendidas em um hospital da rede privada de São Paulo sob a orientação da Professora Erika Vieira (EPM) e Cheryl Beck (Universidade de Connecticut - EUA). Preceptora da disciplina de Medicina de Família e Comunidade do internato do curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi.
MARIANA CABRAL SCHVEITZER
Professora Adjunta do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP
MARIANA MARTINS VILLAÇA
Mariana Villaça, doutora em História pela Universidade de São Paulo, realizou pós-doutorado nessa mesma instituição e é professora de História da América na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde coordena o Laboratório de Pesquisas de História das Américas (LAPHA). Integra os grupos de pesquisa CNPq “PRALA” (UFF) e “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação” (USP). É autora de Cinema Cubano: revolução e política cultural (Ed. Alameda) e Polifonia Tropical: experimentalismo e engajamento na música popular – Brasil e Cuba, 1967-1972 (Humanitas), entre outros trabalhos.
MARIANA VENTILII MARQUES DUARTE
Olá! Meu nome é Mariana, sou natural de Santos, tenho 19 anos e ingressei na Unifesp em 2020 no curso de Nutrição. Atualmente estou cursando o 5° período. Adoro cozinhar e comer junto com pessoas especiais para mim.
MARIANE CURTOLO
Formada em Engenharia de Produção pela Unesp de Bauru, MBA em Gestão de Projetos pela Mauá e Gestão Empresarial pela FGV. Atualmente Gerente de Engenharia Indultrial na General Motors.
MARIJANE VIEIRA LISBOA
Democracia, sustentabilidade e políticas públicas - grandes avanços e enormes retrocessos no Brasil
MARILDE WIEBKE COURTEILLE
Com formação em economia e línguas, trabalhei em várias empresas na área de vendas com clientes em indústria e colegas com background técnico.
Encontrei mulheres com formação em ciência trabalhando em departamentos diversos, como desenvolvimento e produção, controle de qualidade, marketing e vendas.
Hoje sou gerente geral da Thorlabs Brasil. Gostaria de compartilhar a minha experiência e demonstrar que a formação em ciência constrói uma boa base para mulheres que decidem trabalhar na indústria.
MARILENA ROSALEN
Doutora em Educação. Professora da Unifesp, coordenadora de projetos de pesquisa e extensão sobre formação e prática docente, fundadora da Comunidade Movimentos Docentes e coordenadora do Congresso Internacional Movimentos Docentes
MARILENE DANDOLINI RAUPP
Creche/Escola Universitária e a produção de conhecimento: a relação da educação básica com a Universidade: o tema objetiva apresentar aspectos históricos do movimento de luta em defesa da Educação Básica nas Universidades Federais. Está estruturado nos seguintes tópicos: origem das “Creches Universitárias”; movimento pela defesa e regulamentação junto ao Ministério da Educação; as funções acadêmicas e os desafios atuais. O ponto central incide sobre a razão de a educação básica existir nas Universidades Federais que é para poder fazer um trabalho de educação básica que busque responder a demandas e desafios colocados para a educação básica pública, caracterizando-se, além de campo para a educação/ensino, como espaço de formação acadêmica e profissional, que produz e socializa conhecimentos: ensino, pesquisa e extensão.
MARINA DI NAPOLI PASTORE
Docente em Terapia Ocupacional no ISCISA, Maputo, Moçambique. Doutora e Mestra em Terapia Ocupacional. Pós Doutora em Antropologia
MARINA GONTIJO SOUZA MACEDO
Graduanda em Engenharia Química na UNIFESP - Diadema. Ingressou na EPEQ Jr. em 2019 passou pelos cargos de colaboradora e diretora de Projetos, atualmente ocupa o cargo de Presidente e também participa do Comitê de Diversidade EPEQ Jr. Também foi aluna de iniciação científica ao longo de 2 anos, pesquisou na área de Valorização Termoquímica de Huminas, vinculada ao laboratório de Catálise e Química Verde, com financiamento FAPESP. Atualmente é Estagiária de Global Health & Safety na Schneider Electric.
MARINA PEREIRA DE ALMEIDA MELLO
Doutora em antropologia pela USP, com pós doutorado em Pós-colonialismos e cidadania global pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; é mestre, bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta do Departamento de Educação da UNIFESP, realiza pesquisas sobre raça, racismo e racialismo desde o início dos anos 90 e tem se debruçado sobre projetos que envolvem a reflexão referente às epistemologias feministas anticoloniais e perspectivas decoloniais na educação. Membra do NEAB/UNIFESP, atualmente é vice-coordenadora do Observatório da Violência Racial-OVIR, vinculado ao CAAF/UNIFESP.
MARINA SOLER JORGE
Formada em Sociologia e Ciência Política pela Unicamp e é professora de Sociologia da Arte do curso de História da Arte da Unifesp. Tem pesquisas sobre cinema latino-americano, cinema e representações femininas, e recentemente tem se dedicado a pesquisar mulheres no cinema da China continental. É autora do livro Lula no Cinema Brasileiro.
MARINA SOUZA LOBO GUZZO
Sessão 50 - Ciências da Saúde e Bem-Estar: Práticas Integrativas, Contemplativas e Promoção da Saúde
Pós-doutora pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP e mestra e doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. É Professora Associada da Unifesp no Campus Baixada Santista, pesquisadora do Laboratório Corpo e Arte no Instituto Saúde e Sociedade.
MARIO BORGES ROSA
Farmacêutico. Mestre e Doutor pela UFMG – Parte do Doutorado na School of Pharmacy da Universidade de Londres. Presidente do ISMP Brasil; Presidente da Red Latino Americana del Uso Seguro de Medicamentos; Representante do Brasil na International Medicaton Safety Network, Farmacêutico da Fhemig – Coordenador do Hospital Sentinela
MARIO BUENO DA SILVA JUNIOR
Sessão 1004 - Instituto do Mar e a gestão ambiental na Baixada Santista: sinergias e potencialidades
Me chamo Mario Bueno, sou egresso do IMar, formado em Ciências do Mar, Engenharia Ambiental e mestre em Ciências pela Unifesp, tenho experiência como consultor ambiental, e atualmente trabalho como Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Bem-estar Animal na Prefeitura Municipal de São Vicente.
MARISA SACALOSKI
Fonoaudióloga e pedagoga, especialista em distúrbios da comunicação, distúrbios da audição, libras e educação especial, psicopedagogia, violência doméstica contra a criança e o adolescente, mestre e doutora em distúrbios da comunicação humana, docente do departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP, professora credenciada do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, Coordenadora de integração acadêmica da ProPgPq, assessora educacional da Câmara de Mediação da UNIFESP.
MARLI LEITE DE MORAES
Possui graduação em Química (2000), mestrado em Física Aplicada Ênfase em Física Biomolecular (2003) e doutorado em Físico-Química (2008) pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado e Jovem Pesquisador (2010) na Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba e Pós-Doutorado (2013) no Instituto de Química de UNESP campus Araraquara. Desde 2013 é professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: modelos de membranas, lipossomos, peptídeos, proteínas, filmes de Langmuir e automontados e biossensores.
MARTA D R JARDIM
Professora do Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. Pesquisadora, colaboradora do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Pesquisadora do Centro de Estudos de Migrações Internacionais - Departamento de Antropologia, UNICAMP, CNPQ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa- DGP- CNPQ: Etnografia e História das Práticas Artísticas e das Línguas das Áfricas. Pesquisadora do OBSCENA, Observatório do Laboratório Teatro Willian Silva de Moraes - o UNIFESP. Concluiu mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ciências Sociais- Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi PÓS-DOC FAPESP- CEBRAP- CEA-UEM, Moçambique, entre 2006 e 2009. Foi Visiting Scholar na School of Anthropology and Museum of Ethnography da Oxford University em 2016. Atua nos seguintes temas: Etnografia, Performances, Áfricas; reprodução da família e regulação da herança; hindus; Sul de Moçambique, (Kwa Zulu Natal) África do Sul.
MATEUS FERNANDES RÉU URBAN
Realizou em 2020 pós doutorado na Dublin City University sob supervisão do Prof. Tomas Ward desenvolvendo algoritmos de machine learning aplicados na classificação de pacientes com escoliose. Além disso, possui graduação (2010) e doutorado (2015) em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é professor de magistério superior da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Instrumentação Biomédica, trabalhando com temas de baropodômetria, posturologia e podoposturologia utilizando PIC, Arduino e PSoC, além de sensores FSR.
MATHEUS HANSEN FRANCISCO
Graduação e Mestrado em Física pela UNESP - Campus de Rio Claro (2014 e 2015), Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo - IFUSP - São Paulo (2019) e Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG - Ponta Grossa (2020). Atualmente estou desenvolvendo pesquisa em nível de Pós-doutorado no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo – ICT/UNIFESP – Campus São José dos Campos. Meus interesses de investigação estão concentrados nas áreas de Física Estatística, Sistemas Dinâmicos e Caos, com foco em mapeamentos não-lineares, bilhares clássicos e redes neuronais.
MATILDE RIBEIRO
Doutora em Serviço Social e escritora. Recebeu, em 2021, pela Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC) o título de Doutora Honoris Causa. É professora adjunta na UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) no curso de Pedagogia em Redenção-Ceará. Foi Ministra da Igualdade Racial no Governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2008) e Secretária Adjunta da Secretaria de Igualdade Racial no Governo Fernando Haddad em São Paulo (2013/4).
MAURICIO LOURENÇÃO GARCIA
Professor Associado do Campus Baixada Santista UNIFESP, Curso de Psicologia, atua na área de Grupos e Instituições. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor Ajunto de Graduação da UNIFESP
MAURICIO PAGOTTO MARSOLA
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2005). Pós-doutorados pela Università degli Studi di Roma II "Tor Vergata" e pela Université Laval (Québec - Canadá). Atualmente é professor efetivo de História da Filosofia Antiga na Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Filosofia Antiga; Platão; Plotino; Antiguidade tardia; Ética; Metafísica.
MAURÍCIO PINHEIRO DE OLIVEIRA
Possui graduação em Engenharia Industrial Química, mestrado em Engenharia de Materiais e doutorado em Ciências pela USP, Especialização em Gestão e Desenvolvimento pela Fundação Don Cabral - FDC e Pós-doutorado/professor visitante na McGill University no Canadá. Atualmente é bolsista de produtividade do CNPq - DT-1D, professor no ICT-Unifesp em São José dos Campos, coordenador geral da Unidade Embrapii Centro de Inovação em Materiais da Unifesp, coordenador de projetos de pesquisa em parceria com empresas, coordenador de projetos financiados pela FAPESP, CNPq e consultor ad-hoc (FAPESP, CNPq). Foi coordenador do Laboratório de P,D&I da Hexion Química, coordenador e gerente técnico do laboratório de P,D&I da BASF para a América do Sul. É membro dos conselhos de administração e técnico-cientifico da Agência de Inovação Tecnológica e Social (AGITS) da Unifesp.
MAURO
Professor de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais.
MAURO AQUILES LA SCALEA
Químico, mestre e doutor em Ciências pelo IQ-USP com área de concentração em Química Analítica e formação em eletroanalítica e comportamento eletroquímico de moléculas biotaivas. Pós-doutorado na área de Química Medicinal na FCF-USP. Desde 2006 é docente da área de Química Analítica no campus Diadema-Unifesp e pesquisador na área de eletroquímica compondo o grupo responsável pelo Labee-BIA (Laboratório de Eletroquímica, Eletroanalítica e Bioinorgânica Ambiental).
MAURO FANTINI NOGUEIRA MARTINS
Cientista-palhaço-professor, é biomédico (que ninguém sabe direito o que quer dizer), é professor universitário e atua como palhaço, principalmente no ambiente hospitalar. Fundou e coordena o grupo Narizes de Plantão e pesquisa comunicação autêntica, escuta e empatia com o curso Potências de Conexão. Se quiser deixá-lo feliz, alimente-o com açaí.
MAVILDE G PEDREIRA
Enfermeira. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp. Pesquisadora CNPq e Membro do Comitê de Assessoramento da Área.
MEIRY FERNANDA PINTO OKUNO
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2004), especialização em Enfermagem Gerontológica e Geriátrica pela Universidade Federal de São Paulo (2006) mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2010), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2013) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (2018). Atualmente Professora Adjunto da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.
MELINA
Graduada em Fisioterapia pela PUC Minas Gerais (2007). Mestre (2010) e Doutora (2015) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Fisiologia, Universidade de São Paulo, no laboratório de Biofísica de Membranas. Pós Doutorado pelo Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, no laboratório de Controle Cardiovascular e Respiratório. Pesquisadora visitante na School of Physiology, Pharmacology and Neuroscience - University of Bristol-Uk, e Faculty of Medical and Health Sciences - University of Auckland,New Zeland. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Biofísica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Fisiologia com ênfase em biofísica celular e neurofisiologia atuando principalmente na análise eletrofisiológica da excitabilidade de redes neuronais e mecanismos envolvidos com mecano e osmotransdução.
MIGUEL ANGELO GOES
Professor Adjunto da Disciplina de Nefrologia da EPM/ UNIFESP
MIGUEL EDGARDO VICENTE TROTTA
LICENCIADO EN CIENCIA POLÍTICA , ABOGADO Y LICENCIADO.EN TRABAJO SOCIAL POR LA UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES. /MAGISTER. Y DOCTOR EN SERVICIO SOCIAL Y POLÍTICA SOCIAL (PUCSP - BRASIL)/PROFESOR INVESTIGADOR DE GRADO EN LA CARRERA DE CIENCIA POLITICA Y GOBIERNO (UNLA) y de CARRERA DE TRABAJO SOCIAL Y DE LA MAESTRÍA EN POLITICAS PÚBLICAS de la UNIVERSIDAD NACIONAL DE LANÚS ARGENTINA/ PROFESOR INVESTIGADOR DEL NÚCLEO DE ESTUDOS DE FAMÍLIA E POLÍTICA SOCIAL (UNIFESP -BRASIL)/ COORDINADOR DE LA RED DE ESTUDIOS LATINOAMERICANOS DEL CENTRO MANUEL UGARTE UNIVERSIDAD NACIONAL DE LANÚS (ARGENTINA)
MILENA DE BARROS VIANA
Possui graduação em Psicologia (1991) e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2006), Doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Fez estágios de doutoramento, do tipo sanduíche, na Universitat Tubingen, Alemanha, e no Instituto Clemente Estable, em Montevideu, Uruguai. Realizou estágio de pesquisa na no Instituto de Biologia Molecular (IMM), da Universidade de Lisboa, com Bolsa Fapesp, no ano de 2019. Atualmente é coordenadora do curso de Psicologia e professora associada, livre docente, da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Tem experiência na área de Neurociências, com ênfase em Neuropsicofarmacologia e Psicologia Fisiológica, atuando principalmente nos seguintes temas: ansiedade, estresse, modelos animais e comportamento. Presta assessoria para várias revistas nacionais e internacionais. É pesquisadora líder, co-responsável, pelo grupo de pesquisa "Neurobiologia do estresse, ansiedade e droga adição", da Universidade Federal de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Brasileira de Neurociências (SBNeC) e da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).
MILRIAN MENDES
Possui graduação/bacharelado em Física pela UFG (2006), mestrado (2009) e doutorado (2013) também em física pela UFPE. Tem experiência na área de física com ênfase em ótica quântica experimental. Concluiu seu pós-doutorado na mesma instituição onde trabalhou com técnicas de caracterização de pares de fótons gêmeos em cristais não lineares e guias de onda utilizando laser de femtossegundos. Desde 2015, é sócia-proprietária da empresa SETUP Instruments4Labs que atua na comercialização de equipamentos de alta tecnologia para pesquisa científica e sistemas educacionais para todo o Brasil. Também fornecer soluções customizadas e consultorias para áreas de inovação tecnológica.
MIRIAM CHRISTI MIDORI OISHI NEMOTO
Profa. Associada do Departamento de Administração da UNIFESP
MIRIAM GALVONAS JASIULIONIS
Formada em Ciências Biológicas - modalidade médica pela Escola Paulista de Medicina, com Mestrado em Bioquímica (EPM/UNIFESP), Doutorado em Microbiologia e Imunologia (Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer e EPM/UNIFESP) e Pós-Doutorado em Biologia Celular (EPM/UNIFESP). É Professora Associada Livre-Docente do Departamento de Farmacologia da EPM/UNIFESP. Seguiu sua carreira científica na área de Biologia Celular e Molecular do Câncer, em especial o melanoma, e com ênfase em epigenética. Tem buscado constantemente a aplicação clínica dos achados obtidos em modelos experimentais. É pesquisadora associada de projeto PIPE FAPESP-SEBRAE fase 2, que desenvolve solução de auxílio ao diagnóstico de casos oncológicos.
MIRIAN CHIEKO SHINZATO
Profa Mirian Chieko Shinzato é docente do Departamento de Ciências Ambientais da UNIFESP da Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema. Possui formação em Geologia e possui mestrado e doutorado na área de Mineralogia Experimental. Desenvolve pesquisas na área de mineralogia aplicada para remediação de águas e solos, além de uso de minerais para melhorar o tratamento de resíduos orgânicos por meio de compostagem. Orienta no Programa de Pós-graduação em Análise Ambiental Integrada na Unifesp.
MONICA LEVY ANDERSEN
Professora Associada e Livre-Docente do Departamento de Psicobiologia
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)EPM
Diretora do Instituto do Sono
MONICA TAMINATO
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2002), Especialização em Saúde Pública / UNIFESP em 2004, Mestrado em Ciências, bolsista CAPES (2008) e Doutorado em Ciências, bolsista CAPES (2013). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Vice coordenadora da Câmara de Pós-graduação e Pesquisa da Escola Paulista de Enfermagem. Orientadora do Programa de Pós - Graduação em Enfermagem da UNIFESP. Líder do Grupo de Estudos: Epidemiologia, Revisão Sistemática e Políticas em Saúde, certificado pelo CNPq desde 2011. Editor Associado da Revista Acta Paulista de Enfermagem. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Epidemiologia e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à Saúde, Infecções transmissíveis, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Modelos em Saúde e Revisões Sistemáticas
MYRIAM APARECIDA MANDETTA
Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: família, criança, enfermagem, vulnerabilidade da família da criança doente e hospitalizada e Cuidado Centrado na Família. Líder do Núcleo de Estudos da Criança e Adolescente-NECAd e membro do Grupo de Estudos em Enfermagem da Família da Escola de Enfermagem da USP-GEENF. Membro da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras. Coordenadora do PROENF/SCA - Saúde da Criança e do Adolescente.
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
Professor Titular da Cátedra Ruth Cardoso no Insper. Professor associado da FEA-USP. Diretor do CPAPI (Centro Brasileiro de pesquisa aplicada à primeira infância). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Colunista do Valor Econômico.
NAILA ALBERTINA DE OLIVEIRA
Enfermeira pela PUC-Campinas, 2009 e especialista em Sistemas de Gestão da Qualidade (ONA) pela UNICAMP, 2011. Mestre em Ciências pela USP, 2015 com ênfase em plantas medicinais, bioativos com ação termogênica e de interesse ao SUS. Doutora em Ciências pela mesma Universidade (2018) na área de extração de compostos ativos de óleos e ensaios toxicológicos in vivo para avaliar atividade anti-inflamatória de bioativos de óleos e extratos medicinais para uso em curativos com o intuito de aprimorar esta área de conhecimento da enfermagem e avaliação e caracterização de princípios ativos de plantas medicinais da lista de plantas de interesse do SUS (RENISUS) com atividade terapêutica no tratamento de lesões cutâneas e prevenção de lesão por pressão. Desenvolve linhas de pesquisa em Cuidado Clínico de Enfermagem em saúde coletiva com ênfase em curativos, cujos objetivos dos estudos referem-se aos cuidados de enfermagem em lesões por pressão, prevenção de feridas cutâneas, utilizando plantas medicinais brasileiras. Foi Professora Substituta Adjunta A-I da unidade curricular de enfermagem em emergência do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem/Unifesp e professora na PUC-Campinas. Foi professora Titular na UNIP e é Instrutora de Simulação Clínica Realística.
NATÁLIA FLORES
Jornalista de ciência e pesquisadora de divulgação científica. Tem doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e passagem como pesquisadora colaboradora pelas universidades Paris Sorbonne IV, universidades federais de Santa Maria (UFSM) e Pelotas (UFPEL) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é gerente de conteúdo da Agência Bori.
NATALIA LEITE ALVES
Graduanda do sétimo semestre de Farmácia pela UNIFESP. Atualmente, Presidente da Pharminder, Empresa Júnior do Curso de Farmácia da UNIFESP, e anteriormente pertencente ao Administrativo e Financeiro da empresa. Possui 2 anos de envolvimento no Movimento Empresa Júnior (MEJ), onde também atua como discente representante do núcleo junto ao Comitê Intersetorial de Avaliação e Acompanhamento de Empresas Juniores (CEJ), sob coordenação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura.
NATÁLIA TOMICH PAIVA MIRANDA
Doutora e Mestre pela UFMG em bioquímica e Imunologia, especialista pelo programa 21st century educators pela Tampere University of applied sciencies na Finlândia, Especialista pelo programa A moderna Educação: metodologias, tendência e foco no aluno pela PUCRS. Atua como Coordenadora de Inovação em ensino e aprendizagem no UNIFACIG e professora dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem.
NATHALIA GUEDES THEODORO
Possui graduação em Engenharia Civil com ênfase em Transportes pelo Centro Universitário FEI (2015) e é graduanda em Ciências - Licenciatura com habilitação em Matemática pela Universidade Federal de São Paulo (2018). Foi bolsista no subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Capes e do Programa Residência Pedagógica (PRP) - núcleo Diadema, ambos vinculados ao Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas - Unifesp Diadema.
NAYARA AZINHEIRA NOBREGA CRUZ
Graduada em Farmácia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com período sanduíche na universidade australiana - Royal Melbourne Institute of Technology University. Doutora pelo PPG em Medicina Translacional da UNIFESP (2022), estudando o Sistema Renina - Angiotensina e do Sistema Calicreína - Cinina na obesidade infantil sob orientação da Dra Dulce Casarini, realizou Estágio de Pesquisa no Exterior em hospital vinculado a Université de Montréal, estudando o Sistema Calícreína-Cinina na placentação e o Sistema Renina-Angiotensina na fisiopatologia do COVID - 19 durante a gravidez. Atualmente é candidata a bolsa de pós-doutorado na área de saúde materno-infantil.
NAYARA DE PAULA FALEIROS
Doutora em Psicologia Social, atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da Pró-reitoria de Gestão com Pessoas da Unifesp, tendo atividades e interesses relacionados, principalmente, ao desenvolvimento da carreira dos servidores técnico-administrativos em educação e dos docentes da universidade.
NELIO BIZZO
Nelio Bizzo é biólogo e educador, Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema, onde trabalha na graduação e pós-graduação (PECMA), Professor Titular Sênior (MS6) e Livre-Docente da Universidade de São Paulo, onde trabalha na pós-graduação e professor colaborador na Universidade Federal do ABC. Nelio é Pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas (1A, CNPq, 2021-2026), foi eleito Fellow da Royal Society of Biology (Londres), foi professor visitante na Itália (Universidade de Verona), pós-doutorado na Universidade de Leeds, e membro da Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (www.ipbes.net), órgão ligado à ONU. É coordenador científico de projeto temático do Programa BIOTA/FAPESP-Educação.
NELSON SASS
Reitor eleito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para período 2021-2025. Livre-Docente (2009) pela Unifesp. Professor associado do Departamento de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Responsável pelo Setor de Hipertensão Arterial e Nefropatias na Gravidez. Atua na assistência, graduação médica, extensão e pós graduação. Orientador do Programa de Pós-graduação em Obstetrícia com linhas de pesquisa relacionadas às síndromes hipertensivas, nefropatias e transplante renal. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação Obstetrícia da Unifesp de 2010-2017. Diretor de Pesquisa da FAP (Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo) de 2014-2017. Foi coordenador didático, assistencial, científico e supervisor da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha (Secretaria da Saúde do Município de São Paulo) de 1996-2019. Professor adjunto e coordenador do Internato de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Mogi das Cruzes desde 2007. É editor dos livros Hipertensão Arterial e Nefropatias na Gravidez (Guanabara-Koogan 2006) e OBSTETRÍCIA (Grupo GEN, 2013). É o representante do Brasil no International Council da International Society for the Study of Hypertension in Pregnancy (ISSHP).
NICHOLAS TADEU VANNUCHI DA COSTA ALMEIDA
Graduado em ciências biológicas pela UNESP, mestrado na mesma instituição e doutorado recém realizado no programa interdisciplinar em ciências da saúde da UNIFESP baixada Santista. Realiza pesquisa voltada a extração de compostos bioativos aplicados a técnicas de inovação como nanoencapsulamento e impressão 3D.
NILANA MEZA TENÓRIO DE BARROS
Nilana Meza Tenório de Barros, possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado (08/2003) e doutorado (11/2007) pelo Programa Biologia Molecular da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), doutorado Sanduíche pela University of British Columbia e o pós-doutoramento no Departamento de Biofísica da UNIFESP (12/2009). Desde 01/2010 é Professora adjunto da UNIFESP - Campus Diadema, já foi Professora visitante da McGill University, e de 01/2014 a 2018 Adjunct Professor da McGill University. É pesquisadora científica atuando em estudos do envolvimento de enzimas proteolíticas em processos fisiológicos e fisiopatológicos.
NILDO ALVES BATISTA
Professor Titular - Universidade Federal de São Paulo, Coordenador do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde/CEDESS-EPE- Campus São Paulo, Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde e Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Líder do Grupo de Pesquisa Educação Interprofissional em Saúde/GPEIS-ISS- Campus Baixada Santista, Pesquisador PQ1D.
NILMAR MORETTI
Professor Adjunto do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia - EPM/Unifesp. Lidera o Laboratório de Biologia Molecular de Patógenos (LBMP), cujo foco de estudos é entender o papel de modificações de RNAs e de proteínas na biologia dos patógenos: Leishmania, T. cruzi, T. brucei e A. fumigatus.
NILTON LINCOPAN
Professor Livre-Docente do Departamento de Microbiologia, no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Fundador e coordenador da plataforma OneBR de genômica integrada para vigilância e manejo da resistência antimicrobiana na interface humana-animal-ambiente, no Brasil. Participa como membro da Câmara Técnica de Resistência Microbiana (CATREM, ANVISA), do Comitê Brasileiro de Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos (BrCast, Subcomitê de Medicina Veterinária), e do Joint Programming Initiative on Antimicrobial Resistance (JPIAMR).
NIRTON CS VIEIRA
Doutor em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor da Universidade Federal de São Paulo e Coordenador do Laboratório de Dispositivos e Materiais Funcionais. Pesquisa relacionada ao desenvolvimento e aplicação de novos materiais e técnicas de instrumentação em sensores e biossensores.
NORA MANOUKIAN FORONES
Prof Titular do Departamento de Medicina da Unifesp. Coordenador do Setor de Oncologia Gastrointestinal.
NORBERTO SANCHES GONÇALVES
Norberto Sanches Gonçalves concluiu o doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo em 1998. Atuou na Universidade Federal de Santa Catarina de dezembro de 1992 a fevereiro de 2007, tendo sido redistribuído em março de 2009 para a UNIFESP, onde atualmente é Professor Associado IV no Depto de Química. Publicou 52 artigos em periódicos especializados. Orientou 3 dissertações de mestrado, 1 tese de doutorado. Atua na área de Química, com ênfase em Espectroscopia Molecular e Química de Coordenação. É membro do comitê científico de assessoramento do NIPE (Núcleo de Instrumentação no Ensino e Pesquisa).
ODAIR AGUIAR JUNIOR
Biólogo formado na Unicamp, professor do Campus Baixada Santista da UNIFESP, onde foi vice-Diretor e agora é o Diretor Acadêmico
ODETE DE OLIVEIRA MONTEIRO
Especialista em saúde pública, mestre em nutrição , Doutora em Enfermagem e Educafora em Diabetes .
ODIR ANTONIO DELLAGOSTIN
Odir Dellagostin tem doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey - Inglaterra e pós-doutorado pela mesma Universidade. É professor titular da UFPel e pesquisador nível 1A do CNPq. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do MCTI, membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq Foi Coordenador da área de Biotecnologia da CAPES. Atualmente é Diretor Presidente da FAPERGS e Presidente do CONFAP - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. É também membro do Conselho Deliberativo do CNPq, do Conselho Consultivo da Finep, do Conselho de Administração do CGEE e da RNP, e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.
PATRÍCIA ALESSANDRA BERSANETTI
Professora Associada do Departamento de Bioquímica (Disciplina de Bioquímica) da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP. Possui graduação em Bacharelado em Química Tecnológica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2005) e pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais também pela UNIFESP. Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Biotecnologia aplicada a saúde humana.
PATRICIA BOVER DRAGANOV
Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein (2000) e em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1994). Especialista em Gerenciamento de serviços de Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - 2003). Mestre e Doutora (bolsista CAPES) em ciências pela Escola de Enfermagem - UNIFESP (2011/2018). Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerenciamento e Gestão de Serviços de Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Administração em Saúde e Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP).
PATRÍCIA MARTINS GOULART
Doutora em Psicologia Social (UAB-Espanha). Docente do Eixo Trabalho em Saúde - Campus Baixada Santista-Unifesp.
PATRICIA ROSANA LINARDI
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994 e 1995, respectivamente), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998),doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e pós doutorado na Universidade Federal de São Carlos (2013). Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores de matemática, Modelo dos Campos Semânticos, jogos, números inteiros, ensino-aprendizagem e educação. Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e orientadora no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA) da Unifesp de Diadema.
PATRICIA XANDER BATISTA
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Paulo campus Diadema. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia aplicada. A linha de pesquisa principal é focada em desvendar o papel de células B-1 em doenças infecciosas e parasitárias. Também estuda a influência das vesículas extracelulares (EVs) na interação parasita-hospedeiro e no sistema imunológico, explorando o potencial de EVs na modulação da resposta imune.
PAULA ANDREA MARTINS
Possui graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2003) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo e coordenadora do Grupo de Pesquisas em Sistemas Alimentares Sustentáveis. Desenvolve as seguintes linhas de pesquisa: 1. Avaliação do Ambiente Alimentar e Desenvolvimento de intervenções para promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas; 2. Sistemas alimentares sustentáveis. e 3. Desenvolvimento de Ações de Promoção e Apoio ao Vegetarianismo.
PAULA CAROLEI
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2007) com Estágio de pós-doutoramento na Universidade Aberta de Lisboa (2022). Professora Adjunta na área de Design Educacional da Unifesp e responsável pala linha de investigação jogos games e Gamificação do grupo de pesquisa CODE - Unifesp
PAULA MIDORI CASTELO
Graduada em Odontologia, Mestre e Doutora em Fisiologia Oral e Pós-Doutorado em Fisiologia (UNICAMP/FAPESP). Professora Associada do Departamento de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, campus Diadema). Atua no ensino da Morfofisiologia Humana do Curso de Graduação em Farmácia e Bioquímica. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas e Programa de Pós Graduação em Patologia (UNIFESP). Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP e Editora Associada do periódico Archives of Oral Biology (Elsevier). Áreas de interesse: fisiologia oral clínica; marcadores salivares nos processos saúde-doença; qualidade de vida relacionada à saúde; estatística aplicada; ética em pesquisa.
PAULO ARTAXO
Professor titular do Instituto de Física da USP, membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
PAULO ROBERTO ABRÃO FERREIRA
Prof. Adjunto da Disciplina de Infectologia, Escola Paulista de Medicina, Unifesp
PAULO SOUSA
Professor Associado com Agregação na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa, Coordenador do Mestrado em Saúde Pública, Coordenador do Curso Internacional em Qualidade em Saúde e Segurança do Doente. Diretor do WHO Collaborative Center for Education, Research and Evaluation of Safety and Quality in Healthcare.
Tem como áreas de interesse académico: Políticas e Sistemas de Saúde, Avaliação e Melhoria da Qualidade em Saúde e da Segurança do Doente, Avaliação de Resultados em Saúde Ajustados ao Risco (outcomes research) e Doenças Cardiovasculares.
PEDRO FIORI ARANTES
Arquiteto e urbanista, professor no Departamento de História da Arte da EFLCH/Campus Guarulhos, nas áreas de arte e arquitetura contemporâneas, cidades, cultura e política. Foi pró-reitor de Planejamento da Unifesp, quando coordenou o PDI e o PPI da Unifesp, Planos Diretores dos campi, projetos e obras, incluindo a implantação do campus Zona Leste. Concebeu e secretariou o Conselho Estratégico Universidade Sociedade-CEUS. Atualmente é um dos coordenadores do Centro de Estudos SoU_Ciência.
PEDRO MARQUES NETO
Pedro Marques (UNIFESP) – áreas de interesse/pesquisa: estudo, crítica, composição, ensino e apreciação de poesia em língua portuguesa principalmente realizada no Brasil. A poesia lírica e narrativa, do medievo à contemporaneidade, como trânsito de experiências orais, performáticas, cancionais, musicais e literárias. Alguns livros: Antologia da Poesia Parnasiana Brasileira (crítica e organização, 2007), Manuel Bandeira e a Música (ensaio, 2008), Clusters (poesia, 2010), Olegário Mariano – Série Essencial da ABL (crítica e organização, 2012), Cena Absurdo (poesia, 2016), Encurralada (poesia, 2020) e Saques & Sacanagens (ensaio poético, 2021).
PEDRO SANTANA JORGE
Olá. Meu nome é Pedro, tenho 20 anos, sou estudante do terceiro ano de Nutrição pela UNIFESP (Campus Baixada Santista) e sou extensionista voluntário do Panela Aberta desde 2020.
PILAR CAROLINA VILLAR
Professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Advogada, mestre e doutora em ciência ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) e pós doutora pelo Instituto de Geociências (USP). Diretora da International Water Resources Association.
PRISCILA EMERICH SOUZA
Oceanóloga pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e doutora em Geociências pela Universidade de Copenhague (Dinamarca). Principal área de pesquisa relacionada à aplicação e desenvolvimente de técnicas de Luminescência Opticamente Estimulada (OSL) para determinação de idade de soterramento de sedimentos e de proveniência sedimentar, e como ferramenta (indicador) em estudos paleoclimáticos. Pós-doutoranda no projeto "ACT ASAP", coordenado pelo prof. Dr. Vinícius R. Mendes e financiando pelo Instituto Serrapilheira.
PRISCILLA MARQUES CAMPOS
Mestranda em História Social de África na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bacharela e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Editora-chefe da Revista Discente Hydra do Programa de Pós-Graduação em História - UNIFESP. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista (GEPEAR/UFRJ) e o Núcleo de Estudos em História da África Contemporânea (NEHAC/UNIFESP). Integra a Comissão Editorial do Departamento de História UNIFESP. Produtora da revista e do encontro orí - Encontro dos Estudantes de História da África e Relações Étnico-raciais (2019) e da I Jornada Afroasiática de História (UNIFESP). Com interesse nas áreas de: Revoluções Africanas no século XX, História da África Contemporânea, Educação antirracista, Lei 10.639/03, cultura e língua Yorùbá, resistência ao colonialismo na Nigéria, feminismo e protagonismo feminino na historiografia.
RACHEL MENEGUELLO
Pró-Reitora de Pós-Graduação da UNICAMP, Professora Titular em Ciência Política, Coordenadora do Estudo Eleitoral Brasileiro, membro da Comissão da Transparência Eleitoral do TSE, membro do Comitê Acadêmico da ANPOCS _Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. É pesquisadora do CNPq e pesquisa e publica estudos sobre democracia e representação política, partidos, eleições e comportamento político.
RAFAEL ANDRÉ DA SILVA
Doutorando em Ciências (Biociências) pela Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP), desenvolvendo seu doutorado na Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Mestre em Ciências (Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento) pelo Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São Paulo (ICB-USP). Graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA). Tem experiência na área de Biologia celular, Molecular e Tecidual, atuando principalmente na área de Neurociências utilizando a retina como modelo, investigando novos alvos terapêuticos para Retinopatia Diabética. É membro afiliado da Brazilian Research Association in Vision and Ophthalmology (BRAVO).
RAFAEL DIAS MINUSSI
É professor do Departamento de Letras da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).Possui bacharelado e licenciatura em Letras Português e Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). É mestre em Linguística pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (2008) e doutor em Letras também pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (2012). . É membro do LabLinC da EFLCH da UNIFESP e do The Word Lab (Universidade de Lisboa).Seu projeto atual tem como objetivo investigar a formação dos blends em comparação com os compostos, tendo como metodologia a realização de testes experimentais para investigar o processamento dessas palavras. Os principais temas de interesse são: Processamento de Palavras, blends, Ensino de Gramática pela Metodologia da Aprendizagem Ativa, Morfologia Distribuída, Teoria Gerativa, Sintaxe das línguas naturais, Estrutura argumental, Nominalizações, Nomes Compostos.
RAFAEL MAURICIO MATRICARDE FALLEIRO
Engenheiro Químico graduado em 2007 pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com mestrado (2009) e doutorado (2012) em Engenharia Química na área de Desenvolvimento de Processos Químicos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-doutorado (2013) em Engenharia de Alimentos também pela UNICAMP. Atualmente desenvolve trabalhos em simulação de processos de separação e termodinâmica do equilíbrio de fases. Atualmente é Professor Adjunto C3 pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), desenvolvendo pesquisas relacionadas ao estudo do equilíbrio líquido-vapor envolvendo compostos presentes nos biocombustíveis e simulação em ASPEN de processos de separação para a obtenção de glicóis e produtos orgânicos sintéticos.
RAFAELA RODRIGUES DA SILVA
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (PPGICS) da Universidade Federal de São Paulo, do Instituto Saúde e Sociedade, Campus Baixada Santista. Mestra em Ciências pelo Programa de Análise Ambiental Integrada (PPGAAI) da Universidade Federal de São Paulo, Campi Diadema e Baixada Santista (Inter-unidades). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo, do Instituto Saúde e Sociedade, Campus da Baixada Santista. Integrante do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Socioambiental (NEPSSA) da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Pesquisa sobre a inserção da Saúde Socioambiental na formação.
RAFAELLA GUIMARÃES MORAES CAMARGO
Nutricionista, mestre em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Unifesp Baixada Santista e doutoranda em Ciências da Saúde no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde pela mesma instituição.
RAIANE PATRÍCIA SEVERINO ASSUMPÇÃO
Vice-reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), doutora em Sociologia (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Tem graduação em Ciências Sociais (1996) e mestrado (2000) em Sociologia pela mesma universidade. Foi pró-reitora de Extensão e Cultura na Proec/Unifesp (2017-2020). Professora no curso de pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais - Campus Baixada Santista; pesquisadora do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) - Unifesp; líder do grupo de pesquisa e extensão em Violência do Estado, Direitos Humanos e Educação Popular, com atuação com movimentos sociais e população tradicional. Tem experiência na gestão de Políticas Públicas (Saúde, Assistência Social e Educação), no desenvolvimento de processos formativos via Educação Popular e na realização de pesquisas nas seguintes áreas: Instituições Políticas Brasileiras (especialmente sobre partidos políticos e eleições); Políticas Públicas, Educação Popular; Violência de Estado e Direitos Humanos. Tem se dedicado a produzir conhecimento acadêmico a partir do diálogo como os saberes populares e pela construção de narrativas com os movimentos sociais na perspectiva de uma vida digna.
REGIANE ALBERTINI DE CARVALHO
graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (2001) e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (2006). Atualmenteé professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP- campus São José dos Campos .Vice-diretora acadêmica do do ICT_ UNIFESP quadriênio 2017-2020. DIRETORA ACADÊMICA no quadriênio 20212024- campus São José dos Campos.Revisora de 5 importantes periódicos e das agencias de Fomento Fapesp, CNPQ e Capes.
REGINA CÂNDIDA ELLERO GUALTIERI
Professora e pesquisadora da área de História da Educação do Departamento de Educação da EFLCH da Unifesp. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Histórico-Sociais sobre Escola e Docência – GEPHED. Suas pesquisas estão voltadas para a história da escola com foco no insucesso escolar – reprovação, repetência e abandono.
REGINA CÉLIA COELHO
Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos e Doutorado em Física Computacional pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) - Universidade de São Paulo (USP). É Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e está na UNIFESP São José dos Campos desde 2008. É revisora de periódicos internacionais, como European Radiology, Virtual Reality, Computers in Biology and Medicine entre outros. Atua em dois programas de Pós-Graduação da UNIFESP, orientando 3 alunos de mestrado e um de doutorado. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Sinais Biomédicos, Processamento de Imagens, Computação Gráfica, Visão Computacional, Realidade Virtual.
REGINA CLÁUDIA BARBOSA DA SILVA
Sou a Regina Barbosa profa associada do curso de Psicologia do campus Baixada Santista. Fiz graduação na Universidade Federal do Pará e pós graduação em Psicobiologia na USP campus de Ribeirão Preto. Autodescrição. Sou mulher branca, cabelos pretos, na altura dos ombros. Tenho olhos castanhos e uso óculos de grau. Visto uma camisa azul e tenho enquadramento de busto. Estou sentada na cadeira do escritorio e ao fundo uma parede azul com quadros.
REGINA SZYLIT
Professora Titular e Diretora da Escola de Enfermagem da USP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C.Graduada em Enfermagem pela EEUSP, com mestrado e doutorado em pela Universidade de São Paulo (1999). Em 2021 recebeu o título de Fellow da American Academy of Nursing - FAAN.Desenvolve atividades na área de inovação tecnológica, atuando principalmente na tecnologia da informação nas áreas de enfermagem da família, morte e luto, cuidados paliativos.
REGINALDO ALBERTO MELONI
Bacharel em Química e licenciado em Química e Pedagogia. Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo e doutor em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou estágio de pós-doutoramento no Museu de Astronomia e Ciências Afins e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, coordena o Grupo de Pesquisa em História da Educação em Ciências e investiga os seguintes temas: História da Educação em Ciências, História do Currículo e da Cultura Material Escolar.
RENAN PAULO MARTIN
Possuo graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo (2006), graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia - Ipiranga (2013), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2009) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2014) e Pós-doutorando na Universidade Federal de São Paulo e Johns Hopkins School of Medicine. Atualmente atuo como pesquisador (Research associate) no McKusick-Nathans Department of Genetic Medicine, Johns Hopkins University School of Medicine. Tenho experiência na área de bioquímica, biofísica e genomica.
RENAN QUINALHA
Professor e Coordenador do Curso de Direito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde também é Coordenador Adjunto do Núcleo Trans. Publicou os livros “Contra a moral e os bons costumes” (Companhia das Letras, 2021) e Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias (Autêntica, 2022). É especialista da CNN Brasil para diversidade e direitos humanos
RENATA DE FARIA BARBOSA
Pós doutorado em análise multielementar em amostras biológicas, alimentícias e ambientais, utilizando Fluorescência de Raios X por Reflexão Total - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008); Pós doutorado em Dosimetria das radiações gama e elétron, utilizando diodos de Si - CTR/IPEN/CNEN/SP (2009) ; Pós doutorado em Termoluminescência e Ressonância Paramagnética Eletrônica em Mineral Natural de Silicato - Aplicação em Datação e Dosimetria da Radiação - Instituto de Física, departamento de Física Nuclear da Universidade de São Paulo (2013). Doutora em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Licenciatura plena em Física - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Desde junho de 2013 até outubro de 2021, professora Adjunta no Instituto do Mar-UNIFESP-Campus Baixada Santista. Desde novembro de 2021 professora Adjunta no Departamento Multidisciplinar da Escola de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/Unifesp), campus Osasco. Linhas de pesquisa: Educação – ensino na área de exatas utilizando metodologias ativas e educação à distância e Espectroscopia de Raios X: Fluorescência de Raios X por Reflexão Total aplicada em amostras biológicas, plantas, solo/sedimento com ênfase em estudos ambientais/toxicologia.
RENATA MARCÍLIO CÂNDIDO
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2003), Mestrado em Educação (2007) de Doutorado em Educação (2012) pela mesma universidade. Atualmente coordena o Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp e integra o Grupo de Pesquisa 'História da Educação: Intelectuais, Instituições, Impressos" (Unifesp)
RENATA PHILIPPOV
Renata Philippov é Professora Associada na área de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa do Departamento de Letras na Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP) e credenciada no Programa de Pós-graduação em Letras na mesma instituição.
RENATO BARBOZA
Professor Adjunto da UNIFESP-Diadema, é Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela USP, Mestre e Doutor em Imunologia (USP). Desenvolve pesquisas as áreas de Imunologia Básica e no Ensino de Biologia e sua História. Faz parte do Grupo de Pesquisa em História da Educação em Ciências (UNIFESP) e da Rede Ibero-americana de História da Educação em Ciências (REDIHEC).
RENATO JANINE RIBEIRO
Presidente da SBPC. Ex-Ministro da Educação. Ex-Diretor de Avaliação da CAPES. Professor de Ética e Filosofia Política na USP. Professor Visitante na UNIFESP de 2018 e 2020, tendo criado seu Instituto de Estudos Avançados e Convergentes, na Columbia University em 2003-4, na Ca Foscari (Veneza) em 2022. Prêmio Jabuti de Ensaios em 2001.
RENATO MARCONE JOSÉ DE SOUZA
Docente da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Atua na área de Educação Matemática em temas como educação matemática crítica, educação matemática inclusiva e avaliação inclusiva.
RENATO NOGUERA DOS SANTOS JUNIOR
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Mestre em Filosofia e Epistemologia da Psicanálise pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Professor Associado do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), do Programa De Pós-Graduação Em Filosofia (PPGfil) da UFRRJ; Pesquisador do Laboratório De Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro); Coordenador do Grupo De Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin); é ensaísta e, dentre suas obras, vale destacar "Ensino de Filosofia e a Lei 10639" e "Por que amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor".
RENZO TADDEI
Renzo Taddei é professor de antropologia e estudos sociais das ciências e tecnologias na Universidade Federal de São Paulo. Foi professor visitante nas universidades Yale e Duke, nos Estados Unidos, e na Universidad de la República, no Uruguai. Suas pesquisas versam sobre as distintas formas de conhecimento e de relação entre os seres humanos e a atmosfera.
RICARDO DA COSTA PADOVANI
Psicólogo. Professor Associado. Departamento de Saúde, Educação e Sociedade.
RICARDO LUÍS FERNANDES GUERRA
Graduado em Educação Física e Motricidade Humana (Bacharelado e Licenciatura) pela UFSCar, mestrado e doutorado em Ciências Fisiológicas pela UFSCar, Doutorado Sandwich em Bioquímica da Nutrição pela University of California-Berkeley. Atualmente é professor Associado do curso de Educação Física da UNIFESP-Campus Baixada Santista coordenando o Laboratório de Ciências do Esporte. É orientador no programa de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação e no programa de pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) e colaborador do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Educação Física.
RICARDO LUIZ PEREIRA
Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP e graduado em Administração de Empresas pela Faculdade das Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco (1998). Atua na área de Empreendedorismo em temas como: Estratégia Comportamental, Negócios Sociais, Tecnologias Digitais. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de São Pa